menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Assista análise do VAR em expulsão de Jean Lucas no Ba-Vi: ‘Punho cerrado’

Veja também o que diz a súmula a respeito da expulsão de Pepê, do Vitória

Ramon Abatti Abel expulsa Jean Lucas Foto: Reprodução / CBF
imagem cameraRamon Abatti Abel expulsa Jean Lucas (Foto: Reprodução / CBF)
Dia 19/05/2025
17:48
Atualizado há 2 minutos

  • Matéria
  • Mais Notícias

Um dos lance que marcaram o Ba-Vi do último domingo e mudaram a história do jogo foi a expulsão de Jean Lucas, volante do Bahia. Ele agrediu o jogador Baralhas, do Vitória, com um soco nas costas logo no primeiro minuto de jogo, atitude considerada violenta pelo o árbitro Ramon Abatti Abel, que aplicou cartão vermelho após revisão no VAR.

continua após a publicidade

Clique aqui para seguir o canal do Esquadrão no WhatsApp e ficar por dentro de tudo!

Em áudio divulgado pela CBF, é possível perceber que o árbitro assistente Bruno Boschilia (PR) sinaliza justamente no momento da falta e diz que considerou mais um contato do que uma agressão. No segundo momento, todos os observadores na cabine do VAR entendem que foi uma atitude agressiva desvinculada da jogada e sugerem revisão.

Em campo, o árbitro Ramon Abatti Abel estava longe do lance e admitiu que não viu os detalhes, ao contrário do assistente Bruno Boschilia, que imediatamente interviu após a falta.

continua após a publicidade

A cabine do VAR era comandada por Wagner Reway (SC), com auxílio de Cleriston Clay Barreto (SE), Antônio Magno Lima (CE) e Ednilson Corona (SP). Confira abaixo parte do diálogo na análise da VAR antes da primeira expulsão do Ba-Vi:

Momento da agressão de Jean Lucas a Baralhas  Foto: Reprodução / CBF
Momento da agressão de Jean Lucas a Baralhas (Foto: Reprodução / CBF)

Bruno Boschilia (assistente 1): - Para, para, para, para... Ele tem o contato, mas para mim foi mais para soltar do que uma agressão. Mas dá uma olhada, para mim foi para tirar ele. Mas foi falta, foi falta.

continua após a publicidade

Árbitros na cabine do VAR: - Eu entendo como uma conduta violenta... É desvinculado, "tá"...

Árbitro na cabine do VAR: - Você viu o lance, Ramon?

Ramon Abatti Abel: - Não. Cara, o Bruninho (Bruno Boschilia) viu um braço, mas um braço que não tem um movimento adicional.

Árbitro na cabine do VAR: - Tem um movimento adicional sim, Wagner [Reway].

Wagner Reway (VAR): - Vou te recomendar uma revisão para você avaliar, porque, apesar de ser nas costas, o jogador [Jean Lucas] está com o punho cerrado.

Ramon Abatti Abel (já na revisão): - Ele dá um soco nas costas. É um movimento desassociado da jogada, a bola está fora da disputa. A bola não entra em jogo, isso é importante. Claramente ele fecha o punho esquerdo e dá um soco nas costas do adversário fora da disputa. Para mim é uma conduta violenta, ok, Reway?

Wagner Reway (VAR): - Ok.

+ Bahia resiste contra um Vitória desatento e tem individual como trunfo; análise

A outra expulsão do Ba-Vi com ajuda do VAR

Pepê antes da bola rolar para o Ba-Vi  Foto: Victor Ferreira / EC Vitória
Pepê antes da bola rolar para o Ba-Vi (Foto: Victor Ferreira / EC Vitória)

Em lance similar, já aos 22 minutos do segundo tempo, Pepê perde a cabeça em disputa de bola com Acevedo no meio-campo e acaba expulso após dar soco na perna do uruguaio. O árbitro Ramon Abatti Abel contou com a análise do VAR nesse lance do Ba-Vi, mas nem precisou ir ao monitor.

Àquela altura o Bahia ainda resistia com um a menos e ganhava o jogo por 2 a 1. Com igualdade númerica na reta final do jogo, o Tricolor administrou o resultado para sair com os três pontos. Veja o que diz a súmula da partida sobre o lance.

- Golpear ou tentar golpear um adversário com uso de força excessiva fora da disputa da bola - Expulsei de forma direta o Sr. Jõao Pedro Vilardi Pinto, da equipe do E.C Vitória, por desferir um soco no joelho esquerdo de seu adversário com o jogo paralisado. O atleta expulso saiu de campo normalmente.

Pepê desfalca o Vitória às 18h30 do próximo domingo (horário de Brasília) na partida contra o Santos, válida pela 10ª rodada, no Barradão. Já Jean Lucas cumpre suspensão às 11h do domingo, quando o Tricolor visita o Grêmio em Porto Alegre.

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias