Com retrospecto pouco melhor, Ceni iguala jogos de Osorio no São Paulo
Atual treinador fez 28 partidas na segunda-feira contra o Avaí e igualou número de vitórias do colombiano, uma de suas inspirações. Ceni perdeu menos e tem ligeira vantagem

Rogério Ceni alcançou na última segunda-feira contra o Avaí a quantidade de jogos como treinador de uma de suas inspirações na profissão. Ele chegou a 28 partidas dirigindo o São Paulo, marca atingida pelo colombiano Juan Carlos Osorio em 2015. Os números entre eles são parecidos, mas Ceni leva uma ligeira vantagem, pelo menos no aspecto absoluto, sobre seu tutor, que atualmente dirige a seleção do México.
É sabido que Osorio inspirou o trabalho de Ceni, desde os métodos de treino ao estilo de jogo buscado: ofensivo e vertical, com uma simpatia pelo esquema 3-4-3, embora pouco utilizado por ambos no São Paulo. E chama a atenção a semelhança dos resultados entre eles. Ambos conquistaram 12 vitórias. Ceni, no entanto, perdeu menos: cinco contra nove - 11 empates do ex-goleiro contra sete do colombiano.
O menor número de derrotas dá a ligeira vantagem a Ceni no aproveitamento absoluto (55,9% contra 51,1%), mas o ex-goleiro tem agravante que o fez ser pressionado da mesma forma ou até mais que o colombiano, mesmo sendo o maior ídolo da história do clube. Nos primeiros cinco meses de trabalho, tempo da passagem de Osorio, Ceni coleciona três eliminações de torneios - Osorio deixou o clube em meio às disputas do Brasileiro e da Copa do Brasil, portanto sem quedas.
Os maus resultados sucessivos, apesar de o técnico destacar as atuações do time, geraram críticas. E elas não foram muito bem recebidas por Ceni, que ironizou jornalistas em entrevistas e se apegou a números para defender seu trabalho, além da reconhecida dedicação no dia a dia. O início não tem sido fácil, como também não foi a vida do colombiano em solo brasileiro.
Juan Carlos Osorio foi contratado pelo São Paulo no dia 26 de maio de 2015 - portanto, na próxima sexta-feira fará dois anos. Chegou amparado por trabalho muito bom no Atletico Nacional (COL), atual campeão da Libertadores, e teve início promissor, ganhando pomposos elogios de Ceni, então goleiro do time. Foi uma aposta da diretoria do presidente Carlos Miguel Aidar, mas desavenças com o dirigente que renunciou naquele mesmo ano contribuíram fortemente para sua saída, em outubro, para assumir o México.
Depois da parceria no São Paulo, Ceni e Osorio se reencontraram no ano passado, quando o colombiano convidou o ex-goleiro para um estágio na seleção mexicana. O período acompanhando os treinos serviu de preparação para Ceni iniciar a carreira como técnico. A admiração entre eles é mútua. O início, parecido. Mas Ceni ainda tem muito trabalho pela frente. No próximo sábado, inclusive, o duelo é contra um adversário que foi carrasco dos dois: o Palmeiras. Será o início de uma nova era?

São Paulo
Em caráter comemorativo, São Paulo lança terceiro uniforme; veja fotos
Há 19 horas
São Paulo
De carregador em canteiro de obras a reforço do São Paulo: a trajetória de Newton
Há 21 horas
São Paulo
São Paulo se aproxima de Iago Borduchi para a lateral-esquerda
Há 1 dia
São Paulo
Julio Casares renuncia ao cargo de conselheiro do São Paulo
Há 1 dia
São Paulo
São Paulo terá camisa exclusiva para o futebol feminino pela primeira vez
Há 1 dia
São Paulo
São Paulo conhece os novos membros do Conselho Deliberativo
Há 1 diaMais LANCE!

São Paulo vê Matheus Ferreira despertar interesse da Europa

Paulinho será emprestado pelo São Paulo para time da Série B

Newton revela conversas com Ferraresi e Artur antes de acertar com o São Paulo

MP arquiva inquérito contra presidente do Conselho Deliberativo do São Paulo

São Paulo começa dança das cadeiras política com eleição de cargos vitalícios

Lucas Moura atualiza seu quadro médico no São Paulo

Renovação de Calleri avança e São Paulo vê permanência próxima

Botafogo encaminha acordo com o São Paulo por permanência de Ferraresi

São Paulo mantém percentual? Veja como ficam os direitos de Moreira

Calleri e Ferraresi disputam torneio de pôquer após rodada do Brasileirão

Dorival celebra período sem jogos; confira a semana do São Paulo

'Made in Cotia' dá adeus ao São Paulo após acerto com o Oriente Médio

Com zaga em crise, São Paulo aposta em Osorio e vê a fórmula Beraldo se repetir



