Logo do Lance! branca com exclamação amarela

Endrick tem mais minutos em dois jogos pelo Lyon do que teve com Xabi Alonso no Real Madrid

Atacante brasileiro foi novamente titular e deu a assistência da vitória

PorLance!Rio de Janeiro (RJ)
19/01/2026 08:25
Atualizado em 19/01/2026 10:48
Endrick em ação pelo Lyon (Foto: Divulgação/OL)
Endrick em ação pelo Lyon (Foto: Divulgação/OL)

Endrick já soma mais minutos em campo pelo Lyon em duas partidas do que havia atuado nos três meses finais de sua passagem pelo Real Madrid sob o comando de Xabi Alonso. Neste domingo (18), no Groupama Stadium, o atacante brasileiro foi novamente titular e deu a assistência para Abner Vinícius marcar o gol da vitória por 2 a 1 sobre o Brest, pela 18ª rodada do Campeonato Francês.

➡️ Tudo sobre os maiores times e as grandes estrelas do futebol no mundo afora agora no WhatsApp. Siga o nosso canal Lance! Futebol Internacional

continua após a publicidade

Na semana anterior, Endrick havia marcado o gol da classificação sobre o Lille, fora de casa, em sua estreia pelo Lyon, pela Copa da França. Com dois jogos como titular, o brasileiro já acumula 161 minutos em campo, com um gol e uma assistência. Os números superam o tempo e as participações diretas em gols registrados nos últimos três meses de 2025 pelo Real Madrid.

O período de poucas oportunidades no clube espanhol começou após uma lesão muscular que tirou Endrick da disputa do Mundial de Clubes, no meio do ano, que marcou o início do trabalho de Xabi Alonso na equipe merengue. Recuperado no meio de setembro, o atacante figurou no banco de reservas em oito partidas consecutivas.

continua após a publicidade

Com Xabi Alonso, Endrick entrou em campo apenas três vezes, somando 101 minutos, sem gols ou assistências. Atuou por 12 minutos na goleada por 4 a 0 sobre o Valencia, em 1º de novembro, pelo Campeonato Espanhol, e voltou a jogar o mesmo tempo na derrota por 2 a 1 para o Manchester City, pela Champions.

Endrick - Lyon x Lille - Copa da França
Endrick anotou seu primeiro gol pelo Lyon, em jogo contra o Lille, pela Copa da França (Foto: Francois Lo Presti/AFP)

A única vez em que Endrick foi titular sob o comando do treinador foi na vitória por 3 a 2 sobre o Talavera, pela Copa do Rei, quando foi substituído aos 32 minutos do segundo tempo.

continua após a publicidade

Falta de minutos influenciou ida de Endrick ao Lyon

Antes disso, o brasileiro havia tido mais espaço no Real Madrid com Carlo Ancelotti na temporada 2024/25. Mesmo sem ser titular, participou de 37 partidas e marcou sete gols. A escassez de oportunidades com Xabi Alonso levou o atacante de 19 anos a buscar um empréstimo na virada do ano.

Vale destacar que o empréstimo de Endrick ao Lyon não prevê opção de compra nem possibilidade de extensão do vínculo, mas pode acabar sem custos para o clube francês. Pelo acordo, o Lyon pagará 1 milhão de euros ao clube espanhol, além de dividir o salário do atacante, embora exista uma cláusula que reduz progressivamente esse valor de acordo com a utilização do jogador como titular.

continua após a publicidade

O contrato estabelece que, a cada cinco partidas em que Endrick iniciar jogando, o valor do empréstimo é reduzido em 200 mil euros, o que zeraria o custo caso o brasileiro alcance 25 jogos como titular. A meta, no entanto, é considerada difícil de ser cumprida em razão do calendário, já que até o fim da atual temporada estão previstas apenas 20 partidas para o Lyon, apesar de o técnico contar com o camisa 9 a partir desta semana.

📲 De olho no Lance! e no Futebol Internacional. Todas as notícias, informações e acontecimentos em um só lugar.

➡️Siga o Lance! no Google para saber tudo sobre o melhor do esporte brasileiro e mundial

Sugerida para você!

Mais LANCE!