Sinner faz história, derrota Alcaraz e conquista Wimbledon
Italiano se vinga da derrota na final de Roland Garros

- Matéria
- Mais Notícias
Na segunda final de Grand Slam contra seu maior rival, o italiano Jannik Sinner, de 23 anos, se impôs e virou para cima do espanhol Carlos Alcaraz, de 22, na final de Wimbledon. Ao vencer por 4/6, 6/4, 6/4 e 6/4, após 3h04m, o italiano, número 1 do mundo, neste domingo (13), conquistou o torneio pela primeira vez. É o quarto Slam do atual bicampeão do Aberto da Austrália e detentor do título do US Open.
Relacionadas
➡️ Imagens de Sinner e Alcaraz na final de Wimbledon
➡️ Anisimova chora após perder a final de Wimbledon
➡️ Em Wimbledon, Swiatek chega à 100ª vitória em Slams
Sinner se tornou o primeiro tenista na história a disputar, justamente numa final, a 100ª partida de Slam. Desde 2000, apenas o espanhol Rafael Nadal tem mais vitórias do que o italiano no 100 primeiros jogos desse nível:
- É muito emocionante, poque tive uma derrota dura em Paris. Mas, no final das contas, não importa como você vence ou como você perde importantes torneios, você tem apenas que entender o que fez de errado e trabalhar nisso. E foi exatamente o que fizemos. Tentamos aceitar a derrota e manter o trabalho. Com certeza, é um dos motivos pelos quais estou segurando esse troféu. Sou muito grato por estar saudável e ter ótimas pessoas ao meu redor e segurar esse troféu significa muito - disse o número 1 do mundo.
O campeão, que, até esta semana, em Londres, tinha como melhor resultado a semifinal de 2023, parabenizou o espanhol, que buscava o tricampeaonato e estava invicto em cinco finais de Slams:
- Parabéns, Carlos, por mais um incrível torneio, mas, principalmente, pelo jogador que você é. É muito difícil jogar contra você, mas temos uma ótima relação, dentro e fora das quadras, e estamos tentando manter isso. Continue assim, você vai segurar esse troféu muitas vezes. E você já tem dois - disse, rindo, Sinner.
Relato da decisão
Alcaraz começou a final confirmando o serviço, e Sinner fez o mesmo em seguida. No quinto game, o italiano aproveitou o primeiro break da final para quebrar o adversário. Em seguida, sacou para abrir 4/2. O bicampeão sacou em seguida e diminiu a vantagem do rival para 4/3. E Alcaraz devolveu a quebra no oitavo game: 4/4. Na sequência, o espanhol sacou para virar a parcial para 5/4. O líder do ranking salvou o primeiro set point quando sacou em 4/5, mas, dois pontos depois, Alcaraz teve outro set point e fechou a parcial.
Sinner teve três breaks na abertura do segundo set e aproveitou o terceiro para voltar a levar a melhor no saque do oponente. O líder do ranking salvou um break no game seguinte e abriu 2/0. Depois, o italiano abriu 3/1 e 4/2. Alcaraz sacou em 2/4 e salvou um break. Dois games depois, Sinner fechou o set em 6/4.

Alcaraz iniciou o terceiro set salvando dois breaks. Sem quebras, o espanhol fez 4/3. Sinner manteve a agressividade nos golpes e conquistou a quebra no nono game. Em seguida, sem ter o serviço ameaçado, o número 1 do mundo fechou o set por 6/4.
O bicampeão começou o quarto set confirmando o serviço, e o italiano fez o mesmo em seguida. No terceiro game, com um winner de devolução, de backhand na parelela, Sinner voltou a quebrar o adversário. Em seguida, o número 1 do mundo sacou e abriu 3/1. Alcaraz, na sequência, diminuiu a vantagem do oponente para 3/2. Sinner sacou e abriu 4/2. O líder do ranking sacou em 15/40, 4/3 e salvou os dois breaks para fazer 5/3. Sacando em 5/4, Sinner chegou a desperdiçar o primeiro match-point, mas, no ponto seguinte, fez história.
Com o troféu deste domingo, o líder do ranking se vinga da derrota na primeira final de Slam contra Alcaraz. No dia 8 de junho, o espanhol salvou nada menos que três match-points na vitória sobre Sinner na final de Roland Garros, uma das mais dramáticas da história.
➡️ Imagens das semifinais masculinas de Wimbledon
➡️ Galeria de imagens de Stefani na final de duplas de Wimbledon
Sinner tinha sido o último a derrotar Alcaraz em Wimbledon
A final deste domingo foi o 13º confronto entre Sinner e Alcaraz. O primeiro deles, em torneio ATP, foi no Masters 1000 de Paris de 2021, vencido pelo espanhol. No ano seguinte, veio o único duelo até hoje entre eles em Wimbledon, vencido por Sinner, nas oitavas de final. Aquela foi a última derrota do vice-líder do ranking no torneio. De lá pra cá, o bicampeão soma 20 triunfos.
Ainda em 2022, Sinner derrotou o adversário na final de Umag, na Croácia, no saibro. Até hoje, é a única decisão vencida pelo italiano contra o espanhol Mas, meses depois, veio o primeiro triunfo de Alcaraz sobre o oponente em Slams, nas quartas de final do US Open.
Em Slams, os dois melhores do mundo voltaram a se enfrentar outras duas vezes, ambas com o espanhol como vencedor: na semifinal de 2024 e na decisão de 2025 de Roland Garros.
➡️ Imagens do vice de Luisa Stefani nas duplas mistas de Wimbledon
➡️ Tenistas se solidarizam com drama de Dimitrov após desistência de Wimbledon
➡️ Imagens das semifinais femininas de Wimbledon
Na Era Aberta (desde 1969), apenas três jogadores cederam menos games do que Sinner (56) até a final de Wimbledon. Abaixo, a lista:
➡️ João Fonseca cresceu mais de 500% nas redes sociais
➡️ Filha de Djokovic rouba a cena em Wimbledon

Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias