Em nota, Botafogo, Coritiba, Cruzeiro e Vasco anunciam bloco para criação de nova liga
Clubes falam em criar regras próprias aproveitando benefícios econômicos da LFF e de governança da Libra

A arrastada novela da criação da liga brasileira ganhou oficialmente mais uma vertente. Na noite desta quinta-feira (6), Botafogo, Coritiba, Cruzeiro e Vasco sacramentaram acordo e formaram um bloco unificado que faça um contrato separado com as empresas Serenguetti e LCP.
O grupo atribuiu a criação do novo grupo a uma forma "na qual podemos escrever e discutir as regras da nossa nova liga e definir o produto que devemos apresentar ao mundo". Além disso, o objetivo é "combinar os benefícios econômicos oferecidos pelos financiadores da LFF com as iniciativas de governança que antes pareciam possíveis com a LIBRA". Entre as propostas, estão o rebaixamento e promoção de de três clubes por divisão, deixar a governança da liga nas mãos dos clubes, implementação de fair play financeiro "com modelos testados na Europa" e criação de propriedades comerciais controladas pelos clubes.
Os clubes disseram que acreditam "na unificação do futebol profissional brasileiro, reunindo todos os clubes da Série A e da Série B em uma parceria comum para impulsionar o Brasil como líder global no futebol mundial". Segundo ela, "um diálogo e entendimento aprimorados entre os clubes participantes podem abrir caminho para alcançar nossa visão de unificação e colaboração sustentável".
O bloco afirmou que houve uma "luta incansável para conciliar as divergências entre a Libra e a Liga Forte Futebol" e atribuíram a falta de acerto a "dois obstáculos fundamentais e difíceis de ultrapassar".
Os quatro clubes esclareceram que convidaram "todos os clubes a deixarem de lado as divergências históricas e trazerem suas melhores ideias para o centro conosco, em apoio aos princípios de evolução do futebol brasileiro".
VEJA A NOTA NA ÍNTEGRA
Acreditamos na unificação do futebol profissional brasileiro, reunindo todos os clubes da Série A e da Série B em uma parceria comum para impulsionar o Brasil como líder global no futebol mundial. Em nossa perspectiva, um diálogo e entendimento aprimorados entre os clubes participantes podem abrir caminho para alcançar nossa visão de unificação e colaboração sustentável.
Nos últimos meses, na luta incansável para conciliar as divergências entre a LIBRA e a Liga Forte Futebol, nos deparamos com dois obstáculos fundamentais e difíceis de ultrapassar. O primeiro foi o desejo de manter o status quo na indústria. A outra foi a disputa entre diferentes atores que estão mais preocupados com suas próprias agendas do que com o futuro do futebol no país.
Decidimos nos posicionar de forma independente e respeitosa no centro. É com muita alegria que anunciamos que Botafogo, Coritiba, Cruzeiro e Vasco da Gama formam agora um grupo unificado para firmar um contrato separado com Serenguetti e LCP.
Com a formação do nosso grupo, buscamos combinar os benefícios econômicos oferecidos pelos financiadores da LFF com as iniciativas de governança que antes pareciam possíveis com a LIBRA. No final, descobrimos que se tornou muito mais fácil para nós formar um novo grupo, com uma folha em branco na qual podemos escrever e discutir as regras da nossa nova liga e definir o produto que devemos apresentar ao mundo.
Convidamos todos os clubes a deixarem de lado as divergências históricas e trazerem suas melhores ideias para o centro conosco, em apoio aos princípios de evolução do futebol brasileiro.
Aqui estão nossos princípios para a formação da futura nova liga brasileira:
- A Governança da Liga será exclusivamente responsabilidade dos Clubes, com representação de cada Clube no Conselho de Administração.
- A liderança da Media Co será uma colaboração separada entre a Liga e o Parceiro Financeiro Estratégico.
- Implementação do Fair Play Financeiro, com ajustes para suprir deficiências dos mecanismos amplamente testados na Europa.
- Estabelecimento de padrões mínimos para instalações e superfícies de jogo, visando atingir a paridade com os mais altos padrões do futebol mundial
- Gestão direta de oficiais de jogo e árbitros, em colaboração com a CBF, incluindo padrões de educação e responsabilidade.
- Rebaixamento e promoção de apenas 3 clubes por divisão, seguindo o padrão mundial e proporcionando maior estabilidade ao produto brasileiro no mercado.
- Busca e desenvolvimento de tecnologias avançadas para posicionar o Brasil como líder mundial em qualidade da experiência televisiva e eficiência na distribuição global de conteúdo.
- Criação de propriedades comerciais controladas pelos Clubes, a serem exploradas individualmente por cada clube, seguindo o padrão europeu.
- Venda de direitos comerciais e de mídia com valuation apropriado.
Por fim, valorizando nossas conversas com bons amigos de ambos os lados, continuaremos trabalhando incansavelmente para criar uma liga unificada por meio de um diálogo aberto com todos os clubes.

Odds
Cuiabá x Náutico: odds, palpites e onde assistir à Série B
Há 6 minutos
Vasco
Vasco engrena com reforços e vive virada de chave no ano
Há 51 minutos
Futebol Nacional
Brasileirão tem recorde histórico dos pontos corridos na 28ª rodada; veja
Há 53 minutos
Cruzeiro
Zagueiro do Cruzeiro lamenta lesão e exalta convocados
Há 54 minutos
Santos
Santos dá folga ao elenco na Data Fifa e define dia de reapresentação
Há 54 minutos
Futebol Nacional
Clubes aprovam redução de estrangeiros no Brasileirão
Há 56 minutosMais LANCE!

Copa do Brasil terá aumento de premiação, mas parte do valor terá destino obrigatório

Vasco tem maratona decisiva no Brasileirão, Sul-Americana e Copa do Brasil pós-Data Fifa

Corinthians perde força em Itaquera e alcança marca negativa atuando como mandante; veja

Guilherme comenta movimentações de Santos e Grêmio: 'Interessantíssima'

Análise Tática do Guffo: o Botafogo de Tite começa agora

Criciúma x Operário-PR: odds, palpites e onde assistir

Marcelo Teixeira admite que pode haver atraso no pagamento a jogadores do Santos

No Santos, Gabigol chega à 20ª vítima na Série A e provoca: 'Procure seu time'

Três competições, calendário apertado: o desafio do Atlético após a Data Fifa

São Paulo entra com ação na CBF para jogo contra o Santos

Segundo revista, mensagens obtidas pela PF citam Neymar Pai e Flávio Bolsonaro em cobranças a Vorcaro

Bobadilla pede dispensa da seleção para recuperar lesão no São Paulo

Diniz segue no comando do Corinthians e desabafa sobre má fase: 'Tristeza profunda'
