João Fonseca vai estrear em Roland Garros contra ex-semifinalista de Wimbledon
Número 1 do Brasil encara Hurkacz, e Monteiro duela com Kopriva

- Matéria
- Mais Notícias
João Fonseca conheceu, na manhã desta quinta-feira (22), seu adversário de estreia em Roland Garros. Será o polonês Hubert Hurkacz, ex-número 6 do mundo e atual 31º, de 28 anos e dono de oito títulos na carreira (apenas um deles no saibro, o piso do torneio francês). O confronto é inédito e com data e horário a serem definidos. Aos 18 anos, será a primeira participação do brasileiro no Grand Slam francês, que começa no domingo (25).
Relacionadas
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
Dos oito títulos de Hurkacz na carreira, destaque para dois de Masters 1000, ambos na quadra rápida: em Miami, em 2021, em em Xangai, na China, há dois anos.
Até a semana passada, no saibro, na carreira, nesse piso, são 40 triunfos em 73 confrontos do polonês e o título em Estoril, conquistado ano passado. Nesta quinta-feira, ele enfrenta o americano Taylor Fritz (principal favorito),nas quartas de final do ATP 250 de Genebra, na Suíça:
Rival do brasileiro chegou às quartas em Roma
Neste ano, em torneios de ATP, Hurkacz soma 13 vitórias e 9 derrotas, enquanto o número 1 do Brasil e 65º do mundo ganhou 10 das 17 partidas até agora.
Em janeiro, na quadra rápida, o polonês chegou à final da United Cup, perdendo o título para o americano Taylor Fritz (4º). Desde então, seus melhores resultados foram as semifinais de Rotterdam, também na quadra rápida, quando perdeu para o campeão, o espanhol Carlos Alcaraz (3º), e as quartas de final do Masters 1000 de Roma, há duas semanas, quando parou diante do americano Tommy Paul (12º).
Em Roland Garros, Hurkacz tem como melhor resultado as oitavas de final, alcançadas ano passado, quando perdeu para o búlgaro Grigor Dimitrov, e em 2022, quando o algoz foi o norueguês Casper Ruud.
Em Grand Slams, o maior feito do polonês foi ter chegado às semifinais de Wimbledon, em 2021.


João Fonseca pode enfrentar Herbert na segunda rodada
Quem avançar do duelo entre Fonseca e Hurkacz enfrenta um anfitrião: Benjamin Bonzi (60º) ou Pierre Hugues Herbert (149º), na segunda rodada. Numa eventual terceira fase, o brasileiro poderá reeencontrar seu algoz da segunda rodada do Masters 1000 de Indian Wells, em março: o britânico Jack Draper.
Caso chegue às oitavas de final, o pupilo do técnico Guilherme Teixeira poderá reencontrar outro que já o derrotou em 2025: o australiano Alex De Minaur, 9º favorito e responsável pela eliminação do brasileiro na terceira rodada do Masters 1000 de Miami, em março. Numa eventual quartas de final, o tenista carioca poderá medir foças contra o líder do ranking, o italiano Jannik Sinner.

Em janeiro, João Fonseca estreou em Grand Slams derrubando o russo Andrey Rublev, 9º colocado, no Aberto da Austrália, sua estreia em Grand Slams (vídeo abaixo). Até hoje, é a maior vitória da carreira do pupilo do técnico Guilherme Teixeira, da Yes Tennis, no Itanhangá. E parou na rodada seguinte, diante do italiano Lorenzo Sonego.
Pupillo de Guilherme Teixeira em alta
João Fonseca é um dos tenistas que não são cabeças de chave e que podem oferecer perigo em Paris. No site do torneio, o número 1 do Brasil e 65º do mundo é apontado como um dos tenistas que estarão soltos na chave.
- Este ano, em Paris, temos uma abundância de riquezas nesse quesito, já que talentos de ponta como Gael Monfils, João Fonseca, Kei Nishikori e Stan Wawrinka (campeão em 2015) podem ser sorteados para enfrentar qualquer jogador cabeça de chave na primeira rodada. Se um grupo desses talentos perigosos e à espreita for puxado para a mesma seção, as coisas podem ficar realmente interessante - aponta o review do torneio.
Fonseca vem de três derrotas seguidas, mas este ano já venceu o complicado ATP 250 de Buenos Aires, na Argentina, no piso lento, e deu trabalho ao 12º do mundo, o americano Tommy Paul, na segunda rodada do Masters 1000 de Madri. No piso duro venceu os Challengers de Phoenix, nos EUA, em março e em Camberra, na Austrália, em janeiro.
Monteiro estreia contra tcheco em Roland Garros
Além de João Fonseca, o Brasil será representado, na chave masculina de simples em Roland Garros, por Thiago Monteiro (130º), que estreia contra o tcheco VIt Kopriva (85º), em duelo inédito.
Se avançar, o número 3 do Brasil poderá duelar contra o americano Taylor Fritz (4º do mundo), na segunda rodada. O tenista dos EUA estreia contra o alemão Daniel Altmayer.
Essa será a sétima participação de Monteiro em Paris. Até hoje, sua melhor campanha foi em 2020, quando alcançou a terceira rodada, parando diante do húngaro Marton Fucsovics.

Tudo sobre
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias