DA REDAÇÃO DO LANCE!* SP
• Publicada em 22/08/2023 - 06:02 • São Paulo (SP)
DA REDAÇÃO DO LANCE!* SP
• Publicada em 22/08/2023 - 06:02 • São Paulo (SP)
Após eliminar o Atlético-MG nas oitavas, o Palmeiras se prepara para enfrentar seu próximo adversário em busca do tetracampeonato da Libertadores, seu principal objetivo da temporada. O Verdão medirá forças com o Deportivo Pereira, da Colômbia, clube do interior do país que disputa uma competição internacional pela primeira vez em toda sua história. A bola rola nesta quarta-feira (23), às 21h30 (de Brasília), no Estádio Hernán Ramírez Villegas, na cidade de Pereira, pela ida das quartas de final do torneio continental.
Apesar de ser uma equipe pouco conhecida no continente, o Deportivo Pereira vem apresentando uma bela campanha na Libertadores, mesmo sendo debutante na competição, tendo eliminado o favorito Independiente del Valle-EQU na fase anterior. Diante disso, a pergunta que fica é: como o adversário do Palmeiras passou de desconhecido a um time de quartas de final da Libertadores?
O Deportivo Pereira é um clube com 79 anos de história. Fundado em 1944, sua origem se dá pela união de dois times amadores que existiam na cidade de Pereira até aquele momento: Vidriocol e Otún. Porém, apesar de se tratar de uma equipe tradicional do futebol colombiano, o primeiro título nacional só veio no ano passado, após derrotar o Independiente Medellín, nos pênaltis, em uma final emocionante. Foi justamente essa conquista que garantiu o Deportivo Pereira na Libertadores 2023.
Na fase de grupos, a equipe colombiana enfrentou Boca Juniors-ARG, Colo Colo-CHI e Monagas-VEN. Deixando os chilenos e os venezuelanos para trás, o Deportivo Pereira, considerado por muitos o time mais fraco da chave, se classificou na segunda posição do grupo F, tendo conquistado grandes resultados. Os colombianos derrotaram o Boca por 1 a 0, em casa, e seguraram o empate em 0 a 0 com os chilenos, em Santiago.
Ao longo de sua história, o Deportivo Pereira passou por momentos financeiros muito difíceis, impossibilitando a formação de elencos altamente competitivos como os de outros clubes do futebol colombiano. Na segunda divisão da Colômbia de 2011 a 2019, o clube quase decretou falência há quatro anos devido ao acúmulo de dívidas, mas conseguiu se reerguer. Em 2021, chegou à final da Copa Colômbia, mas foi derrotado para o Atlético Nacional.
Não só problemas econômicos atrapalharam os planos do Deportivo Pereira. No ano passado, logo após se consolidar campeão nacional pela primeira vez, vários jogadores do elenco optaram por deixar o clube, incluindo o então artilheiro da equipe Leonardo Castro, atualmente no Millonarios-COL. Dessa forma, com a saída da maioria dos titulares, o treinador Alejandro Restrepo precisou recompor a equipe em um curto espaço de tempo, principalmente devido às expectativas dos colombianos para a disputa da Libertadores.
Mesmo não tendo um bom desempenho no campeonato nacional nesta temporada, o foco do Deportivo Pereira é muito claro: seguir avançando na Libertadores. Até porque o principal rival local do time colombiano é o Once Caldas, campeão da edição de 2004 da competição continental eliminando São Paulo e Santos pelo caminho. Na Colômbia, a equipe de Restrepo é vista como uma equipe de muita atitude, com uma hierarquia que consegue combinar os atletas mais jovens com os experientes mesmo diante um processo difícil de reconstrução.
* JALILE ELIAS colaborou sob a supervisão de Alexandre Guariglia
E mais:
Técnico do Deportivo Pereira fala sobre Abel Ferreira
Contra o Palmeiras, Deportivo Pereira quer repetir feito do Millonarios
Atenção, Palmeiras! Deportivo Pereira aplica placar elástico antes da Libertadores
Com alta aprovação interna, Palmeiras parte para sua terceira viagem com avião de Leila Pereira
Por foco total na Libertadores, Palmeiras afasta assédio de árabes por Rony
Dudu e Gabriel Menino treinam e Palmeiras deve viajar quase completo para Pereira