LANCE!
04/05/2018
09:42
São Paulo (SP)

Cinco clubes já estão garantidos nas oitavas de final da Copa Libertadores, que terá sua fase de grupos encerrada no dia 24 de maio. Palmeiras, o primeiro a se garantir, ganhou as companhias de Santos, Libertad (PAR), River Plate (ARG) e Racing (ARG) nesta semana. Grêmio, Cruzeiro, Flamengo e Corinthians estão muito próximos da vaga. Vasco está fora, sem vitórias em seu grupo. Confira a tabela da competição e simule os resultados na reta final da fase.

Os classificados
​Palmeiras chegou a 13 pontos no Grupo 8 e tem a melhor campanha da Copa: irá garantir a situação se vencer o Júnior Barranquilla (COL), em casa, na última rodada e, assim, teria o direito de decidir todos os mata-matas no Allianz Parque até a final. River Plate e Racing, com 11 pontos nos Grupos 4 e 5, respectivamente, precisam de empates diante de Flamengo e Cruzeiro para se garantirem na liderança. Santos, com nove pontos no Grupo 6, fica em primeiro com vitória na rodada final, contra o Real Garcilaso (PER), em casa. Libertad (12 pontos) só perde a ponta se for goleada por cinco gols de diferença para o Atlético Tucumán (ARG), em casa, na última rodada do Grupo 3.

Brasileiros quase lá
​Grêmio, Corinthians, Cruzeiro e Flamengo estão com suas vagas nas mãos. O Tricolor, líder do Grupo 1 com oito pontos, precisa de mais uma vitória em duas rodadas, contra Monagas (VEN), fora, e Defensor (URU), em casa. A Raposa só não passa se algo de outro planeta acontecer: perder no Mineirão para o Racing e ver a Universidad de Chile vencer o Vasco, em Santiago, por 15 gols de diferença. O ótimo saldo de nove gols faz o Cruzeiro precisar de vitória simples sobre os argentinos para fechar o grupo em primeiro.

Ao Fla, basta vencer o Emelec (ECU), no Rio, na próxima rodada, para carimbar a vaga, ir a nove pontos e jogar por vitória contra o River, na Argentina, para ficar na liderança. O Timão é o líder do Grupo 7, com sete pontos a duas rodadas do fim. Uma vitória contra o Deportivo Lara (VEN), fora, classifica o Timão. Mesma que perca, a vaga estará garantida na rodada final com vitória diante do Millonarios (COL), na Arena Corinthians. Os confrontos diretos da chave, que está embolada, deixam o time nesta situação.

Gringos quase lá
Nacional (URU) e Atlético Tucumán (ARG) estão com classificações bem encaminhadas. O primeiro só cai fora no grupo do Peixe se for goleada por mais de três gols para o Estudiantes (ARG), na Argentina, na rodada final. O Tucumán precisa de um empate contra o líder Libertad, no Paraguai. Líder do Grupo 2 com nove pontos, o Atlético Nacional (COL) só precisa de um empate nos dois jogos que restam, contra Delfín (ECU), fora, e Colo-Colo (CHI), em casa.

Gigantes ameaçados
​Peñarol (URU), no Grupo 3, precisa vencer o The Strongest (BOL), fora, na última rodada e torcer para que o Libertad vença o Tucumán, no Paraguai. Um empate no jogo de seus adversários o elimina da Copa. Boca Juniors (ARG), no Grupo 8, precisa vencer o Alianza Lima (PER), na Argentina, e torcer para que o Palmeiras não perca do Júnior Barranquilla (COL), no Allianz Parque - vitória do time colombiano elimina os argentinos, seis vezes campeões da Libertadores.

Já estão eliminados
Vasco, Monagas (VEN), The Strongest (BOL) e Alianza Lima (PER) não têm mais chances de classificação para as oitavas de final da Copa.

Quem seriam os classificados hoje?

Primeiros: Palmeiras, Libertad, River Plate, Racing, Santos, Grêmio, Atlético Nacional e Corinthians.
Segundos: Atlético Tucumán, Cruzeiro, Cerro Porteño, Independiente, Júnior Barranquilla, Nacional, Flamengo e Bolívar.
Sorteio: os duelos das oitavas serão definidos em sorteio (primeiros x segundos), a ser realizado em 4 de junho, segunda-feira, às 20h