menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Paraguai x Brasil: federação local proíbe torcida de usar camisa da Seleção fora do setor visitante

Jogo das Eliminatórias acontece nesta terça (10), no Estádio Defensores del Chaco

Avatar
Lance!
Rio de Janeiro
Dia 10/09/2024
13:22
Atualizado em 10/09/2024
14:01
Brasil x Paraguai: Seleção Brasileira disputa Eliminatórias
imagem cameraBrasil e Paraguai se enfrentam no Estádio Defensores del Chaco (Foto: Divulgação)

  • Matéria
  • Mais Notícias

*Por Luiza Oliveira, especial para o Lance! de Assunção

A Associação Paraguaia de Futebol (APF) vai adotar medidas extras de segurança para a partida entre Paraguai e Brasil, nesta terça-feira, às 21h30 (horário de Brasília), no Estádio Defensores del Chaco, em Assunção, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. A entidade proibiu que torcedores utilizem camisas com as cores da seleção brasileira em setores que não sejam o destinado à torcida visitante. O intuito é inibir episódios de violência.

continua após a publicidade

➡️ Brasil enfrenta o Paraguai no Defensores Del Chaco; veja retrospecto no estádio

Na última semana, o jornalista paraguaio Bruno Pont publicou que não será permitida a entrada de torcedores vestindo qualquer camisa que faça alusão à seleção adversária do Paraguai na maior parte dos setores do estádio.

Com exceção da área para visitantes, torcedores brasileiros não poderão acessar as demais áreas vestindo a camisa da seleção brasileira, de clubes brasileiros ou mesmo de clubes internacionais em que constem o nome de algum jogador brasileiro no uniforme.

continua após a publicidade

Ao jornalista, o gerente de licenciamento da Federação Paraguaia, Fernando Villasboa, informou: “Por uma questão de lógica não podemos vestir a camisa do rival em setor que não lhe pertence. É também por segurança”.

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

Antes do jogo contra o Brasil, a Associação Paraguaia de Futebol (APF) também se engajou na luta contra o racismo. A pouco dias da partida, a Federação lançou a campanha “No Renacer Albirrojo não há lugar para racismo”. A ideia é aproveitar a visibilidade do duelo para promover uma mensagem de inclusão e respeito.

continua após a publicidade

A Federação convocou torcedores, jogadores, autoridades e organizações a se unirem à campanha. “O futebol é um esporte para todos, independentemente da cor da pele, origem ou posição social”, disse o presidente da Federação Paraguaia Robert Harrison.

Na segunda-feira, a Federação também divulgou uma campanha contra o racismo em suas redes sociais em parceria com a Fifa com os dizeres. “Racismo e discriminação NÃO fazem parte do jogo. Vamos jogar e incentivar com respeito, apoiando nosso time”, dizia.

A campanha traz um vídeo com astros do futebol mundial como Marta, Cristiano Ronaldo e goleiro Manuel Neuer alertando para o problema.

Vale lembrar que recentemente episódios de discriminação aconteceram em estádios paraguaios. O Cerro Porteño foi punido pela Comissão Disciplinar da Conmebol por atos racistas de seus torcedores na partida contra o Palmeiras, em maio do ano passado pela Libertadores no estádio Nueva Olla. Jogadores do Palmeiras relataram que torcedores paraguaios fizeram gestos racistas.

➡️ Dorival Júnior crava resultado da Seleção Brasileira na Copa de 2026: ‘Podem me cobrar’

Também em 2023, o Olimpia recebeu uma multa e teve parte da arquibancada fechada por ato de racismo no jogo contra o Fluminense, pela Copa Libertadores. Durante aquela partida, um torcedor do Olimpia fez gestos imitando um macaco em direção à torcida brasileira.

  • Matéria
  • Mais Notícias