menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Com ou sem Neymar, convocação da Seleção dará poucas pistas para a Copa

Carlo Ancelotti fará anúncio de convocados na próxima segunda-feira (25)

21bfbdb5-0a0f-44df-b58f-7fa73c17eff2_DOLZAN-5X7-baixa4-aspect-ratio-1024-1024
Marcio Dolzan
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 20/08/2025
07:30
Brasil - Seleção Brasileira - Neymar
imagem cameraNeymar pode voltar à Seleção na segunda-feira (Foto: Vitor Silva/CBF)

  • Matéria
  • Mais Notícias

Carlo Ancelotti irá anunciar sua segunda convocação da Seleção Brasileira na próxima segunda-feira (25). Alguns nomes da lista de pré-convocados já estão aparecendo, mas isso pouco diz sobre quem de fato irá estar no grupo para os jogos com Chile e Bolívia, os dois últimos compromissos do Brasil pelas Eliminatórias. Da mesma forma, a lista que será divulgada pelo treinador terá poucos indícios sobre quem estará na Copa do Mundo de 2026.

continua após a publicidade

➡️O que sabemos da pré-lista de Ancelotti na Seleção Brasileira

Neymar, por exemplo. Depois de muito tempo, o jogador do Santos conseguiu emendar uma sequência de partidas e demonstra estar em condições de jogar tranquilamente os 90 minutos. A falta de condições físicas, aliás, foi a justificativa de Ancelotti para não tê-lo chamado para os dois jogos anteriores.

Jogar 90 minutos, contudo, não dá a ninguém o direito automático de estar na Seleção Brasileira. É preciso mostrar que se consegue fazer algo diferente da média de jogadores. Neymar, obviamente, já demonstrou centenas de vezes que é muito acima da média. Mas neste momento da temporada ainda está longe de ser extraordinário.

continua após a publicidade

Convocação vai levar em conta jogo da Seleção na altitude

Além disso, há uma questão que não pode ser ignorada. Se por um lado a partida com o Chile no Maracanã servirá como uma grande festa de despedida — é improvável que a Seleção Brasileira volte a jogar no País antes da Copa do Mundo de 2026 —, por outro o confronto seguinte será na altitude de 4.150 metros de El Alto, na Bolívia. E os bolivianos jogarão ainda sonhando com uma vaga no Mundial, ou pelo menos na repescagem.

Encarar o ar rarefeito nessas condições vai demandar uma Seleção Brasileira na sua melhor condição física. E isso deverá fazer com que a própria lista de convocados tenha um número incomum de atletas que atuam por clubes do País, e não no futebol europeu.

continua após a publicidade

No meio da temporada, os atletas que jogam por equipes brasileiras estão em melhor ritmo e condição física do que os que atuam na Europa, que recém iniciou seus campeonatos nacionais.

É claro que Carlo Ancelotti não fará uma convocação de Seleção Brasileira apenas com atletas do País. A tendência, inclusive, é que se mantenha uma maioria de “estrangeiros”. Mas os nomes vazados até aqui da pré-lista, com Kaio Jorge, Samuel Lino, Brazão (e, claro, Neymar) dão algumas pistas.

E a principal delas é que ainda se está muito longe de saber quem irá para a Copa do Mundo de 2026.

Carlo Ancelotti fará última convocação da Seleção para as Eliminatórias Copa do Mundo 2026 (Foto: Fabio Giannelli/AGIF)
Carlo Ancelotti fará última convocação da Seleção para as Eliminatórias Copa do Mundo 2026 (Foto: Fabio Giannelli/AGIF)
  • Matéria
  • Mais Notícias