menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Armador de 34 anos anuncia aposentadoria da NBA

John Wall, ídolo do Washington Wizards, atuou na liga por 11 temporadas

James Harden e John Wall
imagem cameraJames Harden e John Wall durante jogo do Houston Rockets (Foto: AFP)
a3bda1b9-e8d6-4378-9b69-bca974870691_IMG_20250321_104542_767-aspect-ratio-1024-1024
Rio de Janeiro (RJ)
Supervisionado porNathalia Gomes,
Dia 19/08/2025
13:45
Atualizado há 0 minutos

  • Matéria
  • Mais Notícias

O armador John Wall, que se destacou no Washington Wizards, anunciou o fim de sua carreira no basquete profissional aos 34 anos. Nesta terça-feira (19), o anúncio foi feito pelo próprio atleta em vídeo publicado em suas redes sociais. O jogador estava sem equipe na NBA desde sua passagem pelo Los Angeles Clippers em 2023.

continua após a publicidade

➡️ Stephen Curry é recebido de forma inusitada na China; veja vídeo

Durante seus 11 anos na NBA, Wall registrou médias de 18,7 pontos por jogo. O armador ainda contribuiu com 4,2 rebotes e 8,9 assistências por partida, além do aproveitamento nos arremessos de 43,0% nos arremessos em quadra.

Carreira de John Wall na NBA

John Wall foi a primeira escolha do Draft da NBA em 2010, após brilhar na Universidade de Kentucky. Durante sua única temporada universitária, o armador se destacou como principal referência da equipe e conquistou o título de "Calouro do Ano" da NCAA.

continua após a publicidade

O armador rapidamente se estabeleceu como peça fundamental na reconstrução do Wizards, onde atuou por uma década. Embora não tenha sido eleito o melhor calouro da NBA em sua primeira temporada, foi selecionado para o primeiro time de calouros daquele ano.

O auge de sua carreira ocorreu entre 2013 e 2018, período em que foi convocado para o "All-Star" por cinco temporadas consecutivas. Apesar de suas atuações individuais, o Wizards não conseguiu avançar além das semifinais da Conferência Leste durante sua permanência.

continua após a publicidade

Em 2020, Wall foi negociado com o Houston Rockets em uma troca que trouxe Russell Westbrook para Washington. A franquia da capital americana avaliou que havia atingido seu limite com o armador como líder da equipe. No Rockets, Wall manteve números consistentes, mas começou a enfrentar problemas com lesões e não foi utilizado pela equipe texana, que buscava negociá-lo com outras franquias, na temporada 2021/22.

John Wall
John Wall em ação pelo Los Angeles Clippers na NBA (Foto: Carmen Mandato / AFP)

Sem interessados em uma troca, o jogador se tornou agente livre em 2022 e assinou com o Los Angeles Clippers por dois anos. O jogador viu seus números diminuírem, e as lesões continuaram afetando seu desempenho na Califórnia. Posteriormente, foi negociado de volta aos Rockets, que o dispensaram.

Homenagem do Washington Wizards

Logo após o anúncio, o Washington Wizards não deixou de prestar homenagem ao ex-jogador em suas redes sociais. Em sua publicação, o armador foi ainda reconhecido como o "nome de uma era" para o time da Califórnia.

— Um dos maiores de todos os tempos da nossa franquia. A definição de uma era. Um legado duradouro. Eternamente um Wizard. Parabéns pela sua aposentadoria, John Wall — escreveu.

As lembranças boas não pararam por aí. Ainda para celebrar a história de Wall, o Wizards compartilharam um vídeo com momentos marcantes da carreira do armador durante sua passagem pela equipe. Na legenda, voltaram a destacar sua gratidão pelo "legado deixado" de John Wall.

— John Wall deixou um legado em nossa cidade, que vive muito além das quadras. Obrigado por deixar DC orgulhoso — compartilhou o Wizards, no X (antigo Twitter).

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

  • Matéria
  • Mais Notícias