menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

João Fonseca vai estrear em Roland Garros contra ex-semifinalista de Wimbledon

Número 1 do Brasil encara Hurkacz, e Monteiro duela com Kopriva

João Fonseca devolve a bola na vitória sobre Elmer Moller em Madri (Photo by Thomas COEX / AFP)
imagem cameraJoão Fonseca devolve a bola na vitória sobre Elmer Moller em Madri (Foto: Thomas Coex / AFP)
unnamed-2-aspect-ratio-1024-1024
Gustavo Loio
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 22/05/2025
09:46
Atualizado em 22/05/2025
23:25

  • Matéria
  • Mais Notícias

João Fonseca conheceu, na manhã desta quinta-feira (22), seu adversário de estreia em Roland Garros. Será o polonês Hubert Hurkacz, ex-número 6 do mundo e atual 31º, de 28 anos e dono de oito títulos na carreira (apenas um deles no saibro, o piso do torneio francês). O confronto é inédito e com data e horário a serem definidos. Aos 18 anos, será a primeira participação do brasileiro no Grand Slam francês, que começa no domingo (25).

continua após a publicidade

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

Dos oito títulos de Hurkacz na carreira, destaque para dois de Masters 1000, ambos na quadra rápida: em Miami, em 2021, em em Xangai, na China, há dois anos.

Até a semana passada, no saibro, na carreira, nesse piso, são 40 triunfos em 73 confrontos do polonês e o título em Estoril, conquistado ano passado. Nesta quinta-feira, ele enfrenta o americano Taylor Fritz (principal favorito),nas quartas de final do ATP 250 de Genebra, na Suíça:

continua após a publicidade


Rival do brasileiro chegou às quartas em Roma


Neste ano, em torneios de ATP, Hurkacz soma 13 vitórias e 9 derrotas, enquanto o número 1 do Brasil e 65º do mundo ganhou 10 das 17 partidas até agora.

Em janeiro, na quadra rápida, o polonês chegou à final da United Cup, perdendo o título para o americano Taylor Fritz (4º). Desde então, seus melhores resultados foram as semifinais de Rotterdam, também na quadra rápida, quando perdeu para o campeão, o espanhol Carlos Alcaraz (3º), e as quartas de final do Masters 1000 de Roma, há duas semanas, quando parou diante do americano Tommy Paul (12º).

continua após a publicidade

Em Roland Garros, Hurkacz tem como melhor resultado as oitavas de final, alcançadas ano passado, quando perdeu para o búlgaro Grigor Dimitrov, e em 2022, quando o algoz foi o norueguês Casper Ruud.

Em Grand Slams, o maior feito do polonês foi ter chegado às semifinais de Wimbledon, em 2021.

Todas as campanhas de Hubert Hurkacz em Grand Slams (Reprodução)
O saque é a principal arma do polonês Hubert Hurkacz (Photo by Piero CRUCIATTI / AFP)

João Fonseca pode enfrentar Herbert na segunda rodada


Quem avançar do duelo entre Fonseca e Hurkacz enfrenta um anfitrião: Benjamin Bonzi (60º) ou Pierre Hugues Herbert (149º), na segunda rodada. Numa eventual terceira fase, o brasileiro poderá reeencontrar seu algoz da segunda rodada do Masters 1000 de Indian Wells, em março: o britânico Jack Draper.

Caso chegue às oitavas de final, o pupilo do técnico Guilherme Teixeira poderá reencontrar outro que já o derrotou em 2025: o australiano Alex De Minaur, 9º favorito e responsável pela eliminação do brasileiro na terceira rodada do Masters 1000 de Miami, em março. Numa eventual quartas de final, o tenista carioca poderá medir foças contra o líder do ranking, o italiano Jannik Sinner.

O quadrante da chave de Roland Garros com João Fonseca (Reprodução)



Em janeiro, João Fonseca estreou em Grand Slams derrubando o russo Andrey Rublev, 9º colocado, no Aberto da Austrália, sua estreia em Grand Slams (vídeo abaixo). Até hoje, é a maior vitória da carreira do pupilo do técnico Guilherme Teixeira, da Yes Tennis, no Itanhangá. E parou na rodada seguinte, diante do italiano Lorenzo Sonego.

Pupillo de Guilherme Teixeira em alta

João Fonseca é um dos tenistas que não são cabeças de chave e que podem oferecer perigo em Paris. No site do torneio, o número 1 do Brasil e 65º do mundo é apontado como um dos tenistas que estarão soltos na chave.

- Este ano, em Paris, temos uma abundância de riquezas nesse quesito, já que talentos de ponta como Gael Monfils, João Fonseca, Kei Nishikori e Stan Wawrinka (campeão em 2015) podem ser sorteados para enfrentar qualquer jogador cabeça de chave na primeira rodada. Se um grupo desses talentos perigosos e à espreita for puxado para a mesma seção, as coisas podem ficar realmente interessante - aponta o review do torneio.

Fonseca vem de três derrotas seguidas, mas este ano já venceu o complicado ATP 250 de Buenos Aires, na Argentina, no piso lento, e deu trabalho ao 12º do mundo, o americano Tommy Paul, na segunda rodada do Masters 1000 de Madri. No piso duro venceu os Challengers de Phoenix, nos EUA, em março e em Camberra, na Austrália, em janeiro.

Monteiro estreia contra tcheco em Roland Garros

Além de João Fonseca, o Brasil será representado, na chave masculina de simples em Roland Garros, por Thiago Monteiro (130º), que estreia contra o tcheco VIt Kopriva (85º), em duelo inédito.

Se avançar, o número 3 do Brasil poderá duelar contra o americano Taylor Fritz (4º do mundo), na segunda rodada. O tenista dos EUA estreia contra o alemão Daniel Altmayer.

Essa será a sétima participação de Monteiro em Paris. Até hoje, sua melhor campanha foi em 2020, quando alcançou a terceira rodada, parando diante do húngaro Marton Fucsovics.


Em 2025, João Fonseca também vai debutar na Laver Cup
Em 2025, João Fonseca também vai debutar na Laver Cup



  • Matéria
  • Mais Notícias