menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Brasil encerra temporada com 3º pior percentual de vitórias do século

Seleção também registra maior índice de empates em quatro décadas

Dorival-jr-aspect-ratio-512-320
imagem cameraSeleção de Dorival empatou muito e ganhou pouco (Foto: Rafael Ribeiro/CBF)
Avatar
Marcio Dolzan
Rio de Janeiro
Dia 21/11/2024
07:30

  • Matéria
  • Mais Notícias

Com apenas seis triunfos nas 14 partidas que disputou no ano, a Seleção Brasileira encerrou a temporada com seu terceiro pior percentual de vitórias desde o início do século. A campanha em 2024 só supera a do ano passado e a de 2001. Além disso, há mais de 40 anos o Brasil não empatava tantos jogos como agora.

continua após a publicidade

Chopp Brahma Express

CBE_Plataforma-Lance_1080x1080px_B

Chopp Brahma Express

Futebol em casa fica melhor com Chopp Brahma Express! Cupom LANCECHOPP para R$ 50 OFF. Bora pedir?

➡️Último jogo da temporada! Veja o retrospecto da Seleção Brasileira em 2024

O empate por 1 a 1 com o Uruguai, terça-feira, na Arena Fonte Nova, foi o sétimo no ano. A última vez que o Brasil tinha empatado metade de seus jogos numa mesma temporada foi em 1983. À época, a Seleção Brasileira também disputou 14 partidas.

Em compensação, este ano o torcedor comemorou poucas vezes. O Brasil saiu vitorioso em apenas seis oportunidades, o equivalente a 42,86% das partidas. O índice, ao menos, foi melhor que o do ano passado, quando foram apenas três vitórias em nove partidas sob o comando de Ramon Menezes e, depois, Fernando Diniz.

continua após a publicidade

Neste século, o pior desempenho da Seleção Brasileira num mesmo ano foi registrado em 2001. Na ocasião, o Brasil foi treinado por Emerson Leão e, depois, Luiz Felipe Scolari. Naquele ano, a equipe nacional jogou 20 vezes e venceu apenas oito.

Brasil x Uruguai - Puma Rodríguez
Raphinha foi o artilheiro do Brasil com Dorival no ano(Foto: Arisson Marinho/AFP)

Média de gols do Brasil foi de apenas 1,57 por jogo

O pouco número de vitórias é consequência de uma Seleção Brasileira que, ao longo de 2024, demonstrou dificuldades para marcar gols. A equipe de Dorival Júnior marcou um total de 22, média de 1,57 por jogo.

continua após a publicidade

— Eu concordo plenamente que nós precisamos ser mais incisivos, mais diretos e que as finalizações aconteçam — disse Dorival Júnior após o empate do Brasil com o Uruguai.

Apesar dos números, o técnico tem reiterado seu entendimento de que a Seleção Brasileira melhorou ao longo da temporada.

— Nós tivemos coisas boas ao longo de todo o ano. Nós vivemos um processo de evolução. Ainda não é ideal, eu tenho consciência disso — afirmou Dorival.

— Sei que precisaremos ainda mais. Porém, nós estamos melhorando, tenho certeza. O volume que nós tivemos hoje (quinta) mais uma vez comprova.

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias