Federação libera bandeira da Rússia em competições, e Ucrânia protesta
Determinação aconteceu no polo aquático

Nesta segunda-feira (13), a Federação Internacional de Esportes Aquáticos (World Aquatics) divulgou a autorização para que atletas da Rússia e Bielorrússia disputem competições com direito ao hino, uniforme e sob a bandeira de seus respectivos países.
➡️ Tudo sobre os esportes olímpicos agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Olímpico
➡️Siga o Lance! no Google para saber tudo sobre o melhor do esporte brasileiro e mundial
➡️João Fonseca busca, em Monte Carlo, melhorar a performance no saibro
A entidade, que já havia flexibilizado as regras da categoria de juniores, atualizou os detalhes sobre a participação de atletas que até então competiam com bandeiras neutras. Em represália, a Ucrânia não se apresentou para enfrentar a Rússia pela Copa do Mundo de Polo Aquático, que acontece em Sydney, na Austrália.
+ Aposte na vitória do seu atleta preferido
*É preciso ter mais de 18 anos para participar de qualquer atividade de jogo de apostas. Jogue de forma responsável
Até então, russos e bielorrussos competiam com bandeira neutra nas competições internacionais de esportes aquáticos. Porém, a Federação já havia mudado as diretrizes em acordo com a Unidade de Integridade Aquática (AQIU), para que os juniores competissem sem neutralidade.
— Nos últimos três anos, a World Aquatics e a AQIU têm ajudado com sucesso a garantir que os conflitos sejam mantidos fora dos locais de competição esportiva. Estamos determinados a garantir que as piscinas e as águas abertas continuem sendo locais onde atletas de todas as nações possam se reunir em competições pacíficas — destacou o presidente da World Aquatics, Husain Al Musallam.
De acordo com a entidade máxima dos esportes aquáticos, a autorização para competir só é liberada após os atletas passarem com aprovação por pelo menos quatro testes antidopings consecutivos.
Vale lembrar que, em janeiro, o Comitê Olímpico Internacional manteve a suspensão de russos e bielorrussos, que seguem competindo com bandeiras neutras. Foi assim o que aconteceu nas Olimpíadas de Inverno de Milão-Cortina. Aliás, nesse mega-evento, um ucraniano foi desclassificado ao usar um capacete, no skeleton, com homenagens a atletas mortos na guerra contra a Rússia.

Tudo sobre

Lutas
Destaque do Brasil, Jean Silva volta a liderar Noche UFC
Há 31 minutos
Vôlei
Seleção Brasileira tem primeiro corte para o Sul-Americano de vôlei
Há 58 minutos
NBA
'Não vai funcionar': Shaq critica 76ers de LeBron James
Há 1 hora
Tênis
Rafael Jodar iguala feito do Big 3, Alcaraz e Sinner
Há 1 hora
Lutas
Invicto no MMA, primo de Khabib se aproxima de UFC
Há 2 horas
Tênis
João Fonseca revela meta para alcançar topo do ranking
Há 2 horasMais LANCE!

Bortoleto discorda de Verstappen na F1: 'Devemos ser capazes'

Rafael Câmara mira vaga ao lado de Bortoleto na F1

Laura Pigossi fica a um passo da liderança do tênis brasileiro

Evandro evita pensar em última Olimpíada: 'Não vou pro tudo ou nada'

Calouro da NBA desafia Luka Doncic: 'Quero ver se é lento mesmo'

Alex Poatan não volta ao UFC em disputa por cinturão

João Fonseca sonha com top 20 da ATP no Masters 1000 de Montreal

De João Fonseca a Poatan: leilão de Neymar vai além do futebol

Jos Verstappen coloca futuro de Max na F1 com a Red Bull em dúvida

Carol Meligeni bate principal favorita na final na Argentina

Laura Pigossi celebra aniversário com título na Espanha

Carol e Rebecca são prata no Elite 16 de Copacabana

Zebra francesa entra para seleto grupo com João Fonseca



