menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Papo com Helio Castroneves: O automobilismo e seus desafios, dentro e fora das pistas

Piloto teve ano corrido em meio a muitas disputas

Helio Castronves no treino em Cuiabá (Foto: Marcelo Machado de Melo Vicar/Stock Car)
imagem cameraHelio Castroneves teve ano movimentado no automobilismo (Foto: Marcelo Machado de Melo Vicar/Stock Car)
Autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, esse texto não reflete necessariamente a opinião do Lance!
Dia 05/12/2025
17:11

  • Matéria
  • Mais Notícias

Olá, amigos, tudo bem? Estou escrevendo aqui dos Estados Unidos, para onde embarquei no dia 30 mesmo, logo após a etapa de Brasília do BRB Stock Car Pro Series. Tem sido para mim motivo de muita alegria participar do campeonato da Vicar e trabalhar com uma equipe de automobilismo tão sensacional como a A. Mattheis Motorsport, mesmo que os resultados não sejam ainda os esperados. Mas vamos chegar lá, tenho certeza.

continua após a publicidade

Por outro, acabou sendo um ano muito corrido para mim. No final das contas, sobrou pouco tempo para eu resolver as muitas coisas que tenho de fazer aqui, dentro e fora do ambiente do automobilismo, o que me obrigou a frequentar a "ponte aérea" São Paulo – Miami – São Paulo mais vezes do que imaginava. Isso não impede, obviamente, que a experiência esteja sendo muito válida, mas vou precisar me organizar melhor no ano que vem, caso seja possível.

União de forças em prol do automobilismo brasileiro

Falando nisso, a etapa de Brasília foi uma prova do que é possível acontecer quando forças se unem com o propósito de aperfeiçoar o nosso automobilismo. A reinauguração do Autódromo Internacional Nelson Piquet, com a 11ª e última etapa do BRB Stock Car Pro Series e final da Stock Light, representou o reencontro do automobilismo com uma pista histórica, que volta ao calendário para, se Deus quiser, jamais sair.

continua após a publicidade

Como contei para vocês na coluna passada, tive bons momentos em Brasília nos meus tempos de monopostos no Brasil, razão pela qual pedi para o Alan Mosca pintar meu capacete com o mesmo layout e cores daquele que usei na no início da minha carreira. E ficou lindo! Obrigado, Alan e equipe!

➡️ Papo com Helio Castroneves: confira todas as colunas

Mas esse capacete especial não me ajudou a obter resultados semelhantes, pois tivemos dificuldades com o Stock Car SNG01 Chevrolet Tracker #06 na sexta e no sábado. Para completar, quem não estava bem no domingo era aquela "pecinha" que fica entre o volante e o banco do piloto, ou seja, eu mesmo. Explico. Já cheguei na Capital Federal meio gripado, nada que comprometesse as atividades de sexta e sábado. É verdade que estava moído depois da Sprint, mas achei que estava tudo bem.

continua após a publicidade
Helio Castroneves precisou fazer pit stop no centro médico (Foto: Divulgação)
Helio Castroneves precisou fazer pit stop no centro médico (Foto: Divulgação)

No domingo, minha gente, aí que a coisa pegou. Dormi mal e, na hora de me levantar, parecia que estava pregado na cama, de tão difícil que pareceu. Participei do Warmup e fui procurar o Dr. Dino. Fui medicado, tomei soro, fiquei um pouco no posto médico e saí de lá melhor, mas não era o dia mesmo. O esforço da corrida fez com que eu me sentisse cada vez mais indisposto e, nesse caso, é difícil manter a concentração e o ritmo. Foi quando decidi parar um pouco antes da bandeirada, para evitar um acidente.

Acidente em Brasília

E por falar em acidente, como todos sabem, no treino de sexta-feira houve um grave envolvendo o Bruno Baptista, que rodou na reta de largada/chegada, e o João Paulo Oliveira, que vinha a seguir e bateu em T. Esse tipo de batida é muito perigoso, tanto que ambos tiveram lesões, mas graças a Deus numa intensidade muito menor do que pareceu no momento. Fico feliz que os pilotos estejam se recuperando bem. Vamos vê-los rapidamente na ativa, certeza disso.

Como acontece em acidentes de avião, também nesse caso a gente precisa entender o que aconteceu para evitar futuras ocorrências. A CBA reteve os carros para uma análise que envolverá também a Audace, Vicar, equipe e muito mais gente. É importante que isso aconteça para o bem da categoria e o automobilismo como um todo.

Antes de encerrar, quero parabenizar todos os campeões do Campeonato Brasileiro de Kart, em seu Grupo 2:

Mirim #116-JOAQUIM MEDEIROS / FAEES, 9 anos
F4 Grand Super Sênior #3-EDUARD MORCEGÃO / FAEMT, 51 anos
F4 Sênior 60+ #111-SERGIO RAMOS / FAUESC, 62 anos
F4 Novatos #222-JOSE CABANAS / FAEES, 17 anos
F4 Sênior #107-BRUNO GRIGATTI / FAUESC, 36 anos
Cadete #51-GABRIEL SAGRILLO / FAEES, 11 anos
F4 Super Sênior #222-WALDIR BELIZARIO / FAUESC, 45 anos
F4 Júnior #8-RAPHAEL GEBARA / FAERJ, 12 anos
F4 Graduado #25-MURILO FIORE / FAMS, 28 anos

Abração a todos e até semana que vem!

Papo com Helio Castroneves: veja mais colunas

Todas as sextas, acompanhe os relatos e as análises do piloto Helio Castroneves sobre as principais competições automobilísticas no Brasil e no mundo.

➡️De volta a Brasília, agora para sua reinauguração
➡️Entre Cuiabá e Brasília, Brasileiro de Kart!
➡️Aqui dos EUA, um olho em Cuiabá, o outro em Brasília e o coração no Velocitta
➡️Campo Grande, 36ºC! Ou serão 25ºC?
➡️Com provas em Campo Grande, Cuiabá e Brasília, nossa maratona no Centro-Oeste está chegando!
➡️Não sou vidente, mas minha previsão foi certeira no Velocitta

  • Matéria
  • Mais Notícias