Demissão de Filipe Luís pelo Flamengo repercute na Europa: 'Abatido'
Treinador foi demitido após goleada do Rubro-Negro por 8 a 0 sobre o Madureira

A demissão de Filipe Luís do comando técnico do Flamengo gerou repercussão imediata na imprensa esportiva europeia nesta terça-feira (3). Veículos como o jornal espanhol "As" e a emissora britânica "BBC Sport", relataram a saída do treinador de 40 anos, destacando o fato de a decisão ter ocorrido horas após o time aplicar uma goleada de 8 a 0 sobre o Madureira. A vitória garantiu a classificação do rubro-negro para a final do Campeonato Carioca deste fim de semana, com um placar agregado de 11 a 0.
O jornal As descreveu Filipe Luís como "abatido" e apontou que a saída decorre de resultados ruins recentes, com destaque para a derrota na final da Recopa Sul-Americana diante do Lanús. A BBC complementou o cenário lembrando que o Flamengo acumulou dois vice-campeonatos consecutivos no último mês, perdendo também a decisão da Supercopa do Brasil.
O jornal espanhol relembrou ainda que o treinador esteve perto de faturar a Copa Intercontinental há três meses, no Catar, quando o time foi superado pelo PSG apenas nas cobranças de pênaltis. De acordo com o diário, Filipe Luís segue sendo um técnico muito requisitado pela elite europeia, apesar da saída decepcionante do clube brasileiro.
Já a inglesa BBC Sports ressaltou que Filipe Luís obteve uma média impressionante de um troféu a cada 14 jogos, totalizando sete títulos em 100 partidas no comando da equipe desde que substituiu Tite, em setembro de 2024.
Entre as principais conquistas listadas pelos veículos estão o Campeonato Brasileiro, a Copa do Brasil, a Supercopa do Brasil, o Campeonato Carioca e a Copa Libertadores de 2025. O título continental o transformou em vencedor da competição tanto como jogador quanto como treinador.

Demissão de Filipe Luís
O Flamengo anunciou, horas depois da vitória por 8 a 0 diante do Madureira, que o técnico Filipe Luís não faz mais parte do quadro de funcionários do clube. O treinador deixa o Rubro-Negro ao lado de Ivan Palanco (auxiliar técnico) e Diogo Linhares (preparador físico).
- O Clube de Regatas do Flamengo informa que, a partir desta terça-feira (3), Filipe Luís não seguirá no comando técnico da equipe profissional. Com ele, deixam o clube também Ivan Palanco (auxiliar técnico) e Diogo Linhares (preparador físico). O Flamengo agradece ao ex-atleta e técnico Filipe Luís por tudo o que foi conquistado e compartilhado nesta jornada. O clube deseja sucesso e muita sorte na continuidade de sua trajetória profissional. Clube de Regatas do Flamengo - publicou o Flamengo.
Flamengo anuncia demissão de Filipe Luís logo após coletiva de imprensa
Logo após o término da vitória por 8 a 0, em que o treinador foi extremamente criticado pelos torcedores, Filipe Luís participou da coletiva de imprensa no Maracanã. Em uma de suas respostas, ele abordou a cobrança dos torcedores e disse que, de certa forma, entende a dor dos torcedores.
- Entendo perfeitamente. Gosto de lembrar sempre que eu usava a camisa do Flamengo quando era pequeno, sou torcedor do Flamengo igual a eles. Quando me coloco no cargo de jogador primeiro, é uma escolha de vida, sabia da pressão que era. Um dos meus melhores amigos no futebol, o Diego Ribas, vivia essa cobrança. Eu via de longe e quis viver essa torcida, no bom e no ruim. Como treinador, a partir do momento em que quis começar aqui e o clube me abriu as portas, eu sabia de tudo. Sei que o torcedor acreditou em mim, me deu muita confiança, convenceu a diretoria a me deixar no cargo. Eu não tenho esse perfil de dar carrinho, gritar, mas tenho o perfil de respeito pelo escudo - disse o treinador.

Filipe Luís recebeu a notícia após a coletiva de imprensa
O técnico Filipe Luís recebeu a notícia da sua demissão ao término da coletiva de imprensa. Ele foi comunicado pela diretoria por meio de José Boto, diretor de futebol do clube carioca. A reportagem do Lance! apurou que, anteriormente, não existia qualquer comunicado ou possibilidade prévia do desligamento.
Números de Filipe Luís como técnico do Flamengo
Supercampeão como jogador, Filipe Luís também cravou o seu nome na história do clube como treinador. No total, são 63 vitórias, 23 empates e 15 derrotas em 101 jogos.
➡️ Tudo sobre o Mengão agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Flamengo
➡️ Aposte nos próximos jogos do Flamengo!
*É preciso ter mais de 18 anos para participar de qualquer atividade de jogo de apostas. Jogue de forma responsável.
Tudo sobre

Futebol Internacional
Presidente da Federação Italiana admite 'exceções' por contratação de Guardiola
Há 5 minutos
Futebol Internacional
Chelsea anuncia contratação mais cara de jogador inglês na história
Há 6 minutos
Seleção Brasileira
Pesquisa mostra que torcida é contra a permanência de Neymar na Seleção em 2030
Há 10 minutos
Copa do Mundo 2026
Jornal repercute de atitude Vini Jr com Cucurella após final da Copa: 'Destinados'
Há 20 minutos
Copa do Mundo 2026
Jornal inglês detona Messi por atitude na final da Copa: 'Ridículo e vergonhoso'
Há 51 minutos
Fluminense
Chelsea parabeniza Fluminense pelos 124 anos: 'Grande ideia'
Há 1 horaMais LANCE!

Tottenham anuncia chegada de Robertson, lateral ex-Liverpool

Messi é favorito para ganhar a Bola de Ouro; veja ranking

Fifa abre investigação depois de confusão na final da Copa do Mundo

Chelsea entra na briga com rival por zagueiro inglês da Copa do Mundo

Shakhtar Donetsk avança para contratar promessa do Grêmio, diz jornalista

Kylian Mbappé é anunciado como capa do novo jogo de videogame

Convocado por Ancelotti, Bremer entra na mira de clube turco

Florentino Pérez veta contratação de Rodri no Real Madrid, diz jornalista

Javier Tebas sobe o tom, pede saída de Infantino e acusa Fifa de prejudicar o futebol

Do Real Madrid ao Brasil: os motivos que explicam a queda de Ancelotti na Copa

Aston Villa negocia contratação de dois atacantes do Chelsea

Al-Hilal acerta contratação de destaque da Holanda na Copa do Mundo

Liverpool anuncia renovação de destaque da última temporada



