menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

NBB aplica punições para equipe após agressão contra arbitragem

Em casa, o Pato Basquete enfrentou uma dura derrota por 91 a 85 contra o Caxias

a3bda1b9-e8d6-4378-9b69-bca974870691_IMG_20250321_104542_767-aspect-ratio-1024-1024
Rio de Janeiro (RJ)
Supervisionado porThiago Fernandes,
Dia 10/01/2026
19:34
Atualizado há 1 minutos
Pato Basquete em ação no NBB (Foto: Reprodução/Instagram/Pato Basquete)
imagem cameraPato Basquete em ação no NBB (Foto: Reprodução/Instagram/Pato Basquete)

  • Matéria
  • Mais Notícias

A última vitória do Caxias do Sul sobre o Pato Basquete ficou marcada pela violência contra a equipe de arbitragem na sexta-feira (9). Logo após o apito final, que confirmou a derrota dos donos da casa por 91 a 85, as agressões aconteceram ainda em quadra. Neste sábado (10), a Liga Nacional de Basquete (LNB) divulgou as punições para a equipe mandante na sequência da temporada.

continua após a publicidade

➡️ Tudo sobre os esportes Olímpicos agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Olímpico

Ao contatar a Confederação Brasileira de Basketball (CBB), o Lance! foi informado que o caso é de chancela da Liga Nacional de Basquete (LNB). A Liga, por sua vez, emitiu um comunicado com três exigências a serem cumpridas pelo Pato Basquete. Leia na íntegra abaixo:

"1 - Em razão da mais absoluta ausência de condições de segurança do ginásio da equipe Pato Basquete, mas também considerando a logística para deslocamento dos adversários da referida equipe nas próximas partidas do NBB, vimos pela presente determinar que até decisão em contrário ou deliberação do Tribunal de Justiça Desportiva da LNB, todas as partidas de mando da equipe Pato Basquete serão realizadas com portões fechados, sendo permitida apenas a presença de membros da comissão técnica identificados e corpo técnico da entidade, sem a presença de dirigentes em razão da verificação cautelar de sua participação nos fatos.

continua após a publicidade

2 - Por decisão administrativa da Liga Nacional de Basquete e para fins de subsidiar os procedimentos da Justiça Desportiva no que tange aos artigos do CBJD aplicáveis ao caso, a equipe Pato Basquete deverá, no prazo de até o próximo dia 12 de janeiro de 2026, apresentar Boletim de Ocorrência lavrado em face de todas as pessoas que praticaram agressão ou tentativa de agressão contra a equipe de arbitragem da partida em referência.

3 - As pessoas já identificadas nas imagens às quais a Liga Nacional de Basquete já teve acesso, quais sejam Marcelo Pastorello - Vice-Presidente e Diretor / Representante, Alexandre Kopp - Supervisor, Daniel Bertol - Diretor e Guilherme Augusto Granzotto - Suplente do Conselho Fiscal estão a partir deste ato e por tempo indeterminado, ou até ulterior decisão da justiça desportiva, impedidos de comparecer a qualquer evento organizado pela Liga Nacional de Basquete, incluindo partidas de quaisquer competições organizadas pela Liga Nacional de Basquete, eventos de lançamento ou encerramento de quaisquer competições e/ou reuniões de quaisquer natureza, organizadas pela Liga Nacional de Basquete."

continua após a publicidade

➡️ Lenda do basquete, Oscar Schmidt entra para Hall da Fama do COB
➡️ Confira a tabela atualizada da Champions League das Americas de Basquete 2025/26
➡️ Gigantes e 'ladrões': saiba quem domina o garrafão e a defesa no NBB 2025/26

O Caxias do Sul respondeu ao Lance! apenas lamentando o ocorrido e negando qualquer relação do time com os agressores. Já o Pato Basquete, informou a nossa equipe que estão reunindo todas as informações e apurando o acontecimento para a divulgação de um relatório oficial.

A confusão exigiu a intervenção de seguranças e até mesmo de outros torcedores para dispersar os agressores. Embora não tenha tido transmissão, o confronto logo repercutiu através das redes sociais.

Repercussão da agressão

O vídeo das agressões circulou rapidamente nas redes sociais, sendo o único registro disponível, já que a partida não teve transmissão. Internautas levantaram a suspeita de um suposto favorecimento da arbitragem ao resultado final e sugeriram uma possível relação dos invasores com o Pato Basquete. Os agressores, no entanto, ainda não foram identificados, tampouco suas ligações com os clubes.

Como foi a partida?

Apesar da turbulência pós-jogo, a partida foi extremamente equilibrada, necessitando de duas prorrogações no quarto e quinto quartos. Em um embate de estratégia, o Caxias do Sul resistiu à pressão e derrotou o Pato Basquete por 91 a 85. Os destaques em pontuação foram Shamell, do Caxias, com 28 pontos, e Horton, do Pato, com 21 pontos.

Pato Basquete x Caxias do Sul (Foto: NBB)
Pato Basquete x Caxias do Sul (Foto: NBB)

➡️ Siga o Lance! no Google para saber tudo sobre o melhor do esporte brasileiro e mundial

  • Matéria
  • Mais Notícias