Leco convoca sócios para assembleia de reforma do estatuto do São Paulo
Em carta publicada no site oficial do Tricolor, o presidente Carlos Augusto de Barros e Silva exaltou a importância da votação marcada para as 9h de sábado no Morumbi

O sábado, 3 de dezembro, será um dia importante para o futuro do São Paulo. Em assembleia geral para sócios, será votada a aprovação do novo estatuto social do clube, elaborado a partir de emendas e sugestões de associados e conselheiros enviadas desde agosto. E, para reiterar a importância do processo, o presidente Carlos Augusto de Barros e Silva publicou carta no site oficial do Tricolor para convocar os sócios para a assembleia.
Para chegar na votação final, que será feita das 9h às 14h no ginásio 4 do Morumbi, foram quatro etapas. A primeira, em agosto, também contou com assembleia geral, mas para legitimar ou cancelar alterações feitas no estatuto a partir de 2004 e que eram questionadas na Justiça. O "sim" venceu e abriu-se o processo de reforma com participação de associados, algo inédito no clube.
Uma comissão de sistematização foi composta por Leco e pelo presidente do conselho deliberativo, Marcelo Pupo, para receber sugestões de alteração ao texto e novas emendas. Qualquer sócio pôde enviar os documentos, que foram filtrados, reunidos e editados pela comissão e levados à votação. O texto final foi aprovado de forma unânime pelos conselheiros no dia 22 de novembro.
Confira a íntegra da carta publicada por Leco:
"No próximo dia 3 de dezembro, sua participação será mais uma vez fundamental para definir os rumos do São Paulo FC. É com grande satisfação que convido você a participar da Assembleia Geral que decidirá pela aprovação do novo Estatuto Social, o primeiro da história do nosso clube a ser elaborado a partir das propostas e sugestões encaminhadas pelos associados titulares. A Assembleia será realizada entre 9hs e 14hs, no Ginásio 4, localizado na sede social.
O texto final é resultado de um criterioso trabalho da Comissão de Sistematização de Reforma Estatutária – nomeada por mim e pelo Presidente do Conselho Deliberativo, Marcelo Pupo –, da qual participaram conselheiros e associados altamente qualificados, das mais diversas orientações, a fim de garantir um documento equilibrado e consistente, sintonizado com os desafios contemporâneos e com as melhores práticas de gestão, que colocará nosso clube novamente na vanguarda do futebol brasileiro. Estou seguro de que o São Paulo FC terá o estatuto mais moderno do país, o que honra nossa tradição e engrandece nossa história.
Enfrentamos, num primeiro momento, uma campanha ruidosa de setores da oposição contra a elaboração do novo estatuto. A campanha do NÃO, por ocasião da primeira consulta aos associados, contou com estrutura profissional, aporte de recursos vultosos e apelou em vão para baixarias com o único intuito de precipitar uma disputa política que só interessava a esses grupos. A comunidade são-paulina respondeu nas urnas votando SIM, a favor da reforma, o que renovou em mim a confiança de que agimos no rumo certo e deu o respaldo necessário à continuidade dos trabalhos, no âmbito das comissões.
A aprovação do texto por unanimidade na última reunião do Conselho Deliberativo (inclusive por quem votou contra a reforma na Assembleia) exprimiu de forma inequívoca que alcançamos uma importante convergência entre os representantes do clube eleitos pelos associados. O resultado é um sinal efetivo de maturidade e reforça em nós a convicção de que será ratificado na Assembleia.
Gostaria de reiterar a importância da sua participação no próximo dia 3, confiante de que, com a vitória do SIM, pela aprovação do estatuto, estaremos juntos escrevendo um capítulo decisivo na reconstrução do nosso clube.
Contamos com a presença de todos. Venha fazer história.
Um abraço cordial,
Carlos Augusto de Barros e Silva (Leco)"
Direito de resposta: Um dos grupos de oposição no conselho deliberativo do São Paulo, o Social Tricolor considerou "sem necessidade" a inclusão de reclamações de Leco contra a campanha pelo "Não" na assembleia de agosto. Segundo o grupo, a insatisfação era contra a votação única pela criação de um novo estatuto e para legitimar das mudanças consideradas ilegais a partir de 2004. O grupo propunha duas votações distintas, o que não ocorreu. Outros grupos, mais radicais, fizeram forte campanha negativa no caso, mas, obviamente, integraram a unânime aprovação do texto final semana passada.

São Paulo
São Paulo perde titular para clássico contra o Corinthians
Há 13 horas
São Paulo
Análise: São Paulo esboça reação, mas falhas defensivas custam caro em tropeço fora de casa
Há 14 horas
São Paulo
Dorival admite dificuldade para explicar erros do São Paulo, mas defende elenco
Há 20 horas
São Paulo
Lucas Moura admite falhas do São Paulo contra o Bahia e mira clássico com o Corinthians
Há 20 horas
Fora de Campo
Torcida do São Paulo manda recado a Dorival Júnior após derrota
Há 21 horas
Futebol Nacional
Veja gols em Bahia x São Paulo: Marcos Victor amplia
Há 23 horasMais LANCE!

Com direito a 'lei do ex', São Paulo perde para o Bahia e segue com desempenho ruim fora de casa

Com retorno de Calleri, São Paulo está escalado para enfrentar o Bahia

São Paulo mantém contrato milionário com casa de apostas, mas muda marca na camisa

São Paulo tem retrospecto favorável contra Rogério Ceni como treinador; veja números

São Paulo enfrenta Bahia com alerta ligado para o Majestoso

São Paulo tem nova baixa para enfrentar o Bahia; veja provável escalação

Bahia x São Paulo: onde assistir, horário e escalações

Sócio-torcedor: clubes brasileiros apostam em tecnologia e benefícios para atrair fãs

Quem pode decidir? São Paulo busca protagonistas na reta final do Brasileirão

Palmeiras, São Paulo e Flamengo; relembre as maiores viradas do Brasileirão

Futebol entra na reta decisiva: títulos, vagas continentais e rebaixamento

São Paulo não terá obrigação de comprar Cauly; veja o cenário para 2027

Mirassol e São Paulo empatam e estacionam no Brasileirão
