menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Como o Palmeiras trabalha Crias da Academia para momento de pressão no Mundial

Jovens vêm ganhando oportunidade com Abel Ferreira neste Mundial de Clubes

Abel Ferreira, técnico do Palmeiras
imagem cameraAbel Ferreira, técnico do Palmeiras (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)
Image_20250108_105312_136-aspect-ratio-1024-1024
Vitor Coelho Palhares
Enviado especial e São Paulo (SP)
IMG_8464-aspect-ratio-1024-1024
Rafaela Cardoso
Enviado especial e São Paulo (SP)
Dia 01/07/2025
20:57

  • Matéria
  • Mais Notícias

FILADÉLFIA (EUA) - O Palmeiras é o clube que mais tem revelado jogadores e, consequentemente, lucrando alto com vendas das joias para o exterior. A disputa do Mundial de Clubes da Fifa, nos Estados Unidos, também serve como uma vitrine para que o mundo fique ainda mais de olho nas promessas que ainda estão no clube e vêm ganhando destaque nos jogos do time rodada a rodada.

continua após a publicidade

➡️ Palmeiras tem retorno de titulares, e Paulinho segue trabalho individual; veja escalação

Com a imensa exposição, o clube ainda se preocupa em "blindar" os jovens para o momento de pressão que acontece de acordo com as fases em que o Palmeiras avança no torneio internacional. O trabalho psicológico não é novidade, já que Abel Ferreira bate muito na tecla do poder mental que é preciso ter para chegar longe em todas as competições e, também, para conquistar vitórias e viradas em partidas que pareciam estar perdidas. Profissionais da área estão à disposição dos atletas durante todo o tempo.

Dos jovens que estão na disputa do torneio, Estêvão, Allan e Luighi são os que mais se destacam. Além deles, Vanderlan deve ganhar chance como titular contra o Chelsea, pelas quartas de final, já que Piquerez está fora do duelo por acúmulo de cartões. Abel Ferreira costuma "proteger" seus jogadores e também faz elogios públicos para que se sintam mais confiantes.

continua após a publicidade

- Ah, com certeza. Acho que pelo tamanho do jogo, posso ter oportunidade de começar jogando, então com certeza é a semana mais importante da minha vida. Sempre ajudar o time a atacar e defender, isso que quero mostrar para o torcedor: entrega e raça, que nunca faltou e nem vai faltar. Vivemos jogo a jogo, um de cada vez. Estamos focados no Chelsea - disse o lateral-esquerdo sem esconder a felicidade por ganhar chance em um mata-mata de Mundial.

O atacante Allan tem mostrado que pressão não faz parte do seu dicionário. Ele foi titular na vitória contra o Botafogo pelas oitavas de final, e não apenas ganhou chance entre os 11 como também foi um dos destaques daquela classificação. Contra o Inter Miami, pela primeira fase, a Cria também teve uma boa atuação.

continua após a publicidade

➡️ Pai diz que Mundial não é vitrine para Piquerez e faz previsão para Palmeiras x Chelsea

Luighi é outro talento alviverde que não se esconde nos jogos. Também no duelo contra a equipe carioca, ganhou a vaga de Vitor Roque no decorrer da partida e foi importante para desempenhar bem o papel na recomposição.

- Ele me pediu o que eu sempre faço nos treinos, que é não ter medo, ir para cima, e foi o que eu fiz ali no jogo, dei o máximo de mim, senti até câimbra, mas o importante é que passamos de fase - afirmou Luighi, em entrevista recente.

O principal nome entre os jovens é o de Estêvão. O atacante disputará vaga para a próxima fase justamente contra o time que vai se transferir após o Mundial, o Chelsea. Ainda que o jogador tenha ativado o "modo sincerão" recentemente, sempre que recebe críticas dos torcedores menos pacientes, não rebate e age com serenidade para mostrar em campo que pode fazer a diferença.

- O Estêvão é um menino muito gente boa, inocente ainda eu acho, então desde quando ele foi vendido, não percebi nenhuma mudança nele, nenhuma diferença. Creio que ele está com a cabeça boa para esse jogo e vai dar o máximo como em todos os jogos - disse Vanderlan.

➡️ Tudo sobre o Verdão agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Palmeiras

Estêvão é sincero ao falar do momento no Palmeiras

- Muito difícil, é um sonho que vou realizar, sabendo que tenho que focar aqui e trabalhar. Não é fácil, tem que manter a cabeça aqui. Quanto mais perto, a ansiedade vai batendo, o friozinho na barriga. Estou tentando focar o máximo aqui [no Mundial de Clubes] para sair bem, com a cabeça erguida e pela porta da frente e sabendo que dei meu máximo - afirmou Estêvão, em polêmica entrevista na última semana.

Na ocasião, o técnico português pediu empatia com Estêvão e garantiu que "ao contrário de muitos clubes, o Palmeiras cuida de seus jogadores e, por isso que os moleques vingam".

A negociação entre os clubes foi oficializada em junho de 2024 pelo valor de 61,5 milhões de euros (R$ 358 milhões, na cotação da época), sendo 45 milhões de euros fixos, e 16,5 milhões de euros em metas. O Palmeiras tem direito a 70% do montante, enquanto Estêvão fica com os outros 30%.

O duelo entre as equipes está marcado para sexta-feira (4), às 22h (de Brasília), na Filadélfia.

Abel Ferreira e Estêvão – Palmeiras x Botafogo-SP
Foto: Cesar Greco / Palmeiras

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias