Alan Kardec diz que peso da camisa salvou o São Paulo em ano turbulento
Para o camisa 14 do Tricolor, a crise enfrentada pelo clube nos bastidores em 2015 poderia ter sido pior: 'Se fosse em outro lugar, a situação talvez fosse de rebaixamento'

Em 2015, o São Paulo conviveu com cobranças de dívidas, atrasos nos salários dos jogadores, trocas de técnicos e até com a renúncia de um presidente. Ainda assim, a equipe tem boas chances de terminar o Campeonato Brasileiro na quarta colocação e garantir vaga na Copa Libertadores da América de 2016. Para Alan Kardec, essa reação foi provocada pelo "peso da camisa" do clube.
- A única explicação é a camisa pesada, a história. Foram tantos problemas e mesmo assim depende somente de nós para ir à Libertadores. Se fosse em outro lugar, a situação talvez fosse de rebaixamento. A camisa pesou e o talento individual dos jogadores também pode pesar. O ano de 2015 foi um pouco irregular e no próximo precisamos fazer de tudo para ser uma temporada melhor - explicou o centroavante.
Kardec prosseguiu com o tom otimista em sua entrevista coletiva no CT da Barra Funda e apostou que, sem os problemas nos bastidores e vendas de atletas, o São Paulo ainda estaria brigando com o Corinthians pela liderança do Brasileirão. Entre as negociações de jogadores, as saídas de Denilson e Souza foram as mais lamentadas, mesmo que tenham aberto caminho para Thiago Mendes se tornar peça fundamental para o Tricolor.
'Quando você perde dois homens de meio-campo, que se conheciam como Denilson e Souza, isso mexe muito na equipe'
- A tabela tem uma diferença enorme para o primeiro colocado, mas talvez o ano pudesse ter sido mais tranquilo, já com a vaga na Libertadores garantida, brigando com o Corinthians... Quando você perde dois homens de meio-campo, que se conheciam como Denilson e Souza, isso mexe muito na equipe. Entrou o Thiago, que se destacou em um excelente ano, mas levou certo tempo para encaixar alguém com ele - argumentou.
Confira outros trechos da entrevista coletiva de Alan Kardec:
Como será 2016 sem Rogério Ceni e Luis Fabiano? Você se coloca como um candidato a ídolo da torcida a partir de agora?
Os jogadores que sairão são referências de identificação com o clube ou bons jogadores que trabalharam bem aqui. Os que ficam precisam fazer um ano melhor e pensar no compromisso que teremos em uma Libertadores. Com certeza (se candidata a ídolo). A partir do momento em que você faz coisas boas e participa de títulos, pode entrar na história. E eu estou trabalhando para fazer isso, para entrar na história do São Paulo.
Está tranquilo para ser o centroavante titular sem concorrência?
Estou extremamente preparado. Trabalho pensando em jogar sempre. Ano que vem vou me preparar para manter isso. É com trabalho que mostro meu valor, as palavras não bastam. As pessoas falam, mas é em campo que precisa provar ajudando o time a conquistar as vitórias. Não adianta ter dez estrelas em campo e não ter resultado. Hoje é diferente do ano passado e 2016 será ainda mais. O Rogério é um garoto de muita velocidade, força e boa finalização. Pode me completar bem no ataque no ano que vem.
Mas acredita que vocês dois são suficientes para disputar a Libertadores, caso o time se classifique no próximo domingo?
Poupar não é tirar todo mundo de um jogo para o outro, é identificar quem está mais desgastado e trocar quatro, cinco peças. Quando você mexe muito, você tira as referências e atrapalha o time. Depende muito da importância das partidas, mas eu sempre me cuido, tento me recuperar para jogar todos os jogos. Quando tem muita peça para repor, fica mais fácil para o treinador, mas é possível poupar mesmo com poucas opções. Pode ser que só ter eu e Rogério para três posições seja pouco, porque acontecem lesões, suspensões... É bem claro que é pouco.

São Paulo
Pedro Ferreira é convocado e celebra fase no São Paulo
Há 1 hora
Lance! Negócios
Oitavas da Sul-Americana estão definidas e garantem valor milionário aos clubes
Há 1 hora
São Paulo
Enzo Díaz se aproxima de despedida e deve pedir rescisão no São Paulo
Há 3 horas
Fora de Campo
Torcedores do São Paulo reagem a adversário da Sul-Americana: 'Obrigação'
Há 5 horas
São Paulo
São Paulo anuncia ingressos em promoção contra o Coritiba
Há 7 horas
São Paulo
São Paulo inicia troca de gramado do Morumbis; veja detalhes
Há 7 horasMais LANCE!

Chaveamento da Sul-Americana: Brasil tem cinco times nas oitavas

Em caráter comemorativo, São Paulo lança terceiro uniforme; veja fotos

De carregador em canteiro de obras a reforço do São Paulo: a trajetória de Newton

São Paulo se aproxima de Iago Borduchi para a lateral-esquerda

Julio Casares renuncia ao cargo de conselheiro do São Paulo

São Paulo terá camisa exclusiva para o futebol feminino pela primeira vez

São Paulo conhece os novos membros do Conselho Deliberativo

São Paulo vê Matheus Ferreira despertar interesse da Europa

Paulinho será emprestado pelo São Paulo para time da Série B

Newton revela conversas com Ferraresi e Artur antes de acertar com o São Paulo

MP arquiva inquérito contra presidente do Conselho Deliberativo do São Paulo

São Paulo começa dança das cadeiras política com eleição de cargos vitalícios

Lucas Moura atualiza seu quadro médico no São Paulo



