menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Projeto de retorno de cerveja aos estádios avança em São Paulo

Bebidas alcoólicas são proibidas em estádios de SP desde 1996

966788f4-4774-4f65-9a21-7ba6b26a46b3_IMG_5740_08128 (1) 1
Izabella Giannola
São Paulo (SP)
Dia 30/09/2025
15:35
Morumbis
imagem cameraComercialização de bebidas em estádios de São Paulo estão sendo discutidas (Foto: Divulgação/São Paulo)

  • Matéria
  • Mais Notícias

Os estádios de São Paulo podem estar próximos de liberar a venda de cerveja, proibida há mais de 30 anos.

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

O Lance! apurou que o projeto recebeu aval da Comissão de Constituição, Justiça e Redação e agora está na Comissão de Assuntos Desportivos. Agora, o próximo passo será a liberação do aval da Assembleia Legislativa de São Paulo e também da Comissão de Finanças e Orçamento. Com isso, o projeto fica apto para ser votado em plenário.

continua após a publicidade

A reportagem teve acesso ao projeto de lei que está sendo votado. O projeto de lei autoriza a venda e o consumo de bebidas alcoólicas em estádios e arenas de futebol no Estado de São Paulo, definindo como “fornecedor” a pessoa jurídica ou física formalmente autorizada pela administração do local.

➡️‘Não é Batman e nem Superman’: Crespo fala sobre condição física de Lucas Moura

A comercialização ficaria limitada a bebidas com teor alcoólico de até 15% (15º GL), em bares, lanchonetes, congêneres, camarotes e áreas VIP. As vendas, se o projeto for aprovado, poderão ocorrer a partir de duas horas antes do início da partida ou evento e devem encerrar até uma hora após o término.

continua após a publicidade

As bebidas precisariam serem servidas em embalagens plásticas descartáveis de até 500 ml. Seria proibida a entrada do torcedor portando bebida alcoólica e vedada a venda ou entrega a menores de 18 anos, com responsabilização civil e criminal do fornecedor ou responsável, conforme a legislação vigente.

Arena Pacaembu
(Foto: Marcello Zambrana/AGIF)

Justificativas do projeto

No projeto de lei, existem também algumas justificativas sobre o porquê da liberação de bebidas alcoólicas nos estádios paulista estar sendo defendida.

continua após a publicidade

Entre elas, a argumentação que os torcedores já realizam o consumo na parte externa dos estádios, o que poderia ser mais controlado.

Apontou-se como maior exemplo a Copa do Mundo de 2014, quando o consumo e a comercialização de cerveja foram liberados nas arenas sem registro de incidentes nas 12 sedes.

Além disso, estados como Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro foram citados como exemplos de lugares nos quais existe esta liberação.

  • Matéria
  • Mais Notícias