Lauter no Lance!: é o esporte, estúpido!
Atletas da Etiópia têm visto negado para o Campeonato Mundial de Cross Country nos EUA

- Matéria
- Mais Notícias
Frase bombástica de assessor de Clinton, na década de 1990, me inspira na coluna de hoje!
"É a economia, estúpido!" Assim bradou um assessor de Bill Clinton, em 1992, para a equipe de marqueteiros do ex-presidente que tentava em vão, com conteúdos sociais e educacionais, melhorar os índices de intenção de votos, do esposo da traída Hillary. Aos berros, conseguiu reverter os números, falando mais ao bolso do eleitor americano.
➡️Lauter no Lance! Leia todas as colunas
Ao substituir "economia" por "esporte", tento desviar olhares incautos e distraídos, para um severo acontecimento esportivo, que deverá sofrer pesado efeito no resultado do primeiro grande evento global que acontece hoje, daqui a menos de 2 horas, em Tallahassee (EUA).
Explico melhor:
Neste momento, o mundo atravessa, turbulento e desconsertado, os primeiros (e desafinados) acordes da Doutrina Trump. Em poucas semanas, após gritar, fazer muxoxo e afirmar que pacificou o mundo em apenas 4 ou 5 telefonemas, invade a combalida Venezuela, se apodera da maior reserva de petróleo do mundo, rosna pra Colômbia e assedia moralmente (nisso o alaranjado é imbatível!) a Groelândia. E. sem descanso, olha para os lados e descobre a chance de mostrar poder, investindo contra um evento esportivo Global, o Campeonato Mundial de Cross Country, em seu quintal.
A cena deve ter sido algo assim:
Mr. Doritos grita para seus asseclas: "Que país é o melhor nessa porcaria? Responderão contritos". E em coro, os capangas: "A Etiópia, que foi pódio em todos os mundiais nas últimas 4 décadas, na categoria sub 20!!". "Então, apertem o cerco nos Vistos de Entrada desse bando de "feios"!"
E os tenentes, tementes que são, cortam fundo: 14 vistos negados para a delegação etíope, candidatíssima à mais uma vitória, principalmente na categoria sub 20!
E, a história deste Mundial passa a ser contada pelas mãos sujas de Donald, uma intervenção divina, como deve ter pensado o anti-bardo!
Será que ninguém, alô Sir Sebastian Coe, pensou no quão danosa poderá ser, qualquer intervenção Trumpiana, no ano de 2028? Nos Jogos de Los Angeles! É assim que começam os desastrosos boicotes Olímpicos. Lembrai-vos de Moscou 1980 e Los Angeles de 1984!

Para "tornar a América mais forte ainda" nos esportes, ele pode, por questões de segurança e estratégias antiterrorismo, negar visto de entrada no país, a todo e qualquer postulante a medalhas! Ok, exagerei um pouquinho, mas em se tratando de Trump, TUDO é possível, tudo é exagerado! O céu, digo, o inferno é o limite.
Sobre o Mundial...
E, agora, quando falta apenas uma hora para o início do Mundial de Cross Country, um dos 6 grandes eventos globais do atletismo este ano, vamos tentar conversar sobre ele:
Com um cardápio surpreendentemente enxuto, com apenas 1 sessão (que pressa!!), mas trazendo os 500 melhores corredores (meio-fundistas, fundistas, meio maratonistas e maratonistas) do mundo, no momento e nas categorias sub 20 e adulta, para homens e mulheres, poderemos acompanhar, como sempre, provas simplesmente eletrizantes e que, muitas vezes são decididas em cima da linha de chegada. Poderemos ter, como de hábito, domínio de três países, do "Chifre da África":
🔸Quênia: que vem com força máxima nesta edição, trazendo a atual e a novíssima geração, de homens e mulheres, jovens e adultos, que já começam a retomar o protagonismo na pista (nos 5 mil, 10 mil e 3 mil com obstáculos)
🔸Uganda: trazendo o multicampeão mundial de cross-country e plurirecordista mundial Jacob Kiplimo, capitão de uma equipe jovem e promissora. Principalmente nas provas para sub 20!
🔸Etiópia: era a equipe favorita para levar, mais uma vez, o ouro nas Sub20 e "mixed relay", mas com a ausência de seus melhores jovens atletas, lutará pelo pódio individual, o país que já contou com gigantes, como Gebrselassie e Bekele, hoje não pode contar com sua juventude de ouro, por conta da invasão política desastrosa e descabida de Trump e sua tropa!
A transmissão, via cabo, é do SporTV (a partir das 11:45, até as 16h). Vou, como de hábito, acompanhar, mas com o auxílio luxuoso das informações ao vivo do canal da worldathletics.org !
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
Sem a participação do Brasil
Nesta edição de Mundial, mais uma vez, não teremos a presença de NENHUM atleta brasileiro. O que demonstra falta de compromisso com a busca e desenvolvimento de novos talentos. Já vários países latino-americanos terão representantes no evento. É, como venho repetindo, infelizmente, já fomos melhores nisso!
Saibam que é do chão de terra e gramado que surgem os grandes fundistas na pista. E é das pistas de tartan que nascem os grandes corredores do asfalto (maratonistas). Neste triste momento, nosso atletismo mergulha, no fundo do ostracismo, carentes de meio-fundistas, fundistas e, por consequência, também de maratonistas.
Mas, de teimosos que somos, acompanharemos este Mundial, sonhando com dias melhores, aqui e acolá!
Lauter no Lance! Leia mais colunas:
Confira outras colunas de Lauter Nogueira no Lance!:
➡️A centenária edição da São Silvestre, coalhada de recordes
➡️Então é Natal! Assim cantava a pivô da Seleção de Basquete...
➡️Nem só de Haaland e Jogos de Inverno vive a Noruega!
➡️The Great World Race, será essa a última fronteira?
Tudo sobre
- Matéria
- Mais Notícias


















