Lenda! Formiga é a primeira mulher a ter os pés eternizados na calçada da fama do Mineirão

A craque, que se aposentou recentemente da Seleção Brasileira, foi homenageada pelo Gigante da Pampulha 


Escrito por

Uma lenda do futebol brasileiro e mundial. Essa é Formiga, que atravessou décadas no esporte e deixou seu nome no panteão dos grandes atletas. Aos 44 anos, a jogadora acrescentou mais um feito a sua carreira ao ser eternizada nesta terça-feira, 15 de março, na calçada da fama do Mineirão. A volante teve os pés registrados em uma placa no Museu do Futebol do Gigante da Pampulha. É a primeira mulher a ser homenageada pelo estádio em seus 56 anos.

Formiga é uma vencedora em todos os aspectos. A baiana Miraildes Maciel Mota é a atleta que mais vestiu a camisa da Seleção Brasileira, superando inclusive marcas do time masculino, jogando 234 vezes em diversas competições como Jogos Olímpicos, Copa do Mundo, Copa América e Pan-Americano.

- Feliz e ao mesmo tempo surpresa por essa homenagem. Todos sabem a minha luta no futebol feminino. Espero que essa realidade possa mudar. Que o Mineirão possa receber mais torcedores para ver o futebol feminino. Sei que isso (homenagem) vai servir para outros estádios apoiarem - disse a jogadora.

Além de deixar sua marca no Mineirão, Formiga foi convidada pela administração do estádio para um jogo de despedida, ainda sem data para acontecer.

- Estou emocionada, com a voz embargada. Mas gostaria de falar que você é gigante. Dizer também que o Mineirão está sempre à sua disposição, porque você é gigante - ressaltou Bruna Drumond, gerente de negócios do estádio.


Formiga se aposentou da Seleção em novembro do ano passado, após a  goleada de 6 a 1 contra a Índia. Em 26 anos de atuação com a camisa amarela, foram 152 vitórias, 35 empates, 47 derrotas e 37 gols pelo Brasil. Esteve nas  Copas do Mundo de 1995, 1999, 2003, 2007, 2011, 2015 e 2019. Em Olimpíadas, esteve em Atlanta-1996, Sydney-2000, Atenas-2004, Pequim-2008, Londres-2012, Rio-2016 e Tóquio-2020 (realizada em 2021).

- Sonhos eu tenho muitos, jamais vou deixar de sonhar. Gostaria de ter ganhado a medalha de ouro ou o título mundial. Jogando não alcancei, mas quem sabe de outra forma.

Atualmente, Formiga defende o São Paulo, onde participou da vitória por 3 a 1 sobre o Real Brasília, pela 2ª rodada do Brasileirão Feminino. O Tricolor está em terceiro na competição, com quatro pontos.

Formiga está eternizada com os seus pés  na calçada da fama do Mineirão
Formiga teve os pés eternizados na calçada da fama do Mineirão (Divulgação/Mineirão)

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter