Ruy Scarpino

Ruy Scarpino começou a carreira de treinador no Moto Club, do Maranhão (Foto: Twitter/Rio Branco)

LANCE!
03/03/2021
16:13
Manaus (AM)

Por volta das 3h desta quarta-feira, morreu o técnico e ex-jogador Ruy Scarpino, de 59 anos, vítima de complicações da Covid-19. Scarpino esteve à frente do Amazonas FC durante o Campeonato Amazonense de 2020, quanfo foi desligado após contrair o vírus.

+ Flamengo vence pelo Carioca Feminino e mantém 100% de aproveitamento

O treinador estava entubado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do hospital Samel, em decorrência de complicações causadas pelo novo coronavírus. Na terça-feira passada (23), Scarpino sentiu-se mal antes da partida contra o Peñarol. Ele teve um mal súbito, desmaiou e não comandou a equipe nessa ocasião.

No dia seguinte (24), Scarpino precisou ser internado, uma vez que apresentava dificuldades para respirar. No domingo (28), foi transferido para a UTI, onde apresentava um quadro estável. 

Ruy Scarpino estava desligado do comando técnico da equipe aurinegra, mas ainda possuía um vínculo contratual com o Amazonas FC, que prestou toda assistência possível. 

O Amazonas FC destacou que seguiu todos os protocolos de saúde indicados pelas autoridades. O clube ainda revelou que, nas testagens realizadas internamente, foi detectado anticorpos no profissional, que negativou em todos os exames.

Não há registro e não houve contagio de contaminação em colaboradores ou atletas. Até a publicação desta matéria, ainda não havia informções sobre o velório. Como a morte foi em decorrência da Covid-19, o protocolo é para que não haja cerimônia.

Natural de Vitória, no Espírito Santo, Ruy Scarpino nasceu em 17 de fevereiro de  1962. Ele começou a carreira aos 17 anos e foi goleiro de várias equipes como, Vitória, Rio Branco, Grêmio Maringá, Mirassol, Ferroviária, Portuguesa, XV de Jaú e Moto Club. Foi neste último, que ele iniciou a carreira como técnico. 

CONFIRA AS DECLARAÇÕES DE ALGUNS TIMES QUE LAMENTARAM A MORTE

Moto Club, do Maranhão
I"nfelizmente perdemos Ruy Scarpino para COVID-19. Figura vitoriosa na história rescente do Moto Club, campeão tanto como jogador quanto como treinador além de conseguir um acesso pelo Moto Club à Série C.

O técnico Ruy estava internado há uma semana em um hospital particular de Manaus, e infelizmente faleceu na manhã desta quarta-feira (03), aos 59 anos.

O Moto Club lamenta profundamente e presta condolências à família e amigos de Ruy." 

Rio Branco
"LUTO - É com imensa tristeza que lamentamos a morte de Ruy Sacarpino, ex-treinador do Rio Branco. Ruy estava internado em Manaus por conta de complicações devido a Covid-19.

Ruy comandou o Rio Branco em 2020, sendo um dos grandes responsáveis pela campanha do time na temporada. Em sua passagem, sempre demonstrou grande profissionalismo, amor ao trabalho e ao clube e vontade de vencer, fatores marcantes em sua vitoriosa carreira como treinador.

A diretoria do Rio Branco se solidariza com familiares e amigos neste momento de dor."

Santa Cruz, do Recife
"O Santa Cruz Futebol Clube lamenta a morte do técnico Ruy Scarpino, vítima de complicações em decorrência da COVID-19. Atualmente, treinava o Amazonas FC de Manaus, e como jogador, foi goleiro e passou pelo Santa Cruz na década de 80."