Fausto Masnada

Fausto Masnada supreendeu e venceu a sexta etapa (Foto: Divulgação/Giro d´Italia)

LANCE!
16/05/2019
15:01

O Italiano Fausto Masnada venceu nesta quinta-feira a sexta etapa do Giro da Itália, um circuito de média montanha de 238km entre Cassino e San Giovanni Rotondo. Com uma proposta inteligente, Masnada aproveitou uma das subidas para desgarrar do pelotão principal, e conseguir uma grande vitória para a sua equipe, a Androni Giocattoli.

O grande beneficiado pelo resultado, no entanto, foi outro italiano. Valerio Conti, da Emirates um dos concorrentes ao título, foi beneficiado por uma decisão dos técnicos das outras equipes que têm ciclistas favoritos ao caneco. Nenhuma delas resolveu se aproximar dos ciclistas de fuga, para resguardar seus principais atletas para as demais etapas (são 21 no total). Assim, o então líder Primoz Roglic ( Jumbo), além de Simon Yates (Mitchelton), Vicenzo Nibali (Bahrain) e Angel López (Asana) e vários outros chegaram juntos no pelotão principal, todos 7m 19s atrás de Masnada. Isso fez com que Conti passe a ser o líder geral com boa folga. Os cinco melhores até a sexta etapa acabaram saindo da lista dos dez primeiros.

Roglic, Yates, Nibali não estão fora da briga pelo título da mais tradicional prova de ciclismo da Itália. Os três são favoritos na maiorias das provas de montanha e contrarrelógio. Assim, o Giro segue em aberto, com Conti entrando de vez na disputa.

O vencedor
Masnada não escondia a euforia com a vitória. Seu grande objetivo era ganhar uma etapa do Giro, já que a Androni é uma das equipes convidadas (ela não disputa todas as provas, entra apenas em algumas quando recebe uma espécie de 'green card') e o máximo que pode almejar é levar alguma das 21 etapas, o que acabou de conseguir.

– Sabia que teria uma chance se entrasse na fuga, foi o que fiz e, depois busquei ganhar uma boa vantagem – disse Masnada, que cruzou na frente sem pressão, já que Conti, extremamente feliz com o caminhão de tempo que colocou na concorrência, praticamente deixou o compatriota ter o seu dia de glória e desacelerou na reta final.

A sétima etapa, nesta sexta-feria, será entre Vasto e L'Aquila, uma prova de média montanha tal e qual a etapa 6, mas certamente com as equipes dos líderes projetando uma nova estratégia para não deixar que mais uma vez um grupo de fuga vença com tanta facilidade.

Resultados:

Etapa 6

1) Fausto Masnada (ITA/Androni) + 5h45m01s
2) Valerio Conti (ITA/Emirates.... + 05s
3) José Rojas (ESP/Movistar) + 38s
4) Ruben Plaza (ESP/Israel) + 38s
5) Giovanni Carboni (ITA/Bardiani) + 43s
6) Pieter Serry (BEL/Quick Step) + 43s
7) Madouas Valentin (FRA/FDJ) +54s
8) Nans Peters (FRA/AG2R) + 57s
9) Andrey Amador/Movistar) + 57s
10) Amaro Antunes (POR/CCC) + 57s

Classificação Geral
1) Valerio Conti (ITA/Emirates) 25h22m22s
2) Giovanni Carboni (ITA/Bardiani) + 1m41s
3) Nans Peters (FRA/AG2R) + 2m09s
4) José Rojas (ESP/Movistar) + 2m12s
5) Madouas Valentim (FRA/FDJ) + 2m19s
6) Amaro Antunes (POR/CCC) + 2m45s
7) Fausto Masdana (ITA/Androni) + 3m14s
8) Pieter Serry (BEL/Quick Step) + 3m25s
9) Andrey Amador(CRC/Movistar) + 3m27s
10) Sam Oomen (HOL/Sunweb) + 4m57s