lance biz logo

Mercado do Esporte

twitter logo
twitter logo
twitter logo
twitter logo

Receitas, público e audiência: números comprovam sucesso da Copa Feminina e crescimento da modalidade

Mundial quebra recordes e consolida novo momento do futebol feminino no mundo dos negócios

Copa-do-Mundo-1-aspect-ratio-512-320

Copa do Mundo quebra recordes de público, audiêncie e receitas (Foto: Divulgação/Fifa)

Lance! - 22/08/2023 - 12:30

Lance! - 22/08/2023 - 12:30

Apesar da decepção da Seleção Brasileira, a Copa do Mundo Feminina foi um sucesso do ponto de vista dos negócios. Além do faturamento recorde, o torneio quebrou marcas históricas e estabeleceu novos padrões de público, audiência e premiação.

Os números comprovam o novo momento do futebol feminino. A modalidade, que já estava evoluindo nos últimos anos, alcançou um novo degrau no mundo do business esportivo.

+ Premiação da Copa do Mundo Feminina 2023: veja quanto a Espanha fatura com título

- A tendência é que o futebol feminino continue crescendo de forma ainda mais acelerada, e essa enorme visualização ao longo de todo o torneio mostra como o interesse e o espaço para a modalidade estão caminhando para uma direção mais justa. Os países que não derem a devida atenção à categoria ficarão para trás, seja dentro de campo ou nas demais áreas que envolvem esse esporte - afirma Fábio Wolff, membro do comitê organizador do Brasil Ladies Cup - torneio amistoso de futebol feminino - e especialista em marketing esportivo.

Os principais números da Copa do Mundo Feminina

✔️
Disputado na Austrália e Nova Zelândia, o torneio ultrapassou o recorde de público de 2015 de 1,35 milhão antes mesmo da conclusão das oitavas de final. No total, 1,97 milhão de pessoas foram aos jogos do Mundial.

✔️ A Copa Feminina gerou mais de US$ 570 milhões em receita para a Fifa. O valor recorde foi celebrado por Gianni Infantino, presidente da entidade: "Geramos a segunda maior receita de qualquer esporte além, é claro, da Copa do Mundo masculina, no cenário global.”

+ Ranking Biz: Os maiores acordos de patrocínio máster no futebol brasileiro

✔️
A Cazé TV, canal do streamer Casimiro Miguel no Youtube, somou mais de 69 milhões de visualizações com todos os 64 jogos do Mundial, transmitidos ao vivo e de forma gratuita.

✔️
A Fifa teve 30 patrocinadores na Copa Feminina, contra 14 da última edição, disputada na França, em 2019.

✔️
A Fifa concedeu US$ 110 milhões (R$ 540 milhões) em premiação às seleções e jogadores. O valor é quase quatro vezes maior que a edição de 2019 (US$ 30 milhões) e sete vezes mais do que a de 2015 (US$ 15 milhões).

Copa do Mundo Feminina - Espanha

Com Espanha campeã, Copa do Mundo Feminina foi um sucesso (Foto: Franck Fife/AFP)

Ainda há obstáculos financeiros

Apesar de ser um recorde, o valor total de premiação da Copa Feminina (US$ 110 milhões) representa apenas uma fração dos US$ 440 milhões destinados à Copa do Mundo Masculina de 2022.

A meta da Fifa é conceder prêmios iguais a partir da Copa do Mundo de 2027, que ainda não tem sede definida e pode ser disputada no Brasil.

Cabe destacar um ponto positivo da premiação da Copa do Mundo Feminina: cerca de 45% do montante total será pago pela Fifa diretamente às 736 atletas.

- As premiações, inclusive as individuais para cada uma das jogadoras, sem dúvidas, terão um impacto real e significativo nas carreiras e na vida delas. Todas vão receber uma distribuição financeira recorde com base em seu desempenho e isso poderá ser reinvestido no futebol de seus países. É uma boa forma de ajudar a impulsionar um esporte que já apresenta amplo crescimento - comenta Renê Salviano, CEO da Heatmap, empresa especializada em marketing esportivo.

Compartilhetwitter logofacebook logowhatsapp logo
share logo

Relacionados