menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Jovem brasileira assume liderança do ranking mundial de taekwondo

Aos 22 anos, Maria Clara Pacheco chega embalada ao Mundial da modalidade

Beatriz-Pinheiro-aspect-ratio-1024-1024
Beatriz Pinheiro
São Paulo (SP)
Dia 01/10/2025
13:11
Maria Clara Pacheco conquistou dois ouros em Grand Prix em 2025
imagem cameraMaria Clara Pacheco conquistou dois ouros em Grand Prix em 2025 (Foto: World Taekwondo)

  • Matéria
  • Mais Notícias

O ranking mundial de taekwondo tem uma nova líder da categoria até 57kg: a brasileira Maria Clara Pacheco, de 22 anos. Vivendo temporada de títulos após a disputa dos Jogos de Paris, ela alcançou os 140.59 pontos, superando a sul-coreana Yu-jin Kim, campeã olímpica em 2024.

continua após a publicidade

➡️Lance! Olímpico: conheça Maria Clara Pacheco, destaque do taekwondo brasileiro

Em 2025, Maria Clara foi campeã do Grand Prix de Charlotte, nos Estados Unidos, em junho, e do Grand Prix de Muju, na Coreia do Sul, em agosto, torneios chave para a preparação da atleta para o Mundial da modalidade, principal evento da temporada. Neste ano, a brasileira também conquistou a medalha de ouro no Rio Open e nos Jogos Universitários.

O grande sucesso na temporada pós-olímpica se deve, segundo a própria atleta, a uma mudança importante em sua rotina de treinamentos. Durante entrevista exclusiva com a reportagem do Lance!, Maria Clara revelou que teve o apoio de uma equipe multidisciplinar para buscar a evolução.

continua após a publicidade

— A parte tática foi o que mais fez a diferença, eu me impor mais na luta, a minha postura. Agora eu tô com uma equipe multidisciplinar com psicóloga, nutricionista, preparador físico, uma equipe bem completa que me ajudou a ter essa mudança tão forte e tão rápida - disse, na ocasião.

Com a última atualização do ranking, Maria Clara Pacheco repete o feito de Natália Falavigna, medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008, que até então era a única mulher brasileira a alcançar o topo do ranking.

continua após a publicidade

➡️Campeão do taekwondo supera arritmia cardíaca e recupera Pan perdido

Maria Clara Pacheco (centro) foi campeã do Grand Prix em 2025
Maria Clara Pacheco (centro) foi campeã do Grand Prix em 2025 (Foto: World Taekwondo)

De olho no futuro

O próximo desafio de Maria Clara Pacheco é o Mundial de Taekwondo, entre os dias 24 e 30 de outubro, em Wuxi, na China. Medalhista de bronze em 2023, ela quer o título para coroar o início deste ciclo olímpico.

— Pra ser bem sincera, eu queria muito ser campeã mundial, queria muito mudar a cor da medalha, mas eu tô tentando manter os meus pés no chão e pensar com carinho nesse evento. Por mais que tenha sido muito grandioso pra mim a medalha de bronze, foi algo muito sofrido pra mim perder a semifinal, em 2023, me machucou bastante não ser campeã sabendo que poderia ter dado mais, faltou alguma coisa pra conseguir aquilo, foi algo que eu carreguei comigo por muito tempo e eu tô tentando não levar pra esse evento - disse, ao Lance!

➡️ Tudo sobre os esportes Olímpicos agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Olímpico

  • Matéria
  • Mais Notícias