Legado do STU: Recife ganha pista de skate de nível internacional para competição nesta semana

Nomes como Rayssa Leal, medalhista de prata no Japão, estão entre os mais de 100 skatistas confirmados

Pista STU Recife
Nova pista tem padrão internacional e leva pela primeira vez a elite do skate para o Nordeste (Divulgação/STU)

Escrito por

Recife vai ser a capital brasileira do skate nesta semana. A cidade e o Nordeste receberão pela primeira vez a principal competição nacional. É a terceira e decisiva etapa do STU National 2022, de 16 a 18 de setembro, que conta com uma nova pista de padrão internacional inaugurada nesta quarta-feira.

Nomes como Rayssa Leal, medalhista de prata no Japão, estão entre os mais de 100 skatistas confirmados.

- A nova pista da modalidade Park, que será inaugurada na Rua da Aurora e receberá a última etapa do circuito brasileiro, no Recife, será um marco para o skate nordestino. A pista ficará como legado do STU para a cidade e será um dos mais importantes equipamentos no cenário nacional do esporte, incluindo o Nordeste na cena que antes estava limitada ao eixo Sul-Sudeste - disse Sylvio Az, arquiteto da Rio Ramp Design, empresa responsável pela obra.

No local, existia apenas a pista da modalidade Street, inaugurada em março do ano passado. Também já havia neste mesmo projeto de revitalização da Rua da Aurora a construção da pista de Park, que foi motivada agora pelo STU. Com uma área de aproximadamente 600 metros quadrados, foi finalizada nos últimos dois meses para receber a nata do skate nacional nesta semana.

- A pista de Street foi a nossa etapa 1. Executamos e entregamos em 2021. A do Park saiu do papel agora, com o STU levando a competição para o Recife. E procuramos desenhar uma pista que atendesse totalmente a competição, num nível profissional, mas, ao mesmo tempo, por ser o primeiro equipamento neste formato na cidade, buscamos fazê-la um pouco mais democrática, porque vai ficar de legado e todos os praticantes locais terão uma pista acessível para evoluir no skate. Por isso, equilibramos esses dois pontos no projeto - explicou Bruno Pires, outro arquiteto da empresa.

Skatistas locais vibram com nova estrutura no Recife
Toda essa estrutura de primeiro nível já mexe com praticantes e amantes de skate na capital pernambucana. É o caso de Ricardo Andrade, o Tapioca, que, justamente por não ter locais adequados para andar, deixou Recife anos atrás e partiu para São Paulo.

- Como eu não tinha onde treinar, deixei minha cidade, mesmo diante das dificuldades, porque era o que eu queria para a minha vida, estava disposto a transpor qualquer barreira. Mas só sei de uma coisa: o skate no Recife, a visão de todos, vai mudar muito a partir de agora. Essa pista vai ajudar muita gente que estava prejudicada por não ter um bom lugar para praticar. Participei da primeira etapa, em Criciúma, e será uma honra poder competir em casa agora - afirmou Tapioca.

Onde assistir
No sábado, o SporTV passa a bateria 2 das semifinais do Street feminino, além das semifinais do Park masculino. No domingo, a final e a super final do Street feminino e a final do Park feminino. Já o Esporte Espetacular, da TV Globo, vai transmitir a final do Park masculino. Sem falar da cobertura completa e ao vivo no TikTok do STU.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter