Conheça Pereira, cidade em que o Palmeiras enfrenta o clube local pelas quartas de final da Libertadores
Verdão visita equipe colombiana no estádio Hernán Ramírez Villegas, localizado no "coração geográfico" do país
- Matéria
- Mais Notícias
Após eliminar o Atlético-MG, o Palmeiras encara o Deportivo Pereira, da Colômbia, pelas quartas de final da Libertadores, em busca de avançar rumo ao tetracampeonato do torneio continental. O jogo de ida acontece já nesta quarta-feira (23), às 21h30 (de Brasília), no Estádio Hernán Ramírez Villegas, na cidade de Pereira.
Relacionadas
+ Veja tabela e classificação da Libertadores-2023 clicando aqui
Pereira é uma cidade intermediária da Colômbia, localizada no "coração geográfico" do país e com aproximadamente 600 mil habitantes. Fundada no dia 30 de agosto de 1863, a cidade completa 160 anos justamente na data do duelo de volta entre Palmeiras e Deportivo Pereira, no Allianz Parque, em São Paulo, e é a porta de entrada para toda a região da zona rural colombiana - com destaque para a cafeicultura.
Cercada por belas paisagens e um clima agradável, Pereira, localizada no departamento colombiano de Risaralda, foi sede de várias competições esportivas de caráter internacional. A mais importante foi o Campeonato Mundial sub 20 de futebol, realizado em 2011, além da Copa América de 2002. Considerada uma cidade alegre e "viva", a região é caracterizada pelo civismo de sua população.
Segundo apurou a reportagem, os "pereiranos", como são chamados aqueles que nasceram em Pereira, tiveram participação ativa no desenvolvimento de diversas construções da cidade. O próprio estádio Hernán Ramírez Villegas, do Deportivo Pereira, foi construído com contribuições financeiras da mão de obra dos pereiranos. O hospital e o aeroporto da cidade também contaram com aporte econômico dos habitantes locais.
ESTÁDIO HERNÁN RAMÍREZ VILLEGAS
Com capacidade para 30 mil torcedores e considerado o mais bonito estádio da Colômbia no momento, o Hernán Ramírez Villegas, inaugurado em 1971, com certeza estará lotado para a partida entre Deportivo Pereira e Palmeiras. Até porque este será o jogo mais importante disputado pela equipe colombiana em sua casa, claro, desde a conquista do campeonato nacional pela primeira vez em sua história no ano passado.
Encantados com a campanha da equipe na Libertadores, os torcedores do Deportivo Pereira são considerados tranquilos em relação ao comportamento nas arquibancadas. Atuando como um 12º jogador, a parte da torcida mais "animada" fica localizada na área chamada “Lobo Sur”, que fica na parte sul do estádio e de onde ecoam as canções de incentivo e apoio para a equipe. Seus integrantes viajaram, via terrestre, em grande número para acompanhar o Deportivo Pereira fora da Colômbia, como em Buenos Aires, Santiago, Maturín e Quito.
+ 24 anos depois, Palmeiras encara um colombiano em mata-mata de Libertadores
RELAÇÃO COM O FUTEBOL
A conexão da cidade de Pereira com o futebol deve-se muito ao Deportivo Pereira, forte representante no cenário nacional, visto que disputa o campeonato colombiano desde sua fundação. Em certo momento de sua história, os jogadores que mais brilharam e ficaram marcados na mente dos pereiranos foram os paraguaios, que protagonizaram grandes feitos da equipe no torneio local - apesar de o primeiro título ter vindo apenas em 2022.
Com 72 participações na primeira divisão, o Deportivo Pereira contou com alguns grandes nomes ao longo de sua história. Renê Higuita, um dos maiores goleiros e lendas do futebol colombiano, defendeu a camisa amarela e vermelha em 2003 e, depois, entre 2008 e 2009. Aos 42 anos de idade, em 2010, o arqueiro decidiu se aposentar devido a problemas físicos. Além dele, Jorman Campuzano, Mauricio Serna e até mesmo o argentino Germán Cano, do Fluminense, também tiveram passagens pela equipe de Pereira.
O atacante colombiano Darío Muñoz, que jogou no Palmeiras entre os anos de 2000 e 2005, encerrou sua carreira justamente no Deportivo Pereira, em 2010, também por questões físicas. Sua passagem pelo Verdão não foi nada fácil. O jogador fez parte do elenco que caiu para a Série B em 2002, no comando de Levir Culpi, e também protagonizou um episódio em que deferiu um soco no rosto do então goleiro Marcos, durante um treino em 2004. O alto número de lesões impossibilitou que Muñoz conseguisse manter uma sequência constante no futebol.
Mesmo não tendo um bom desempenho no campeonato nacional nesta temporada, o atual foco do Deportivo Pereira é muito claro: seguir avançando na Libertadores. Até porque o principal rival local do time colombiano é o Once Caldas, campeão da edição de 2004 da competição continental eliminando São Paulo e Santos pelo caminho. Na Colômbia, a equipe de Alejandro Restrepo é vista como uma equipe de muita atitude, com uma hierarquia que consegue combinar os atletas mais jovens com os experientes mesmo diante um processo difícil de reconstrução.
* JALILE ELIAS colaborou sob a supervisão de Alexandre Guariglia
Tudo sobre
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias