menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Pitaco do Guffo: o que está acontecendo com o Real Madrid?

Xabi Alonso parece que ganhou uma sobrevida no comando da equipe

Xabi Alonso no comando do Real Madrid contra o Liverpool, na Champions League
imagem cameraXabi Alonso no comando do Real Madrid na Champions League (Foto: Paul Ellis/AFP)
Autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, esse texto não reflete necessariamente a opinião do Lance!
Dia 12/12/2025
13:00

  • Matéria
  • Mais Notícias

Logo após a derrota na Champions League para o Manchester City em pleno Santiago Bernabéu, uma certeza pairava em todos os sites, jornais e blogs ao redor do planeta: Xabi Alonso iria cair. Mas parece que o técnico ganhou uma sobrevida. Mesmo assim, o mundo do futebol se pergunta: o que está acontecendo com o Real Madrid?

continua após a publicidade

Você que me segue e me acompanha há algum tempo, sabe que sou torcedor declarado do Barcelona. E não daqueles "simpatizantes", mas de quem torce mesmo desde criança, há mais de 40 anos. Morei anos em Barcelona, minha irmã mais nova nasceu lá, fui contagiado pelo vírus blaugrana e virou meu time do coração. Acho importante dizer isso para deixar claro que tentarei não ser clubista nesta coluna.

O dilema entre tática e gestão de grupo

Quando o Real Madrid contratou Xabi Alonso para ser seu treinador, eu pensei "putz, agora eles vão voltar a ganhar tudo de novo". Afinal, o trabalho dele no Leverkusen tinha sido espetacular, e ele é ex-atleta merengue. Jogou mais de 230 jogos com a camisa Blanca, vencendo tudo entre 2009 e 2014. Um ídolo do clube.

continua após a publicidade

➡️Pitaco do Guffo: leia todas as colunas

Afinal, o Madrid tinha um Bellingham indo para uma temporada já adaptado à Espanha, um Vini Junior querendo mostrar serviço para Copa, revelações de qualidade como Arda Guller e a joia argentina Mastantuono. Além de Mbappé, que é garantia de verticalidade e gols. Parecia que Xabi era o cara certo para orquestrar todos esses craques. Ledo engano.

Mbappé comemorando o gol marcado pelo Real Madrid (Foto: Ander Gillenea/AFP)
Mbappé comemora gol pelo Real Madrid (Foto: Ander Gillenea / AFP)

Quando se fala de Real Madrid, historicamente, há um consenso: o clube não gosta de treinadores. A cultura do clube é de individualizar o talento dos atletas, dar a eles a chave do vestiário e o técnico vira um intermediário entre direção e elenco. Treinadores com ideias táticas, ou que gostam de impor disciplina, ou que querem controlar os jogadores, sempre irão naufragar lá. É inevitável.

continua após a publicidade

Xabi está por um fio

Neste final de semana, o Madrid enfrenta o Alavés fora de casa. O editor-chefe do jornal "As", de Madri, disse em entrevista à rádio SER que mesmo que o Real vença o Alavés, "mais tarde ou mais cedo virá a decisão de demitir Xabi Alonso". Pois, para ele, o técnico perdeu o vestiário, e suas fontes afirmam que é um caminho sem volta.

Em um vestiário onde o ego dos atletas é incentivado constantemente, onde o coletivo não é mais importante que o individual, um técnico que queira trazer ideias táticas e estratégias não irá vingar. Ao contrário: estará fadado ao fracasso. Ou Xabi Alonso entrega a chave do time para os atletas e abre mão das suas ideias, ou logo logo será demitido.

O que está acontecendo com o Real Madrid? Simplesmente a natureza do clube se sobrepondo e transformando a realidade dos fatos.

  • Matéria
  • Mais Notícias