menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

João Fonseca abre duelo contra a Grécia pela Davis; acompanhe

Grego Stefanos Sakellaridis é o adversário do número 1 do Brasil

João Fonseca em treino em Atenas, pela Copa Davis (Foto: André Gemmer/CBT)
imagem cameraJoão Fonseca em treino em Atenas, na Grécia, na Davis (Foto: André Gemmer/CBT)
unnamed-2-aspect-ratio-1024-1024
Gustavo Loio
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 13/09/2025
12:16
Atualizado há 2 minutos

  • Matéria
  • Mais Notícias

Neste sábado, João Fonseca, número 1 do Brasil e 42º do mundo, abre o confronto contra a Grécia, em Atenas, pela Copa Davis. O adversário, em confronto inédito, é Stefanos Sakellaridis, de 20 anos, que subiu 29 posições no ranking na última segunda-feira e, ainda assim, ocupa a 286ª colocação. Em seguida, o anfitrião Stefanos Tsitsipas encara o paranaense Thiago Wild (146º). O tenista brasileiro fechou em 7/5 o primeiro set. Os jogos da Copa Davis são disputados em uma melhor de três sets.

continua após a publicidade

➡️ Guga Kuerten completa 49 anos nesta quarta; relembre conquistas; vídeos
➡️ Exclusivo: Capitão do Brasil na Davis fala das duplas e de João Fonseca

João Fonseca começou a partida salvando um break point. Dois games depois, o brasileiro salvou outro break. Sem quebras, o tenista carioca sacou e fez 6/5. No game seguinte, o número 1 do Brasil teve seus dois primeiros breaks no jogo. Sakellaridis salvou o prmeiro com uma passada, mas, no ponto seguinte, com um errro, perdeu o game e o set para o brasileiro: 7/5.

continua após a publicidade

O número 1 do Brasil salvou um break na abertura da segunda parcial. No game seguinte, João Fonseca conquistou mais uma quebra. Em seguida, sacou e abriu 3/0. No quarto game, o brasileiro voltou a pressionar o saque do adversário, que saiu das cordas e diminuiu a desvantagem para 3/1. Na sequência, João Fonseca sacou e abriu 4/1.

CAZÉ TV e DS Sports transmitem a Davis

Neste sábado e no domingo, a Cazé TV e a DS Sports transmitem o confronto do Brasil contra a Grécia. Clique aqui para mais detalhes.

➡️ Ace do Acioly: Por que Bia e João vivem realidades opostas no circuito
➡️ Exclusivo: Capitão do Brasil na Davis analisa temporada de João Fonseca
➡️ Siga o Lance! Olímpico no WhatsApp

continua após a publicidade

Em jogos de ATP na carreira, sem contar os Challengers, Sakellaridis soma apenas três vitórias em seis partidas.

➡️ João Fonseca confirma participação em torneio na Bélgica
➡️ Rival de João Fonseca na Copa Davis tenta quebrar escrita; entenda



➡️ Rival de João Fonseca na Davis enfrenta escrita; entenda
➡️ Medalhista olímpica projeta futuro do tênis feminino no SP Open

Neste ano, são apenas duas vitórias em torneios desse nível, ambas pela Davis, mas diante de adversários de rankings ainda mais baixos: contra os egípcios Mohamed Safwat (460º), por 6/4, 3/6 e 6/2, e Karim Mohamed Maamon (882º), por 6/1 e 6/2. As duas partidas também aconteceram em Atenas, em fevereiro. Naquela semana, o anfitrião era o 472º do ranking.

De lá pra cá, o maior feito de Sakellaridis foi ter vencido dois torneios ITF's (abaixo dos Challengers). O primeiro foi Monastir, na Tunísia, no mesmo mês. Na ocasião, o título veio com vitória sobre o italiano Fabrizio Andaloro, apenas o 616º do mundo, naquela semana, por 5/7, 7/6 e 6/0.

Derrota para compatriota de João Fonseca em Challenger

Em torneios Challengers, em 2025, uma das derrotas do número 2 da Grécia foi para o paranaense Thiago Wild, nas quartas de final de Modena, na Itália, no saibro: 6/3, 6/7 e 7/6, no início de julho.

Contra João Fonseca, o jovem grego fará duelo inédito neste final de semana, pela Davis. O confronto contra Tsitsipas também será o primeiro entre o número 1 do Brasil e o principal tenista da Grécia na carreira.

Além de João Fonseca e Wild nas simples, o Brasil conta com Marcelo Melo e Rafael Matos, campeões do Rio Open e de Winston Salem, nas duplas. Tudo indica que Tsitsipas e o irmão, Petros, farão a dupla grega no confronto diante da equipe do capitão Jaime Oncins.

Grego Stefanos Sakellaridis e o troféu do ITF de Monastir (Reprodução)
Grego Stefanos Sakellaridis e o troféu do ITF de Monastir (Reprodução)



  • Matéria
  • Mais Notícias