Exemplo ao lado: Araruna pode ver Militão para recuperar confiança
O atual titular da lateral direita do São Paulo também veio das categorias de base do clube e foi muito vaiado antes de ganhar de vez uma posição no time do técnico Dorival Júnior

Nessa quinta-feira, Araruna foi sacado por Dorival Júnior no intervalo do empate por 2 a 2 diante da Chapecoense, no Pacaembu. O jogador, visivelmente, sentiu a pressão de torcedores do São Paulo, que se indignaram com sua atuação e passaram a vaiá-lo intensamente sempre que ele tocava na bola. Mas um exemplo de superação para o meio-campista de origem está exatamente em quem ele substituiu: Éder Militão.
Aos 19 anos de idade, em sua primeira temporada como profissional, Militão alternou-se como zagueiro e volante na base do Tricolor. Logo agradou Dorival Júnior. Foi titular na zaga, substituindo o suspenso Rodrigo Caio, contra o Bahia, e no jogo seguinte, em 13 de agosto, era titular, barrando Jucilei contra o Cruzeiro, atuando como volante. Mas pouco agradou e, diante de um dos maiores públicos do Brasileiro, foi intensamente vaiado no Morumbi.
Como ocorreu com Araruna nessa quinta-feira, Militão foi sacado no intervalo da partida contra o Cruzeiro. Mas não perdeu a confiança de Dorival, e deu a volta por cima. O técnico gosta tanto de seu poder de marcação que lhe arrumou vaga como lateral-direito, e o garoto voltou a ser titular já em 9 de setembro, contra a Ponte Preta, iniciando uma sequência de nove jogos seguidos como titular até sofrer estiramento na coxa esquerda.
Araruna ganhou a chance nos dois últimos jogos exatamente por conta da lesão de Militão. Aos 21 anos de idade, ele é meio-campista, acumulou títulos na base e é considerado uma das principais promessas vindas de Cotia. Já tinha atuado como lateral-direito sob o comando de Rogério Ceni no profissional e retomou à posição com Dorival Júnior, sob tanta confiança que Buffarini, especialista na função, ficou no banco de reservas.
O camisa 28 também estreou como profissional apenas neste ano, durante a pré-temporada da equipe nos Estados Unidos, em janeiro. Pode até perder a posição neste domingo, contra o Vasco, em São Januário, mas, como já ocorreu com Militão, deve continuar apoiado por Dorival. O técnico até o elogiou e pediu calma à torcida com Araruna, que vem sofrendo com contusões.
- Ele acabou de voltar de lesão, sentiu demais no sábado (contra o Atlético-GO), e, contra a Chapecoense, também. Precisamos ter calma e paciência. O torcedor sabe que ele tem qualidade, é questão de tempo. Ele errou, mas apareceu, procurou estar próximo. Jogador mostra personalidade em momentos assim, complicados. Precisamos ter calma e tranquilidade com esses jogadores promissores - disse o treinador.

São Paulo
São Paulo faz proposta por Mikael, do CRB
Há 12 horas
São Paulo
Reforço e preparação: como o São Paulo chega para o retorno do Brasileirão
Há 12 horas
São Paulo
São Paulo adia pela segunda vez reunião com oposição e lideranças
Há 15 horas
São Paulo
Comissão de Ética do São Paulo rejeita expulsão de Dedé e propõe suspensão
Há 15 horas
São Paulo
São Paulo anuncia contratação do atacante Victor Sá
Há 20 horas
São Paulo
São Paulo segue preparação para retorno do Brasileirão; veja programação
Há 23 horasMais LANCE!

Calleri torce pelo Brasil caso Argentina não conquiste a Copa: 'Gostaria que fosse com Neymar'

Ex-São Paulo acerta com time da Turquia

São Paulo conta com evolução de lesionados antes da volta aos jogos

Primeiro japonês a jogar no Brasil, ex-São Paulo inspirou Supercampeões

Do Japão para o Brasil: relembre os japoneses que atuaram no país do futebol

MP rejeita recurso do São Paulo e mantém investigação sobre possível gestão temerária

CBF cria nova janela de transferências após antecipação do Brasileirão

São Paulo terá reuniões com lideranças para debater futuro após saída de Rui Costa

Empresário que fala em SAF do São Paulo entrega camisa a astro de Hollywood

São Paulo e Arboleda: como a história mudou e o zagueiro foi reintegrado

A menos de um mês da volta do Brasileirão, veja a situação de cada clube no mercado

São Paulo toma decisão e oficializa reintegração de Arboleda

São Paulo e Botafogo negociam troca entre Ferraresi e Newton






