Internacional encara o peso de uma espera de 45 anos
Última vez que o Colorado levantou a taça do Brasileiro foi em 1979

A cinco dias da estreia no Brasileirão, o Internacional encara o peso de uma espera de 45 anos. É que a última vez que o Colorado levantou a taça do nacional foi em 1979, quando conquisto o tricampeonato. O Rio Grande do Sul, o País e o mundo eram outros. O Estado ainda era um exemplo na educação, o Brasil vivia os últimos anos da ditadura militar e o mundo vivia em plena Guerra Fria. Além disso, a internet nem existia. Desde lá, muita coisa mudou.
➡️Tudo sobre o Colorado agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Internacional
Se ficarmos apenas no campeonato, vale lembrar as mudanças da competição. Eram tempo de regime militar e um ditado dizia que "onde a Arena [partido da situação] vai mal, um time no nacional. Onde a Arena vai bem, outro time também". Assim, o Brasileiro daquele ano teve 94 times.
As equipes foram divididas em chaves e, após três fases, o Colorado chegou às semifinais eliminando o Palmeiras e encarando o Vasco nas finais. A competição começou em 16 de setembro. Comandado por Ênio Andrade, o Alvirrubro sagrou-se campeão invicto, com 16 vitórias e sete empates.
Desde então, o Brasileirão teve diversas fórmulas até se firmar, em 2003, com os pontos corridos. Nesses 45 anos, o Colorado bateu na trave seis vezes, sendo vice-campeão em 1988, 2005, 2006, 2009, 2020 e 2022. Em 1987, ainda foi vice na Copa União.
Temporada tem mais duas competições
Para 2025, o Internacional ainda terá que dividir suas atenções entre Brasileiro, Libertadores e Copa do Brasil. Até dia 1º de junho, as três competições estarão na agenda alvirrubra, sendo 11 jogos pelo nacional, seis pelo torneio continental e dois pela copa nacional. Depois, o futebol para por um mês para a disputa do Mundial de Clubes FIFA.
O período será usado por Roger Machado e sua comissão técnica como uma intertemporada, tanto para recuperar os atletas da maratona inicial, como para preparar o grupo para o restante do ano. Dependendo dos desempenhos na Libertadores e na Copa do Brasil, o Colorado continuará com partidas no meio e no final de semana.
Se cair em alguma das copas, poderá se dedicar exclusivamente ao Brasileirão. Para o torcedor mais supersticioso, vale registrar que o campeonato deste ano tem uma semelhança com o conquistado em 1979: a última rodada acontecerá no dia 21 de dezembro, a quatro dias do Natal. Naquele ano, a final aconteceu no dia 23.

Tudo sobre

Futebol Feminino
Inter reforça equipe de psicologia do departamento de futebol feminino
Há 5 horas
Futebol Feminino
CBF detalha datas e horários das oitavas da Copa do Brasil Feminina
Há 1 dia
Copa do Mundo 2026
Brasileirão na Copa do Mundo: quem avança e quem volta para casa?
Há 4 dias
Futebol Nacional
CBF cria nova janela de transferências após antecipação do Brasileirão
Há 6 dias
Corinthians
Corinthians x Inter: veja datas, horários, locais e transmissões das oitavas da Copa do Brasil
Há 1 semana
Brasileirão
Com novo modelo de horários e jogos durante a Copa, CBF divulga tabela do Brasileirão
Há 1 semanaMais LANCE!

Mãe de Plata, do Flamengo, republica vídeo detonando Valencia: 'Pior atacante que já vi'

Colômbia encontra no Brasil a força para sonhar alto na Copa do Mundo

De saída do Cruzeiro, meia desperta interesse de clubes da Série A

Copa do Brasil Feminina 2026: veja os confrontos das oitavas de final

Hernandez abre jogo sobre relação de Mbappé e Dembélé na França: 'Posso garantir'

Copa do Brasil Feminina define oitavas de final em sorteio na próxima segunda

Craque da Coreia do Sul, Son jogou na Arena do Grêmio e fez gol no Beira-Rio

Internacional mira contratação de Gui Negão, do Corinthians

Arrascaeta, Canobbio e mais: veja a numeração do Uruguai para a Copa do Mundo

Ex-Internacional brilha na MLS e celebra vitória sobre o Inter Miami de Messi

Copa do Mundo de 2026 terá recorde de jogadores do Brasileirão; veja nomes

Emprestado pelo Corinthians ao Inter, Félix Torres disputará a Copa do Mundo

Veja gols de Bragantino x Internacional: Massa Bruta vence em jogo de golaços






