menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Norris vence GP da Austrália em corrida marcada por acidentes na estreia da F1 2025

Gabriel Bortoleto bateu no muro na volta 44 e não pôde completar a prova

lando-norris-formula-1-f1-2025-estreia-gp-australia-scaled-aspect-ratio-512-320
imagem cameraLando Norris foi o campeão da estreia da F1 2025 (Foto: WILLIAM WEST / AFP)
a3bda1b9-e8d6-4378-9b69-bca974870691_IMG_20250321_104542_767-aspect-ratio-1024-1024
Anna Carolina Ramos
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 16/03/2025
03:10
Atualizado em 24/03/2025
09:11

  • Matéria
  • Mais Notícias

Marcado por acidentes, o GP da Austrália teve a primeira disputa da F1 2025 entre Max Verstappen e Lando Norris, que levou a melhor na estreia da temporada. A atuação do britânico e de sua equipe, apesar das condições, mostrou os primeiros sinais de uma possível domínio da McLaren na busca do bicampeonato no Mundial de Construtores. George Russell, da Mercedes, completou o pódio.

continua após a publicidade

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

A estreia da Fórmula 1 não foi o que os novatos esperavam, já que apenas dois conseguiram terminar a prova completa. Com condições climáticas instáveis, seis pilotos foram obrigados a abandonar a corrida no GP da Austrália: Gabriel Bortoleto, Liam Lawson, Fernando Alonso, Carlos Sainz, Jack Doohan e Isack Hadjar, que bateu antes mesmo do início, durante a volta de apresentação.

Como foi a corrida do GP da Austrália?

Largada com muitas mudanças

O grid de largada definido durante a classificatória sofreu mudanças antes mesmo da formação da fila, já que Hadjar bateu na volta 2 da apresentação e ficou fora do início da primeira corrida da temporada. Além disto, Oliver Bearman e Liam Lawson também não estiveram na fila, com começo do pitlane.

continua após a publicidade

Após a bandeira verde, mais mudanças foram vistas. O bom início de corrida de Lando Norris travou Max Verstappen, que largou com bastante potência, o que resultou na ultrapassagem do holandês em Oscar Piastri para a segunda colocação.

Charles Leclerc também conseguiu uma forte largada, ao ultrapassar Yuki Tsunoda e Alex Albon e assumir o quinto lugar. Por outro lado, Gabriel Bortoleto começou abaixo e perdeu duas posições, derrubado pela dupla Nico Hulkenberg e Kimi Antonelli para 18º.

continua após a publicidade

Ainda com resquícios da grande chuva que atingira o circuito de Albert Park, os primeiros acidentes da corrida começaram já na segunda volta. Jack Doohan e Carlos Sainz rodaram e atingiram o muro nas curvas 6 e 13, respectivamente.

Primeira disputa entre Norris e Verstappen na F1 2025

O safety car saiu da pista na volta 8 e, com a liberação do DRS cinco voltas depois, a disputa pela liderança se intensificou. Apesar do claro domínio dos dois carros da McLaren, Verstappen não deixou que a distância aumentasse, até que uma falha na curva custou ao tetracampeão da Red Bull o segundo lugar, que foi recuperado por Piastri.

A intensa vantagem dos "Papayas" pôde ser vista durante a dobradinha na liderança da prova. Durante esse período, Norris chegou a abrir 15 segundos de distância do holandês e focou na disputa "pacífica" contra o companheiro de equipe. Com liberdade dada pela McLaren, Piastri lutou pela liderança na corrida, conseguindo diminuir a distância a cada volta.

Bortoleto, avanços de Antonelli e mais problemas

Na parte mais abaixo da tabela, Kimi Antonelli surpreendeu com uma atuação corajosa. Após superar o brasileiro, ainda no início da corrida, foi a vez de outra Sauber ficar para trás do italiano. Hulkenberg foi ultrapassado duas vezes pelo novato do Mercedes; já que a primeira ultrapassagem foi perdida momentaneamente por Antonelli ao rodar e quase colidir com o muro.

Os rádios foram bem utilizados pelos pilotos da Ferrari, que relataram problemas com os carros. Enquanto seguia na cola de Albon pela 7ª colocação, Hamilton anunciou para a equipe que havia perdido a sincronização das marchas. Minutos depois, outra questão para a escuderia: Leclerc reclamou de um vazamento dentro de sua cabine, e a resposta de engenheiro não agradou o piloto, que ocupava a quinta posição.

Além de problemas com as condições na pista, os pilotos Fernando Alonso, da Aston Martin; Yuki Tsunoda, da RB; Lewis Hamilton, da Ferrari; e Alexander Albon, da Williams, foram investigados por incidentes durante o safety car, mas nenhum foi punido.

Chuva forte e batidas no muro

Antes mesmo da nova pancada de chuva, Alonso passou por cima da brita e foi jogado para cima do muro na curva 6 durante a volta 34. O novo safety car entregou a oportunidade perfeita para os pilotos realizarem a troca dos pneus; assim, o composto seco foi o grande escolhido. Na ocasião, Albon, Hulkenberg, Bortoleto, Lawson e Verstappen trocaram para pneus médios; o resto do grid escolheu os duros.

Bortoleto acabou ficando bem para trás durante o safety car, e a distância do jovem para o carro à frente, do companheiro de equipe Nico Hulkenberg, era de 10 segundos. Além disto, após um erro da Sauber, o jovem piloto sofreu com uma penalização de cinco segundos por incidente com Lawson nos boxes.

O novo início da chuva forte foi marcado por significativas mudanças na tabela. Um estado de caos que se instaurou. Na liderança, Norris e Piastri escaparam da pista, e Verstappen aproveitou a oportunidade, já que havia superado a vantagem de 12 segundos durante o safety car. Norris voltou e foi chamado aos boxes para colocar os compostos molhados, enquanto Piastri se manteve preso na grama.

Enquanto o australiano lutava para voltar à pista, Lawson e Bortoleto rodaram e foram direto em direção aos muros, o que retirou os jovens pilotos da disputa. A bandeira verde foi dada com apenas 5 voltas para o fim e 14 pilotos ainda na corrida, que entregou ultrapassagens até a última volta.

Após ficar preso na grama, Piastri conseguiu superar Gasly para somar pontos dentro de casa. Leclerc também brilhou no final, ao fazer ultrapassagem impressionante no companheiro Hamilton, e Antonelli encerrou sua bela atuação conquistando mais uma posição sobre Albon, que foi recuperada posteriormente devido à punição de 5 segundos recebida pelo italiano. A última volta ainda foi marcada pela espetacular passada de Oscar sobre heptacampeão da Fórmula 1.

A liderança quase foi tomada por Verstappen no final, quando chegou ao final menos de 1 segundo de Norris, que segurou bem o holandês. Assim, o britânico conquistou a quinta vitória da carreira e a primeira da temporada de 2025 da Fórmula 1.

➡️ Brasileiro Rafael Câmara conquista pole position na Fórmula 3; veja grid

Qual será a próxima corrida da Fórmula 1?

Após a estreia em Melbourne, no GP da Austrália, o próximo compromisso das equipes é o GP da China, entre os dias 21 e 23 de março. Para repetir o horário adverso da primeira corrida, a disputa na próxima semana também acontecerá na madrugada, a partir das 4h (de Brasília).

A temporada de 2025 tem 24 corridas previstas, com o GP de São Paulo previsto para contecer no dia 9 de novembro. A temporada será encerrada em 7 de dezembro, no GP de Abu Dhabi.

AUTO-PRIX-F1-AUS  Bortoleto no GP da Austrália
Gabriel Bortoleto em estreia na Fórmula 1 durante GP da Austrália (Foto: Saeed KHAN / AFP)

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias