Pitaco do Guffo: os números da Copa do Brasil
A épica vitória do Corinthians trouxe uma certeza: Dorival Júnior sabe jogar essa competição

Carregando conteúdo exclusivo...
A épica vitória do Corinthians no Maracanã contra o Vasco da Gama no domingo (21) trouxe alegria para a imensa massa corintiana e uma certeza: Dorival Júnior sabe jogar essa competição. Com sua quarta conquista, ele empatou com Felipão como treinador com mais títulos, e ainda pode ultrapassar o gaúcho, que está aposentado. Partindo das finais e voltando à primeira fase, vamos decifrar o que falam os números da Copa do Brasil.
Lembrando que foram 92 times na competição, sendo que 80 se enfrentaram em partida única em duas fases, sobrando 20 classificados. A esses, outros 12 se juntaram para a terceira fase, os 32-avos-de-final. E daí adiante até as finais entre Vasco e Corinthians. A última edição com final dupla, aliás. Sentiremos falta!
Menos gols que o esperado
Claro que uma competição eliminatória, onde você pode jogar toda sua sorte em uma partida, os times tendem a se expor menos. E, por isso, a média de gols da CBR este ano foi baixa: 0,8 gol por partida. Ao pegar a métrica dos gols esperados (expected goals), a média é de 1,1 xG por partida. Ou seja, na média, os times marcaram menos gols que o esperado.
Claro que houve uma boa criação de chances, com uma média de 4,1 chances criadas por jogo, sendo a média de 10 finalizações por partida e 3,8 finalizações certas. Isso mostra que os times tiveram mais chances de marcar do que finalizações certas, e aponta para uma certa falta de qualidade técnica dos atletas na hora H. Claro, estamos aqui falando de médias, elas são generalistas.
Ousadia no campo adversário
Uma coisa que surpreende ao analisar os números da Copa do Brasil é a taxa de acerto de dribles no último terço: média de 49%. Ou seja, pouco menos da metade dos dribles tentados deu certo. Parece pouco, mas frente à média mundial, é um número interessante. Se associarmos isso à media de PPDA das equipes, que foi 5,5, mostra um cenário de pressão defensiva médio intensa e de atacantes tentando driblar perto do gol (o PPDA mede a intensidade da pressão defensiva, e quanto menor o valor, mais intenso)

Detalhe que o Remo, que jogou duas partidas, foi o time com melhor aproveitamento da pressão defensiva, com 80% na média. O segundo foi o Palmeiras, com 69%. O Internacional teve a melhor média de gols esperados, com 2,9xG por jogo. E o Fluminense, a melhor média de gols marcados, com 2,2 por partida. Infelizmente, bons números apenas não trazem título. E nenhum deles chegou à final. Nome do esporte? Futebol.
DADOS UTILIZADOS: SportsBase, maior fornecedor de dados esportivos
Pitaco do Guffo: leia mais colunas
Gustavo Fogaça escreve sua coluna no Lance! nas noites de segunda e quinta-feira. Leia outras publicações do colunista nos links abaixo:
➡️O que está acontecendo com o Real Madrid?
➡️Minha seleção do Brasileirão
➡️Grupo do Brasil na Copa é excelente

Futebol Nacional
CBF reúne federações para acalmar os ânimos e reforçar apoio a Xaud
Há 6 horas
Cruzeiro
Cássio exalta boa fase de Otávio no Cruzeiro: 'Tem colhido os frutos'
Há 8 horas
Futebol Nacional
CBF detalha planejamento para próximas Copas do Mundo em reunião com federações
Há 8 horas
Vasco
Técnico Matheus Curopos celebra campanha do Vasco no Brasileiro sub-20
Há 8 horas
Cruzeiro
Artur Jorge explica chances a jogadores no Cruzeiro após amistosos
Há 9 horas
Futebol Nacional
Conmebol adota novas regras da Copa do Mundo, mas descarta 'Lei Vini Jr'
Há 10 horasMais LANCE!

Com 195 votos, Conselho do São Paulo expulsa Dedé do quadro associativo

Sob os olhares de Pedro Emanuel, Vasco vence o Cruzeiro e avança no Brasileiro Sub-20

Novo técnico do Vasco, Pedro Emanuel acompanha jogo do sub-20 em São Januário

Cruzeiro encaminha empréstimo de Matheus Cunha para o Internacional

Cássia projeta retorno do Bahia após pausa da Data Fifa e mira sequência da temporada

Problema com faixa de capitão citado por Thiago Silva após Fluminense x Bahia aconteceu na Seleção em 2015; entenda

Vasco entrega Welcome Kit aos atletas do sub-20 antes de partida decisiva no Brasileiro

Palmeiras é derrotado pelo Flamengo na estreia do Nubank Parque pelo Brasileirão Sub-17

CBF se reunirá com clubes para adotar regras da Copa do Mundo

Em meio a sondagens, André Silva deve permanecer no São Paulo

Maycon avalia liderança no Atlético mas destaca 'divisão de responsabilidades'

Corinthians acerta saída de goleiro da base para clube da Itália

Matheus Henrique celebra marca pelo Cruzeiro: 'Privilégio'




