Planejamento do São Paulo começa a falhar e receber questionamentos
Diretoria prometia reformulação geral após perder por 6 a 1 do Corinthians no ano passado, mas mexeu pouco no elenco e pregou otimismo. Agora, futuro é preocupante

Cerca de cem dias de trabalho depois, o planejamento do São Paulo para a temporada de 2016 não só ainda não deu resultados, como preocupa. Apesar da confiança da diretoria no trabalho do técnico Edgardo Bauza, o início do ano é marcado por problemas das mais variadas origens.
Quando foi eleito presidente em outubro do ano passado para substituir Carlos Miguel Aidar, que renunciara ao cargo, Carlos Augusto de Barros e Silva tinha o otimismo no rosto e previa harmonia nos meses seguintes. Não aconteceu.
O São Paulo voltou ontem da Venezuela tendo praticamente a obrigação de fazer 100% de aproveitamento no returno da fase de grupos para não ser eliminado da Libertadores. O empate por 1 a 1 contra o modesto Trujillanos voltou a externar a dificuldade que o Tricolor tem para apresentar um futebol consistente.
É de se pesar o pouco tempo de trabalho do argentino Bauza à frente do clube, mas os resultados estão bem abaixo do esperado, fruto de vexames em casa, como nas derrotas para o The Strongest (BOL) e São Bernardo. Para se ter uma ideia, os bolivianos não venciam um jogo como visitante na Libertadores desde 1982. O São Paulo de Leco conseguiu essa proeza, mesmo tendo mantido a base do time do ano passado.
Aliás, isso pode ser uma das razões do problema. Após a derrota de 6 a 1 para o Corinthians, no fim do Campeonato Brasileiro do ano passado, Leco acenou com a necessidade de uma reformulação. Ela não foi feita. Foram seis reforços contratados e um deles, Kieza, já saiu. Um fracasso quase sem precedentes na história do clube: ele jogou dois jogos.
- Temos que levar algumas coisas em consideração, o São Paulo teve um ano terrível em 2015. Nesse ano terrível, comecei com Muricy, apostei em Milton Cruz e (Juan Carlos) Osorio e depois em Milton Cruz e ainda teve Doriva. Bauza está fazendo um bom trabalho, acreditamos na classificação, mas sabemos que temos que ganhar três partidas. Valera (palco do jogo contra o Trujillanos) foi um drama que não esperávamos - tentou explicar o vice-presidente de futebol, Ataíde Gil Guerreiro.

Na análise da diretoria, ainda há jogadores insatisfeitos e por isso foram feitas cobranças nos últimos dias. Houve reação contra o River Plate (ARG), no empate por 1 a 1, em Buenos Aires, mas a equipe voltou a cair depois, com derrota para o Palmeiras e empate na Venezuela.
A gangorra de resultado e comportamento é um problema antigo do São Paulo e faz com que os atletas repitam o coro de que é preciso dar um algo mais. Parece batido.
Enquanto isso, o técnico Bauza espera ao menos chegar até o meio do ano para que receba três reforços que ele pretende indicar. Até lá, é preciso força para arrumar a casa, que anda pra lá de bagunçada.

São Paulo
Em caráter comemorativo, São Paulo lança terceiro uniforme; veja fotos
Há 18 horas
São Paulo
De carregador em canteiro de obras a reforço do São Paulo: a trajetória de Newton
Há 21 horas
São Paulo
São Paulo se aproxima de Iago Borduchi para a lateral-esquerda
Há 1 dia
São Paulo
Julio Casares renuncia ao cargo de conselheiro do São Paulo
Há 1 dia
São Paulo
São Paulo terá camisa exclusiva para o futebol feminino pela primeira vez
Há 1 dia
São Paulo
São Paulo conhece os novos membros do Conselho Deliberativo
Há 1 diaMais LANCE!

São Paulo vê Matheus Ferreira despertar interesse da Europa

Paulinho será emprestado pelo São Paulo para time da Série B

Newton revela conversas com Ferraresi e Artur antes de acertar com o São Paulo

MP arquiva inquérito contra presidente do Conselho Deliberativo do São Paulo

São Paulo começa dança das cadeiras política com eleição de cargos vitalícios

Lucas Moura atualiza seu quadro médico no São Paulo

Renovação de Calleri avança e São Paulo vê permanência próxima

Botafogo encaminha acordo com o São Paulo por permanência de Ferraresi

São Paulo mantém percentual? Veja como ficam os direitos de Moreira

Calleri e Ferraresi disputam torneio de pôquer após rodada do Brasileirão

Dorival celebra período sem jogos; confira a semana do São Paulo

'Made in Cotia' dá adeus ao São Paulo após acerto com o Oriente Médio

Com zaga em crise, São Paulo aposta em Osorio e vê a fórmula Beraldo se repetir



