Vitória brasileira sobre a Polônia

Vitória brasileira sobre a Polônia (FIVB Divulgação)

Web Vôlei
11/06/2021
18:04
Rio de Janeiro

Muito concentrado, com uma virada de bola eficiente e bem na defesa, o Brasil derrotou a Polônia por 3 sets a 0 - parciais de 25-17, 28-26, 25-19 - na tarde desta sexta-feira, em Rimini, na Itália, pela nona rodada da fase classificatória da Liga das Nações masculina de vôlei. Foi o encontro entre o líder e o vice-líder da VNL e, com o resultado, a Seleção Brasileira assumiu a primeira colocação, agora 24 pontos. Os poloneses caíram o segundo lugar, com 21 e a França é a terceira colocada, também com 21 pontos .

O Brasil folga nos próximos três dias e volta a jogar na próxima terça-feira, contra a Eslovênia, às 14h30 (horário de Brasília), com transmissão pelo SporTV. Neste sábado, é a vez de a Seleção Feminina enfrentar a Polônia, às 16h, na abertura da quarta semana. As comandadas pelo técnico José Roberto Guimarães ocupam a terceira colocação, com duas derrotas em nove jogos, atrás dos Estados Unidos e da Turquia.

O jogo de hoje marcou o encontro dos atuais campeões olímpicos (Brasil), contra os atuais bicampeões mundiais - dois títulos conquistados em cima da Seleção Brasileira, em 2014 e 2018 - e configura o confronto de maior rivalidade no momento no vôlei masculino. Wallace foi o maior pontuador do jogo, com 18 pontos. Lucarelli fez 16. Pela Polônia, quem mais pontuou foi Semeniuk, com 16 pontos. Outro destaque do Brasil foi Leal, com 11.

O Brasil foi muito superior no ataque. Foram 52 pontos, contra 37 dos poloneses. Os dois times fizeram dois pontos de saque cada um. A Seleção Brasileira cometeu 16 erros, contra 19 dos rivais. Os europeus ganharam o duelo no bloqueio: 7 x 5.

O técnico Carlos Schwanke escalou o Brasil com Bruninho, Wallace, Maurício Souza, Isac, Leal, Lucarelli e Thales (líbero). A Polônia começou o jogo sem dois dos seus principais jogadores: Leon e Kurek . Leon entrou no final do segundo set, quando o jogo estava empatado em 24 a 24, mas não foi decisivo. Pelo contrário. Ficou em um bloqueio e cometeu a invasão que deu a vitória na parcial para os brasileiros. Entraram ainda para o Brasil. Maurício Borges, para passar no lugar de Leal, Vaccari, para sacar no lugar de Isac -, e Alan.