Ídolo do basquete usa postagem do Palmeiras para se despedir de Oscar Schmidt
'Mão Santa' iniciou sua trajétoria profissional com a camisa alviverde, ainda com 17 anos

O espanhol Pau Gasol, ex-jogador do Los Angeles Lakers, utilizou publicação do Palmeiras nas redes sociais para se despedir de Oscar Schmidt, que faleceu na tarde da última sexta-feira (17), aos 68 anos, em decorrência de uma parada cardiorrespiratória.
Gasol permaneceu na NBA, principal liga de basquete do mundo, durante 18 temporadas. Em sua temporada de estreia, venceu o prêmio de Novato do Ano, tornando-se o primeiro não norte-americano a conquistar o feito. Oito vezes All-Star, o espanhol possui dois títulos pelos Lakers, em 2009 e 2010, onde formou parceria com Kobe Bryant.
Após período na NBA, retornou à Espanha para defender o Barcelona, onde se aposentou das quadras em 2021.

Oscar pelo Palmeiras
O "Mão Santa", como era conhecido Oscar, iniciou sua trajetória no basquete ainda aos 17 anos, com a camisa do Palmeiras, que prestou solidariedade aos familiares e amigos do atleta. A primeira partida de Oscar como profissional aconteceu no dia 30 de agosto de 1975, quando marcou seus primeiros pontos no Ginásio do Sírio, localizado na zona sul da cidade de São Paulo.
Entre os principais feitos do atleta com a camisa alviverde está o título do Campeonato Brasileiro de basquete de 1977, conquistado sobre o Flamengo, o primeiro da história do Palmeiras no cenário nacional. Um ano depois, despediu-se do clube. Oscar Schmidt foi diagnosticado com câncer em 2011 e conviveu com a doença desde então.
+ Conmebol divulga áudio do VAR em pênalti marcado para o Palmeiras na Libertadores
Confira nota do Palmeiras
Com profunda tristeza, a Sociedade Esportiva Palmeiras lamenta o falecimento, aos 68 anos, do lendário Oscar Schmidt, ídolo do esporte brasileiro e um dos principais jogadores de basquete de todos os tempos.
Maior cestinha da história dos Jogos Olímpicos e integrante do Hall da Fama da NBA – mesmo sem nunca ter atuado na liga americana –, o Mão Santa deu seus primeiros passos como atleta profissional vestindo a camisa alviverde.
Foi no Palmeiras que o ala de talento incomum iniciou uma caminhada marcada por vitórias, conquistas e recordes. A estreia no time adulto do Verdão aconteceu aos 17 anos, em 30 de agosto de 1975, no ginásio do Sírio, onde marcou os primeiros dos 49.973 pontos que anotaria ao longo da carreira.
No ano seguinte, participou do elenco campeão paulista, dividindo quadra com nomes consagrados como Ubiratan, Carioquinha e Ghermann. Mas foi em 1977 que o craque deixou de ser promessa para se tornar protagonista.
Naquela temporada, o Palmeiras conquistou o Campeonato Brasileiro em uma final histórica contra o Flamengo, em Belo Horizonte (MG), garantindo o primeiro título nacional do clube na modalidade. Despediu-se do Alviverde em 1978 para dar sequência a uma das mais brilhantes trajetórias da história do esporte nacional.
Diagnosticado com câncer no cérebro em 2011, transformou-se também em um exemplo de fé, perseverança e amor à vida.
Neste momento de dor e saudade, o Palmeiras se solidariza com os familiares, amigos e fãs do imortal Oscar Schmidt.
➡️ Tudo sobre o Verdão agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Palmeiras
Tudo sobre

NBA
NBA espera decisão de LeBron James para definir calendário
Há 3 horas
NBA
Romulo Mendonça aponta descaso da Prime Video em demissão
Há 3 horas
Fora de Campo
Relembre polêmica que causou saída de Rômulo Mendonça do Prime Video
Há 21 horas
NBA
Giannis Antetokounmpo chega em Miami; veja vídeo
Há 1 dia
NBA
Trio do 76ers entra em contato direto para recrutar LeBron James
Há 1 dia
NBA
Steve Kerr diz que Warriors fechou com LeBron James; veja vídeo
Há 1 diaMais LANCE!

NBA usa final da Copa do Mundo para discutir liga europeia; entenda

Tiago Splitter comemora primeira vitória no comando do Chicago Bulls

Atleta do Golden State Warriors revela proposta para LeBron James

LeBron no Warriors? Curry faz convite público ao astro

LeBron James: quais são os possíveis destinos do astro na NBA?

Victor Wembanyama renova com o Spurs com contrato bilionário

Na Copa, astro da NBA pede para Speed recrutar LeBron ao 76ers

Tiago Splitter estreia nos Bulls com desafio gigantesco e ambicioso

Hoje tem NBA? Entenda torneio, confira jogos e saiba onde assistir

'Mercado da bola' da NBA: confira as trocas e acordos atualizados dos 30 times

Saiba nome 'verdadeiro' de Stephen Curry, armador do Warriors na NBA

Astros da NBA e da NFL detonam Claus em EUA x Bósnia: 'Insano'

Artilheiro dos EUA comemora 'à la' LeBron James, que reage: 'Que golaço!'




