menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Manchester City e Real Madrid miram o Mundial de Clubes como salvação da temporada

As duas equipes não conquistaram títulos de expressão em 2024/2025

Manchester, UK. 17th Apr, 2024. Jeremy Doku of Manchester City is challenged by Daniel Carvajal of Real Madrid (L) during the UEFA Champions League Quarter Final 2nd Leg match at the Etihad Stadium, Manchester. Picture credit should read: Andrew Yates/Spo
imagem cameraJeremy Doku e Daniel Carvajal disputam a bola na partida entre Real Madrid e Manchester City, pela Champions League (Foto: Andrew Yates/Sportimage Ltd/Alamy Live News)
Pedro-Cobalea-Neves-aspect-ratio-1024-1024
Pedro Cobalea Neves
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 19/05/2025
11:53

  • Matéria
  • Mais Notícias

Duas das maiores potências do futebol europeu, Manchester City e Real Madrid, chegam ao Mundial de Clubes da FIFA 2025 com o objetivo de conquistar a competição para salvar a temporada. Após campanhas aquém do esperado em seus campeonatos nacionais e na Champions League, tanto ingleses quanto espanhóis enxergam o torneio como última chance de evitar um ano sem títulos de expressão.

continua após a publicidade

➡️ Quem vai ser campeão? Veja os duelos e simule os resultados do Mundial de Clubes

Manchester City tem ano abaixo do esperado

Depois de quatro títulos consecutivos da Premier League, o Manchester City vive uma temporada bem abaixo dos padrões estabelecidos sob o comando de Pep Guardiola. A equipe conquistou apenas a Supercopa da Inglaterra, vencendo o Arsenal nos pênaltis após empate por 1 a 1 no tempo normal. Apesar do título, trata-se de um troféu de início de temporada com menor peso competitivo.

Na Premier League, o City decepcionou e, atualmente, ocupa apenas a sexta colocação, fora da zona de classificação para a próxima Champions League. Por ter um jogo a menos, a equipe depende apenas de si para se classificar. Na Champions, foi eliminado logo na rodada de playoffs, sofrendo duas derrotas para o Real Madrid — 3 a 2 no Etihad Stadium e 3 a 1 no Santiago Bernabéu.

continua após a publicidade

A eliminação precoce da Champions, a campanha abaixo do esperado na Premier League e a perda da Copa da Inglaterra para o Crystal Palace, por 1 a 0 na final, consolidaram uma temporada frustrante. Caso não conquiste o Mundial, será a primeira vez desde 2016/2017 que o clube termina um ano sem levantar um troféu de grande relevância.

Manchester City x Crystal Palace - Copa da Inglaterra
Kevin De Bruyne e Bernardo Silva na partida contra o Crystal Palace, pela Copa da Inglaterra (Foto: Glyn Kirk/AFP)

Real Madrid: Fim da Era Ancelloti

Do lado espanhol, a situação do Real Madrid também é marcada por decepção. Após anos acumulando títulos nacionais e continentais, a temporada 2024/2025 será a primeira sem conquistas expressivas desde 2020/2021, caso o clube não conquiste o Mundial.

continua após a publicidade

No Campeonato Espanhol, o clube merengue encerrará o campeonato na segunda colocação, atrás do rival Barcelona. Na Champions League, o Real foi eliminado nas quartas de final pelo Arsenal, sem conseguir impor seu tradicional peso histórico na competição. Para piorar, o time também perdeu a final da Copa do Rei para o Barcelona, ampliando ainda mais a frustração da torcida com a temporada.

Além dos resultados em campo, o desempenho abaixo do esperado culminou na saída do técnico Carlo Ancelotti, encerrando seu segundo ciclo à frente do clube. A busca pelo título mundial também representa a chance de fechar esse período com alguma celebração e iniciar um novo projeto com mais confiança.

Barcelona x Real Madrid pela decisão da Copa do Rei
Vinicius Júnior na partida entre Barcelona e Real Madrid pela decisão da Copa do Rei (Foto: Pierre-Philippe Marcou/AFP)

Mundial como redenção

Para City e Real, o Mundial de Clubes 2025 vai muito além do prestígio de uma taça internacional. Trata-se de uma última oportunidade de salvar a temporada, manter a moral em alta e evitar pressões ainda maiores de torcida, mídia e bastidores.

➡️Tudo sobre os maiores times e as grandes estrelas do futebol no mundo afora agora no WhatsApp. Siga o nosso canal Lance! Futebol Internacional

Com o novo formato do torneio, que contará com 32 clubes e será disputado nos Estados Unidos, o nível de competitividade promete ser alto. O título mundial pode representar não apenas o fechamento digno de uma temporada turbulenta, mas também o impulso necessário para a reconstrução de ambos os elencos para 2025/2026.

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias