Técnico e destaque do Botafogo falam sobre a volta à elite do vôlei nacional
Fogão se garantiu na primeira divisão e agora joga por título da Superliga B

Na última sexta-feira, o Botafogo venceu o Lavras por 3 sets a 0, encerrando a série melhor de três da fase semifinal da Superliga B masculina de vôlei. O resultado classificou o time carioca para a decisão do campeonato. Mas o fato mais comemorado pela torcida, atletas e comissão técnica foi o acesso à elite nacional da modalidade, que veio junto com a vaga na final.
O histórico do voleibol no Botafogo vem de longa data. A equipe conquistou o título brasileiro em quatro edições na década de 1970 (71/72/75/76), mas na era da Superliga, o Alvinegro ainda não teve nenhuma participação. Foram quatro participações na Superliga B desde 2016, e em todas elas o clube carioca chegou entre os quatro primeiros, mas sem conseguir lograr o objetivo principal: o acesso.
Presente na comissão técnica em três das quatro temporadas do Botafogo na segunda divisão, o técnico Walner Santos foi um dos responsáveis pelo acesso à Superliga 19/20. O treinador está há quase uma década no voleibol botafoguense e levou esta experiência para o time profissional.
- Nas quatro temporadas do Botafogo na Superliga B eu estive presente em duas como auxiliar técnico, acompanhando tudo de perto, trabalhamos demais, mas não conseguimos atingir o que a gente queria. Estou no clube há pelo menos nove anos, então passei por todo o processo no infanto, juvenil, sempre com muitas conquistas. O treinador que vem da base, subir ao adulto e conseguir chegar nesse nível, é muito gratificante - contou Walner.
A campanha do Botafogo até aqui na Superliga B masculina 2019 é de 11 vitórias em 12 jogos. O único resultado negativo foi na primeira partida da semifinal contra Lavras. E o fator casa foi fundamental para a classificação, nos sete jogos que disputou no Oscar Zelaya, o alvinegro venceu todas e perdeu apenas dois sets.
Um dos nomes mais importantes na temporada botafoguense foi oposto Lorena, de 40 anos. Com muita experiência em grandes competições, o jogador foi um dos responsáveis em levar o time à final, seja na virada de bola, seja na liderança em quadra.
- O acesso era merecido. O Botafogo tem uma história muito bonita no voleibol. Muitos jogadores vão passar por aqui, e nós deixamos um legado. Eu trabalhei muito para cumprir a minha promessa, eu queria muito. Quando eu cheguei aqui o pessoal ficou meio assustado porque eu falei para a diretoria que eu iria subir este time. Eu sempre fui um guerreiro, nunca desisti, nunca tive medo e a molecada comprou esse espírito, e conseguimos o objetivo - disse Lorena.
Walner Santos faz coro com Lorena ao destacar a participação de jovens vindos da base botafoguense. Para o treinador, o modelo adotado pelo Minas Tênis Clube serviu de exemplo para a união entre experiência e juventude no elenco.
- Conseguimos fazer uma mescla muito interessante com alguns atletas experientes e outros mais novos da base. Eu sempre faço um paralelo com o trabalho feito pelo Minas Tênis Clube, e comento com os garotos daqui, se os meninos de lá conseguem chegar em um bom nível na Superliga, serve de estímulo para os nossos alcançarem este objetivo também. Eu sempre sabia que eles teriam capacidade para tal, e mostraram isso nesta temporada - comentou o treinador.
Agora, com o primeiro objetivo alcançado, o Botafogo ainda tem a decisão do campeonato pela frente. O jogo que definirá o grande campeão da Superliga B masculina 2019 será no próximo domingo, no Oscar Zelaya, no Rio de Janeiro (RJ), às 19h, com transmissão ao vivo dos canais SporTV.

Vôlei
No topo do vôlei de praia, Brasil tem briga interna por Los Angeles 2028
Há 12 horas
Vôlei
Técnico do ouro olímpico defende pausa de Duda no vôlei: 'Entregou muito'
Há 13 horas
Vôlei
Seleção Brasileira tem primeiro corte para o Sul-Americano de vôlei
Há 14 horas
Vôlei
Evandro evita pensar em última Olimpíada: 'Não vou pro tudo ou nada'
Há 19 horas
Vôlei
Carol e Rebecca são prata no Elite 16 de Copacabana
Há 1 dia
Vôlei
Veja como foi a derrota de Carol/Rebecca em Copacabana
Há 1 diaMais LANCE!

Vice de novo? Seleção americana amarga a quarta prata na VNL

Com Cachopa e Darlan, veja os destaques individuais da VNL

Com Gabi e Nyeme de volta, Seleção fará cortes para o Sul-Americano

Polônia supera Estados Unidos no tie-break e é campeã da VNL

Veja todos os lances da final da VNL entre Polônia e EUA

Rally espetacular marca EUA x Japão na VNL; veja vídeo

Polônia x EUA na final da VNL masculina: horário e onde assistir

Atlanta 30: Mireya relembra provocações às brasileiras: 'Não é exemplo'

VNL masculina 2026: algozes do Brasil estão na final

Carol/Rebecca e o sonho da medalha olímpica: 'O principal'

Atlanta 30 anos: a briga com Cuba e o bronze do vôlei. 'Xingavam a gente de p*tana'

Novata no vôlei de praia mira LA28 ao lado de campeã mundial: 'Novo mundo'

Campeã olímpica no vôlei de praia, Duda Lisboa faz pausa nas competições



