‘Vestibular’ de Abel Ferreira no Palmeiras tem mais de um aprovado para a ‘segunda fase’

Verdão teve um time com apenas reservas e muitos jovens da base contra o Bragantino

comemoracao_bragantino_palmeiras_2023-aspect-ratio-512-320
Jovens do Palmeiras passaram para a "segunda fase" do "vestibular" de Abel (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Escrito por

O Palmeiras sofreu derrota de virada para o Bragantino, no domingo (1), pelo Brasileirão, utilizando um time de jogadores reservas e jovens da base. Apesar do placar negativo de 2 a 1 e o distanciamento para o Botafogo na tabela, o discurso após o jogo foi de aprendizado e sinais positivos. Dessa forma, podemos tratar essa partida como um "vestibular" de Abel Ferreira pensando nos próximos compromissos. Pelas atuações em Bragança, não foi apenas Endrick que garantiu a "segunda fase".

+ Veja tabela e classificação do Brasileirão-2023 clicando aqui

A participação do camisa 9 palmeirense foi bastante ovacionada pelos torcedores, que pedem uma chance para ele entrar como titular diante do Boca Juniors-ARG, nesta quinta-feira (5). Além do gol marcado ao seu estilo, com velocidade, driblando o goleiro, ele mostrou muita movimentação, tabelas e bom aproveitamento do espaço.

+ Você quer trabalhar no seu clube do coração? Matricule-se no curso Gestor de Futebol e entenda como!

Quem também mostrou serviço nesse "vestibular" foi Luis Guilherme, que deu um enorme trabalho pelo lado direito do ataque. Passando sempre em velocidade e com muita facilidade para sair da marcação, ele foi o principal criador de oportunidades do Verdão. Não é à toa que, no segundo tempo, quando sentiu cansaço e um problema muscular, a equipe caiu de produção e mais nada fez por aquele lado do campo.

- Os dois jogaram muito bem. Já disse isso várias vezes, mas é preciso relembrar: esta equipe tem presente e tem futuro. O que às vezes não tem é paciência para alguns erros que se comete neste processo de formação, pois em alguns jogos as coisas não vão correr tão bem - avaliou Abel após o duelo.

+ Preferido da torcida, Endrick ainda não atuou como titular do Palmeiras na Libertadores

Também podemos citar Jhon Jhon, que deu um belo passe para Endrick marcar o gol. O meia ainda foi bastante participativo nas saídas de bola e achou quase sempre companheiros bem posicionados para dar sequência nas jogadas.

endrick_bragantino_palmeiras_2023
Atuação de Endrick foi bem recebida pela torcida do Palmeiras (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

O mesmo vale para Vanderlan, que levou vantagem nas ações ofensivas quando apoiou pelo lado esquerdo e foi inteligente na marcação, deixando muito menos espaço do que Garcia na outra lateral. O jovem ala já faz parte daqueles que Abel gosta desde o ano passado, tanto é que garantiu a posição de reserva imediato de Piquerez, desbancando Jorge.

- É nos momentos difíceis que vemos quais jogadores podem ter futuro ou não no clube. São os obstáculos que definem o caráter de um jogador, de um técnico, é nas derrotas. Quando as coisas correm bem, a onda leva. O problema é ter que escalar quando está no fundo, e é isso que faz a diferença - disse o treinador português antes de completar:

luis_guilherme_bragantino_palmeiras
Luis Guilherme foi um dos grandes nomes do Palmeiras na derrota para o Bragantino (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

- Nós, enquanto formadores, temos que ajudá-los no que precisarem nos momentos de glória ou de azar como foi hoje. Passamos confiança e dizer a eles que estes momentos nos ajudam a crescer, a criar casca e a nos preparar para o futuro - concluiu Abel.

Para fechar, é possível fazer uma menção honrosa ao jovem Kauan Santos, que entrou no fim do jogo, teve poucos minutos, mas já mostrou muita personalidade ao buscar uma jogada individual com uma finalização que passou muito perto do gol de Cleiton, em lance que poderia ter empatado o placar. Esse é outro jovem que pode ter ganhado pontos suficientes para ir para a "segunda fase".

circulo com pontos dentroTudo sobre

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter