Armand Duplantis - Recorde Mundial

Armand Duplantis entrou para seleto grupo de recordistas (Foto: Reprodução Instagram @mondo_duplantis)

LANCE!
09/02/2020
17:20
Turon (POL)

O sueco Armand Duplantis entrou para a história no último sábado ao quebrar o recorde mundial de salto com vara. O atleta de 20 anos atingiu a marca de 6,17m durante a Copa Orlen Copernicus, em Turon (POL). O salto foi apenas um centímetro melhor do que o recorde anterior, do francês Renaud Lavillenie, obtido em 2014, em Donetsk, na Ucrânia.

Duplantis já havia chegado muito perto de conseguir a marca na última terça-feira, em Dusseldorf, na Alemanha, mas esbarrou no sarrafo durante a descida.

– O recorde é algo que eu desejava desde que tinha três anos de idade. É um ano muito importante e essa é uma boa maneira de começá-lo – disse o jovem.

O atleta vem chamando a atenção do mundo do atletismo há algum tempo. Em 2015, ele conquistou o título do Mundial sub-18, em Cali. Em 2017, quebrou o recorde mundial sub-20, com 5,90m. Em agosto de 2018, aos 18 anos, se tornou o quarto atleta da história a alcançar a marca de 6,05m e levou a medalha de ouro no Campeonato Europeu, em Berlim.

Desde 1985, apenas três atletas detiveram o recorde mundial do salto com vara: o ucraniano Serguei Bubka, Renaud Lavillenie e Armand Duplantis.