Tironi no Lance!: Administração Casares acabou com o 6 a 0
São Paulo foi surrado pelo Fluminense no Maracanã pelo Brasileirão

O Brasil vai parar neste sábado para acompanhar a final da Libertadores entre os dois projetos de maior sucesso do futebol nacional nos últimos anos e, por que não, dois dos maiores projetos da história do futebol Brasileiro: o do Palmeiras e o do Flamengo atuais.
Só um acontecimento muito excepcional teria força para que este texto não fosse sobre este assunto. E ele aconteceu.
Nesta quinta-feira no Maracanã, o São Paulo foi surrado pelo Fluminense por 6 a 0. O árbitro da partida foi piedoso e quando o jogo chegou aos 45 minutos do segundo tempo apitou pela última vez ignorando os acréscimos e poupando o tricolor paulista de uma humilhação ainda maior.
➡️ Tironi no Lance! Confira todas as colunas
Administração trágica
A administração Julio Casares, desta forma, termina de forma trágica. Não termina de fato porque o presidente ainda tem mais um ano de mandato, mas ele apenas sobreviverá no cargo até dezembro de 2026, com muito menos força política do que chegou, mas ainda com boa chance de fazer o seu sucessor. O que só é possível pelo sistema eleitoral medieval que ainda prevalece no clube em que 260 conselheiros decidem tudo de uma organização com milhões de torcedores espalhados pelo mundo.
Mas a administração atual do clube já está fadada ao fracasso e o projeto esportivo deste ano pode ser considerado um dos mais mal sucedidos da história do clube. Apostou-se em jogadores veteranos com
altos salários, mas que pouco estiveram em campo ao longo da temporada e em jovens da base que não resistiram às primeiras investidas de clubes do exterior e foram vendidos. Soma-se a isso um departamento de saúde que se mostrou um açougue a ponto de o time não ter conseguido completar o banco de reservas na tragédia de ontem no Maracanã por falta de jogadores saudáveis. O 6 a 0 é menos espantoso diante de tantas coisas erradas de forma grosseira.
O comando de Julio Casares e toda a administração do futebol foram definitivamente reprovados nesta quinta-feira se é que ainda havia alguma dúvida.
E quem jogou a pá de cal além do placar foi a declaração sincera, aberta e claríssima de Luiz Gustavo. O volante, que sobreviveu a uma embolia pulmonar este ano e estava em campo disse:
"Está na hora de colocar a cara quem tem de colocar. Assumir responsabilidades. Assumir de cima pra baixo."
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

Estado de abandono
Nesta quinta-feira no Maracanã não estavam presentes o presidente Julio Casares e o diretor de futebol Carlos Belmonte. Há tempos a dupla não tem comparecido aos jogos do time, num estado de mais absoluto abandono, incompatível com os cargos que ocupam.
Coube a Rui Costa, executivo de futebol, vir a público para "pedir desculpas ao torcedor" e dizer que o clube está trabalhando muito para corrigir os erros. Tudo isso dito com a frieza de um 0 a 0. Mas o jogo
foi 6 a 0.
Algumas ironias resumem a noite do Maracanã. A primeira: um dia antes da tragédia, Julio Casares estava no Summit da CBF dando uma palestra sobre o tema: "Gestão de clubes entre o jogo e o negócio".
A segunda: o treinador que aplicou o humilhante 6 a 0 foi Luís Zubeldía, escorraçado do São Paulo recentemente depois de campanha covarde por parte da torcida e da mídia. Cabeça prontamente entregue por Casares. Mal sabia ele que o argentino da ocasião era quem blindava todas as barbaridades da sua administração.
A terceira e talvez a mais dolorida. No começo da noite do próximo sábado, o São Paulo deixará de ser um dos brasileiros mais vitoriosos da Libertadores. Flamengo ou Palmeiras terá quatro títulos da competição que transformou a história do Tricolor há 33 anos.
Tironi no Lance!: veja mais colunas
Eduardo Tironi escreve sua coluna no Lance! às terças e sextas-feiras abordando o futebol paulista. Confira abaixo mais publicações do colunista:
➡️Abel procura um novo talismã para a Libertadores?
➡️Qual é o verdadeiro São Paulo: o da diretoria ou de Crespo?
➡️Palmeiras tem dois jogos para voltar a sonhar com o Brasileiro
➡️Bruno Henrique escapa de gancho. E Vitor Roque?
➡️STJD entra em campo. Palmeiras reclama

São Paulo
São Paulo avança na recuperação de trio, mas não terá jogadores contra o Mirassol
Há 1 hora
São Paulo
São Paulo treina com jogador lesionado no gramado antes de duelo fora de casa
Há 12 horas
São Paulo
São Paulo tenta embalar no Brasileirão e busca terceira vitória seguida contra o Mirassol
Há 18 horas
Futebol Nacional
Atlético-MG lidera ranking de dívidas do futebol brasileiro; veja lista
Há 1 dia
São Paulo
São Paulo dá sequência aos trabalhos, e Danielzinho treina com o grupo
Há 1 dia
Futebol Nacional
Oito clubes brasileiros entram no top 50 de melhores bases do mundo
Há 1 diaMais LANCE!

São Paulo vê cenário mudar após duas vitórias; veja o que dizem os números

São Paulo retorna aos treinos, e Ferreirinha evolui em recuperação de lesão; saiba como foi

São Paulo quita dívida com clube gaúcho, mas segue com transfer ban da Fifa

Dorival revela plano para a base do São Paulo e projeta jovens para 2027

Jogador revelado pelo São Paulo diz que vive 'melhor momento da carreira' em time gaúcho

Palmeiras domina ranking de minutagem entre clubes da Série A, contra um Flamengo ausente

O que está em jogo nas voltas das quartas de final da Copa do Brasil Feminina?

São Paulo terá semana livre para treinar antes do próximo compromisso; veja a programação

Dorival quebra o silêncio sobre futuro no São Paulo e cita eleição no clube

Análise: Lucas Moura dá dinâmica ao São Paulo, que ganha novo fôlego no Brasileirão

Dorival destaca recuperação do São Paulo após 'turbulência muito grande'

Artur celebra vitória do São Paulo e projeta novos objetivos: 'Olhar para cima'

PC Oliveira bate martelo sobre polêmica em São Paulo x Vasco
