Após título da AmeriCup, técnico da Seleção 'se despede' do Brasil
Aleksandar Petrovic conquistou sua primeira AmeriCup com o Brasil

A história voltou a ser feita pela Seleção Brasileira Masculina de Basquete no domingo (31). Em uma sólida campanha, desde a fase de grupos, o time comandado por Aleksandar Petrovic venceu dois adversários de peso - Estados Unidos e Argentina - em sequência para sagrar-se pentacampeão da AmeriCup. Após as comemorações, o técnico croata anunciou seu retorno ao seu país na Europa.
➡️ Galvão Bueno manda recado para Seleção Brasileira após título da AmeriCup sobre a Argentina
➡️ Com ex-Flamengo, Brasil tem dois destaques na Seleção da AmeriCup; veja lista
— Embarco para a Croácia em algumas horas e quero agradecer a todos que fizeram parte desta jornada maravilhosa de basquete brasileiro. Primeiramente, aos jogadores, à comissão técnica e médica, à CBB e, aos dois Presidentes e dois Amigos, Gui Peixoto e Marcelo Sousa — escreveu Petrovic.
Entre os comentários da publicação no X (antigo Twitter), os torcedores brasileiros celebravam o título e agradeciam o trabalho feito pelo técnico na Seleção Brasileira. A emoção era tanta que alguns fãs chegaram a oferecer pagar o aluguel de Petrovic no Brasil para que ele se mantenha no país.
O croata não deixou de responder o pedido do torcedor para ele morar no Brasil. Segundo o técnico, o "mandaram" de volta para a Croácia. A resposta, no entanto, não foi bem recebida por um torcedor, que pensou que a Confederação Brasileira de Basquete (CBB) havia dispensado Petrovic.
Apesar do que pode ter interpretado o torcedor, Petrovic não saiu do comando da Seleção Brasileira. De volta a Amarelinha antes de Paris 2024, o técnico renovou o contrato com a equipe por todo o ciclo olímpico de Los Angeles 2028.
Antes mesmo despedida de Aleksandar em seu perfil pessoal, na qual brincou sobre ser mandado para a Croácia, a CBB publicou o passaporte do Brasil do técnico. A entidade ainda afirmou que Petrovic era oficialmente brasileiro, com uma legenda que destacava a alcunha de "o croata mais Brasil de todos os tempos".
Como foi a final da AmeriCup entre Brasil e Argentina?
📝 Texto: Gustavo Loio
O primeiro, como era de se esperar, período foi bastante equilibrado. O Brasil terminou vencendo por 16 a 15. Gui Deodato, com 9 pontos, e Bruno Caboclo, com 5, foram os destaques da equipe.
No segundo quarto, o Brasil chegou a abrir 29/20. A um minuto do fim da parcial, Georginho fez 31/22 (vídeo abaixo). E a seleção brasileira fechou em 31 a 24.
➡️Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
A Argentina encostou no placar no início do terceiro quarto: 28/31. Com uma mais uma cesta de três de Georginho, o Brasil fez 36/28. Yago Santos brilhou em seguida e, com outra de três, fez 39/28 para o Brasil (vídeo abaixo). Os argentinos não se entregaram, e a vantagem brasileira foi de 42 a 36, ao final da parcial.
O Brasil liderava por 48/36 a sete minutos do fim do último quarto. E 52/43 era a vantagem brasileira a menos de três minutos para o fim da decisão. A menos de dois minutos do fim, Benite acertou um arremesso de três pontos e a seleção fez 55/45. Pouco tempo depois, a seleção, enfim, voltou a soltar o grito de campeão.


Fora de Campo
Suposto erro do Miami Heat 'entrega' destino de Lebron James; entenda
Há 8 minutos
Tênis
João Fonseca fatura quarta maior premiação do ano no UTS Rio
Há 6 horas
Fórmula 1
Brasileiro será reserva na Fórmula 1 em 2027, indica jornalista
Há 9 horas
Fórmula 1
Bortoleto entra no top 3 do ranking do GP da Bélgica
Há 12 horas
Vôlei
Zé Roberto aponta caminho para o Brasil vencer o Japão na VNL
Há 12 horas
Tênis
Jornalista faz alerta: 'João Fonseca está muito longe de ganhar um Grand Slam'
Há 13 horasMais LANCE!

'A melhor atuação que já vi': Adesanya exalta Du Plessis no UFC

Bortoleto recebe elogios da Audi após sequência de bons resultados

Brasil volta aos treinos após eliminação inédita na VNL

Ankalaev admite trauma pós-Alex Poatan antes de voltar ao UFC

Julia Bergmann puxa Brasil nas estatísticas da VNL; veja números

Loio no Lance! vê Guto Miguel com chance de estrear na Davis

Brasil confia em 'freguesia japonesa' para avançar na VNL; veja retrospecto

Rivais de João Fonseca na Copa Davis caem no ranking

WTA inicia testes de gênero para disputa de torneios profissionais

Bernardinho considera 'legítimas' críticas ao Brasil na VNL

VNL Feminina: fase final começa com Brasil x Japão; veja o chaveamento

'De volta à borracharia': meme do Brasileirão começou com Alex Poatan no UFC

Fora da Copa, Brasil busca penta 'inusitado' no UFC



