Alcaraz supera cãibras, vira set decisivo e alcança final inédita no Australian Open
Espanhol perdia por 5 a 3 o set decisivo

- Matéria
- Mais Notícias
Foi na raça e com requintes dramáticos que o espanhol Carlos Alcaraz alcançou, nesta sexta-feira, aos 22 anos, a primeira final do Australian Open. Na semifinal mais longa da história do torneio e na partida mais demorada desta edição, o líder do ranking sofreu com cãibras e vômito no final do terceiro set, perdia por 5 a 3 a parcial decisiva, ainda assim derrotou o alemão Alexander Zverev (3º do mundo), por 6/4, 7/6 (5), 6/7 (3), 6/7 (4) e 7/5. A batalha durou nada menos que 5h27m.
Relacionadas
➡️ Tudo sobre os esportes Olímpicos agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Olímpico
➡️Siga o Lance! no Google para saber tudo sobre o melhor do esporte brasileiro e mundial
➡️Alcaraz surpreende Zverev momentos antes da semifinal; veja vídeo
➡️Rybakina vai reeditar final de 2023 do Australian Open contra Sabalenka
+ Aposte na vitória do seu tenista preferido no Australian Open!
*É preciso ter mais de 18 anos para participar de qualquer atividade de jogo de apostas. Jogue de forma responsável
- Você tem que acreditar até o fim, foi partida mais longa da minha carreira. Tive que jogar com meu coração. Estou extremamente orgulhoso com a maneira como lutei - celebrou o número 1 do mundo, o mais jovem a alcançar quatro finais consecutivas de Grand Slam na Era Aberta (desde 1968).
Domingo, às 5h30 (de Brasília), em sua oitava final de Grand Slam, o líder do ranking busca o título que lhe falta desse nível contra o italiano Jannik Sinner (atual bicampeão) ou o sérvio Novak Djokovic (recordista de troféus, com 10).

Zverev, por sua vez, atual vice-campeão, adia, novamente, a busca pelo primeiro título de Slam, aos 28 anos. Além da final de Melbourne em 2025, o alemão foi vice do US Open de 2020 e de Roland Garros em 2024.

Como foi a dramática semifinal
Zverev vinha confirmando o serviço com relativa facilidade até que, no sétimo game (3/3), salvou o primeiro break do jogo. Porém, para frustração do alemão, uma dupla-falta, dois games depois, cedeu a quebra ao líder do ranking. Em seguida, Alcaraz sacou para fechar a primeira parcial, que durou 40 minutos.
O atual vice-campeão só foi ameaçar o saque do adversário no sexto game do segundo set. E aproveitou a terceira chance para conquistar a quebra (vídeo abaixo).
Em seguida, sacou para abrir 5/2. Dois games depois, sacando em 5/3, Zverev sofreu a quebra de volta. Dois games depois, servindo em 5/5, o alemão saiu do buraco, salvando dois breaks.
No tiebreak, o equilíbrio permaneceu até o 5/5, quando Zverev falhou em um voleio, teoricamente, fácil. Na sequência, o espanhol acertou uma direita cruzada, que o adversário mandou para fora, finalizando o set.
A terceira parcial foi equilibrada até o nono game, quando Alcaraz sinalizou que sofria com cãibras na coxa direita e passou a ter dificuldades para se movimentar. Ainda assim, confirmou o saque e fez 5/4. No intervalo, pediu atendimento médico. Dali até o final da parcial, havia a expectativa, dos jogadores e da torcida, se o espanhol desistira da partida.
Mas Alcaraz, ainda com limitações para se movimentar, buscando finalizar logo os pontos, sacou e marcou 6/5. No tiebreak, no entanto, Zverev dominou e fechou em 7/3. Foi o primeiro set perdido pelo espanhol no torneio, em seis partidas.
Aos poucos, o líder do ranking foi recuperando a normalidade nos movimentos no quarto set, para alívio da maior parte da torcida, que celebrava seus pontos. No sexto game, salvou dois breaks. O primeiro deles com um ace a mais de 200 km/h.
Quando confirmou o serviço e empatou em 5/5, Alcaraz colocou a mão no ouvido, pedindo apoio dos torcedores e foi prontamente atendido.
Sem quebras, o jogo foi, novamente, ao tiebreak. O primeiro minibreak foi a favor do alemão, que fez 2/1, mas Alcaraz deu o troco nos dois pontos seguintes, virando para 3/2. O número 3 do mundo empatou em 3/3 e em 4/4. Com um backhand na rede do espanhol, Zverev chegou ao set point: 6/4. No ponto seguinte, com uma direita cruzada, o atual vice-campeão fechou mais um dramático set.
Com uma dupla-falta, o líder do ranking foi quebrado na abertura da parcial decisiva. Em seguida, o rival abriu 2/0. Quando sacou em 2/1, Zverev salvou dois breaks. Dois games depois, no 3/2, o número 3 do mundo salvou mais um. O dramático oitavo game durou mais de sete minutos, e Alcaraz desperdiçou outros dois breaks, quando o adversário serviu em 4/3.
Zverev sacou para o jogo em 5/4, mas o número 1 do mundo voltou a ameaçar o saque e, dessa vez, aproveitou o primeiro break, com uma bola para fora. O alemão sacava em 15/40.
No game seguinte, Alcaraz levantou novamente a torcida ao virar para 6/5 o set decisivo.
Zverev, em seguida, sacou sob enorme pressão e levou a virada. O ponto final foi um voleio na rede do alemão.
No final, um abraço entre os dois gigantes encerrou uma partida épica na Rod Laver Arena.

- Matéria
- Mais Notícias


















