Seminário de São José receberá palestra exclusiva de Defesa Pessoal

Palestra de defesa pessoal será apresentada pelo Mestre Sylvio Behring e o professor Helder Andrade para seminaristas, padres e diáconos no dia 20

Mestre Sylvio Behring e o professor Helder Andrade são os responsáveis por comandar a palestra (Foto divulgação)
Mestre Sylvio Behring e o professor Helder Andrade são os responsáveis por comandar a palestra (Foto divulgação)

Escrito por

Por Yago Rédua

No próximo dia 20, no Seminário Arquidiocesano de São José, no Rio Comprido, na região central do município do Rio, será realizada uma palestra de GPCI – Gerenciamento Progressivo de Comportamento Inconveniente – que será apresentada pelo Mestre Sylvio Behring e o professor Helder Andrade para seminaristas, padres e diáconos. A organização do evento está sendo feita por Adriana Conde, fundadora do Instituto Rios de Amor.

Ícone do Jiu-Jitsu, especialmente quando se trata de Defesa Pessoal, o Mestre Sylvio aponta como um “marco” na história da Igreja Católica. Como tem viajado, Behring disse que tem apenas auxiliado na elaboração da palestra e destacou a “felicidade” com ela.

- É um marco dentro da igreja católica, porque é uma quebra de paradigma. Da forma como está sendo feita, natural e espontânea, é contagiante e emocionante. Eu fico emocionado toda vez que eu recebo algo sobre o evento. Estou muito motivado e alegre. A Adriana Conde está fazendo um trabalho maravilhoso na organização, o Helder Andrade que está preparando tudo sobre o seminário, enquanto estou viajando. Fui para o Sul, depois Dubai (EAU), estou no Canadá e ainda vou para São Paulo. Mas, estou muito feliz com essa oportunidade - disse o Mestre Sylvio, que é responsável pelo CT Rios Behring.

Helder Andrade, quem vem transformando o curso que é dado em cerca de 40 horas, em uma palestra de 1h30, contou que não é fácil. O professor destacou a “humanização” dos seminaristas, fato que muitas pessoas ignoram, como o próprio faixa-preta contou.

- Eu achei inusitado no começo. Eu cheguei até o Seminário São José através do Sylvio Behring. Realmente, é inacreditável. Existem perguntas, de verdade, que eu não saberia responder. Mas, o seminarista é um ser humano como qualquer outro. As pessoas tendem a achar que eles são estranhos, esquisitos, uma espécie de ser de outro planeta. Mas, eles têm os mesmos sentimentos que a gente, gostam de coisas que as pessoas ‘comuns’ gostam. Uma cervejinha, vinho, churrasco e, inclusive, de praticar Jiu-Jitsu. Foi bem legal. Fizemos uma adaptação, porque o foco sempre são os profissionais das artes marciais, de segurança… De repente, recebi esse convite, que pra mim é uma honra enorme - apontou.

Como surgiu o interesse da palestra

Os seminaristas mais jovens no Seminário Arquidiocesano de São José são praticantes de Jiu-Jitsu. Lá dentro, o responsável por ministrar as aulas é o professor Alexandre Pinheiro – que também é um seminarista. Adriana Conde, amiga do Padre Valdir Lima, levou o Mestre Sylvio Behring para dar uma aula e demonstrar um pouco da sua experiência nos tatames.

Desta maneira, com a aula do Mestre Sylvio, surgiu o interesse por uma palestra um pouco mais abrangente de GPCI. A simples aula virou um evento que será composto por missa, o próprio seminário de GPCI, uma confraternização natalina com o cantor Robson Ventura e o encerramento. Dom Orani Tempesta, cardeal brasileiro, mandou uma mensagem através do WhatsApp para organizadora Adriana Conde e parabenizou sobre a iniciativa do evento.

SERVIÇO:

Palestra de GPCI

Data: 20 de dezembro de 2018
Local: Seminário Arquidiocesano de São José, Av. Paulo de Frontin, 568, Rio Comprido

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter