Entrevistão: Do infarto em 2021 a novo projeto, Carlos Bernardes celebra a vida
Ex-árbitro vai trabalhar como consultor de Challenger em fevereiro
Carregando conteúdo exclusivo...
O tênis está no sangue de Carlos Bernardes desde a adolescência. Do atleta amador que chegava a pular o muro do clube com amigos para jogar, a uma das carreiras mais brilhantes como árbitro de cadeira, o paulista de São Caetano, de 61 anos, de sorriso fácil, gosta de contar histórias. Nessa entrevista exclusiva ao Lance!, o brasileiro fala de sua trajetória e do novo projeto, em um Challenger na Itália, onde mora há mais de 15 anos. E também de seu renascimento no dia 20 de janeiro de 2021, quando sofreu um infarto durante quarentena na Austrália.
➡️ Tudo sobre os esportes Olímpicos agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Olímpico
➡️Siga o Lance! no Google para saber tudo sobre o melhor do esporte brasileiro e mundial
➡️Demoliner tenta tranquilizar fãs de João Fonseca sobre coluna retificada; vídeo
➡️Loio no Lance! da euforia à preocupação com João Fonseca
Diante de todas as restrições que o combate à Covid exigia há cinco anos, Bernardes estava passeando de bicicleta e conversando por telefone com a filha, Anna Luiza, que estava no Brasil, quando sentiu uma dor no peito e começou a suar bastante.
- Parecia que eu estava há três dias pedalando. Era o quarto dos 14 dias de quarentena. Voltei para o hotel, a dor não passou após o banho. Liguei para a recepção, expliquei que não era nada a ver com Covid, mas que estava sofrendo um ataque cardíaco. A atendente começou a gritar, o médico logo chegou ao meu quarto, e a ambulância veio em minutos. No caminho até o hospital, que era quase em frente, o médico confirmou a minha suspeita e disse: sorte que você me chamou, porque, caso contrário, nem adiantaria a ambulância - recorda.
Mesmo ao contar esse momento que marcou a sua vida, Bernardes não perde o humor e tem uma lembrança de descontração quando estava a caminho do hospital naquele marcante 20 de janeiro:
- Estava no Whatsapp com o Ricardo Reis (também árbitro), que me falou: está saindo alguém de ambulância. Respondi: sou eu.
Inicialmente, ao chegar hospital, Bernardes receberia um cateter para limpar as artérias. Mas, ao conversar com uma enfermeira sobre a dificuldade em relaxar e até de ficar sentado, seu coração parou de bater.
- Não sei quanto tempo durou, pensei que tivesse dormido ou desmaiado. Quando recobrei a consciência, a chefe do setor de cardiologia estava ao meu lado e perguntei o que aconteceu. Ela respondeu, com a maior naturalidade: seu coração parou, mas fizemos você voltar. Aí colocaram dois stents - conta o brasileiro, que depois ficou mais 10 dias hospitalizado para se recuperar.
+ Aposte na vitória do seu tenista favorito!
*É preciso ter mais de 18 anos para participar de qualquer atividade de jogo de apostas. Jogue de forma responsável.
Desde então, a vida passou a ter novos significados para Bernardes:
- É uma sensação que você não esquece mais, te mostra um monte de coisas e me fez mudar muito. Sobre o tempo para fazer as coisas, o porquê, de não ter que dar satisfação para tudo, não precisa ser o que as pessoas querem que você seja. Você não tem o controle. O dia 20 de janeiro passou a ser meu segundo aniversário.

Depois dessa experiência tão marcante, que o ex-árbitro só tinha visto em filmes, ele passou a conhecer histórias de pais e mães de jogadores e até parentes de médicos que faleceram de infarto.
- É um dia após o outro, temos que aproveitar - ensina.
Dos 40 anos da carreira como árbitro de tênis, encerrada em novembro de 2024 (na decisão do ATP Finals, vídeo abaixo), com muitas e justas homenagens, Bernardes guarda outras muitas histórias vividas nos mais de 100 países.
As cidades preferidas de Bernardes
- Deu pra fazer bastante milhagem (risos). É muito interessante conhecer as culturas, as pessoas, me enriqueceu bastante.
Entre tantas as cidades que visitou, o brasileiro cita as preferidas:
- Gosto muito de Melbourne, Nova York já visitei mais de 30 vezes, meu aniversário cai no US Open e passei lá mais da metade (risos). Também sou apaixonado por Tóquio, e Xangai me impressiona bastante. Gosto demais também de Gstaad, uma cidade pequena na Suíça, com torneio fantástico, lugar maravilhoso. São muitas cidades e lugares que tenho boas memórias.
E do que Bernardes menos tem saudade da vida como árbitro?
- Odeio aeroporto (risos). Você não faz ideia do quanto sou feliz por não ir mais a aeroporto, aquele estresse, desespero, não sinto falta de andar em aeroporto. Entre tantas histórias, a gente sempre pegava aquele voo da Malaysia Airlines (Carlos Bernardes faz referência a um avião que desapareceu em 2014 e seus destroços jamais foram encontrados).
Nova função em Challenger na Itália
No mês que vem, mais precisamente de 2 a 8 de fevereiro, o paulista tem um novo desafio: atuar como consultor do Challenger de Cesenático, a cerca de duas horas de carro de Bérgamo, na Itália, onde mora.
- Já tinha ido lá para falar sobre minha vida no circuito, até que me convidaram, meio que na brincadeira, para ser diretor do torneio. Vou ser como uma imagem para o torneio, estou ajudando de todas as formas possíveis, entrando em contato com a ATP. É algo interessante e novo para mim, nunca imaginava o tanto de tarefas que tinha que fazer. Vai ser jogado numa quadra rápida coberta, porque vai ser um frio terrível, provavelmente a zero grau. Espero que seja um torneio agradável
Na conversa com o Lance!, Bernardes também falou sobre as novas tecnologias no tênis, João Fonseca e histórias como árbitro. A íntegra está no vídeo abaixo:

Tudo sobre

Tênis
João Fonseca fatura quarta maior premiação do ano no UTS Rio
Há 7 horas
Tênis
Jornalista faz alerta: 'João Fonseca está muito longe de ganhar um Grand Slam'
Há 13 horas
Tênis
Loio no Lance! vê Guto Miguel com chance de estrear na Davis
Há 16 horas
Tênis
Rivais de João Fonseca na Copa Davis caem no ranking
Há 1 dia
Tênis
WTA inicia testes de gênero para disputa de torneios profissionais
Há 1 dia
Tênis
João Fonseca cai no ranking da ATP, mas segue no top 30
Há 1 diaMais LANCE!

Alcaraz e Nadal comemoram o bicampeonato da Espanha na Copa

Número 1 da Argentina, após derrota no Rio, chega para final da Copa

Djokovic se arrepende de conselhos a Sinner: 'Cometi um erro'

João Fonseca fala sobre ser inspiração para crianças após torneio

Veja os lances de Guto Miguel x Nakashima na final do UTS Rio

Djokovic joga com Vozinha e divide palco com finalistas da Copa do Mundo

Fã de Alcaraz, Léo Ortiz, do Flamengo, elogia João Fonseca

Após derrota, João Fonseca revela torcida para Guto Miguel: 'Muito melhor que eu'

Da VNL à Copa do Mundo, DJ Stari brilha em torneio com João Fonseca

Veja os lances dos jogos de João Fonseca e Guto Miguel no UTS Rio

Guto Miguel vence estreia no UTS Rio e projeta duelo com João Fonseca

Veja os lances da vitória de Guto Miguel na estreia no UTS Rio

No UTS Rio, João Fonseca busca a segunda maior premiação do ano


