Conheça a história do clássico Partizan x Estrela Vermelha, uma das maiores rivalidades do mundo
Conhecido como 'Dérbi Eterno', confronto de gigantes da Sérvia tem cenas marcantes e capítulos decididos por brasileiros

O Partizan estará nos canais do Lance! nesta quarta-feira (28). Disputando os playoffs da Conference League, o time da Sérvia duela com o Gent às 13h (de Brasília), precisando reverter fora de casa uma desvantagem de um gol.
➡️ Assista a Gent x Partizan pela Conference League ao vivo aqui no Lance!
A equipe europeia, porém, é conhecida ao redor do mundo por uma rivalidade que define a palavra "carnificina". Episódios de sangue, violência, brigas e duelos pela bola e pela vida em Belgrado. Assim se pode explicar o confronto entre Partizan e Estrela Vermelha, mais conhecido como Dérbi Eterno.
O enfrentamento entre os dois times tem razões e origens políticas. O Estrela Vermelha foi fundado em 4 de março de 1945, através da Aliança Jovem Antifascista; sete meses depois, surgiria o Partizan como um time do Exército Popular da Iugoslávia, ficando vinculado ao ultranacionalismo do país. Escolher torcer para um destes times, portanto, era praticamente definir um lado na história do país.
➡️ Conference League 2024/25: tudo o que você precisa saber sobre a competição
Entretanto, como o país tinha outros times de relevância, a rivalidade demoraria para explodir. Com a queda da União Soviética, a Iugoslávia se enfraqueceu. As torcidas formaram grupos extremistas para lutar por seus ideais além do futebol, e protagonizaram conflitos militares que fizeram vítimas nas regiões de Bósnia, Kosovo, Macedônia e Croácia.
O resultado das guerras e da queda do poder local foi a dissolução da Iugoslávia em vários países. Partizan e Estrela Vermelha, portanto, viraram as principais forças dentro de seu território com a vitória do movimento separatista, apoiado pelo clube mais velho. Mas as divergências não pararam por ali.
Desde a independência da Sérvia, os jogos entre os dois times se tornaram um campo de batalha. São cenas comuns ver brigas generalizadas entre torcidas e até jogadores, envolvimento da polícia local, bombas, sinalizadores, sangue e tudo que se pode imaginar em uma guerra.

Brasileiros que optam por jogar na Sérvia vivem e respiram o Dérbi Eterno. O atacante Cléo, por exemplo, foi o primeiro estrangeiro a vestir as duas camisas. Em 2008, foi emprestado pelo Olivas, de Portugal, ao Estrela Vermelha; na temporada seguinte, acertou com o Partizan, o que levou a ameaças de agressão e morte por torcedores rivais.
Apesar de também não ter a confiança total dos torcedores, Cléo disputou seu primeiro clássico pelo Partizan no estádio rival e marcou o gol da vitória. Ao balançar as redes, viu cadeiras, rojões e outros objetos serem atirados em sua direção.
Mais recentemente, Matheus Saldanha, ex-Bahia, foi um dos protagonistas do confronto. Em entrevista ao Lance!, o atacante revelou como é estar dentro do duelo.
- Foi uma experiência única para mim. Só tinha visto (coisas sobre o clássico) pelo YouTube, e é uma tradição que para o país. Consegui fazer gol em dois clássicos: em um, ganhamos aqui em casa, e no outro, no estádio deles. Lá estava muito cheio e dava pra ver toda a fumaça e toda briga, mas a briga é uma coisa que fica do lado de fora. Aqui, a preocupação não é nem o campeonato. Ganhando o dérbi, está tudo bem - revelou Matheus.
A fama de artilheiro do confronto deu ao mineiro certa fama na cidade, e Saldanha disse ter recebido uma proposta curiosa.
- Depois que eu fiz o gol e ganhei o dérbi, no outro dia estava até fazendo comercial em sérvio, tinha foto minha em prédio depois desse jogo. Tudo já muda depois que você ganha um dérbi, e quando você é decisivo, então... - completou o atacante.

➡️ Arábia Saudita prepara oferta de R$3 bilhões, e Vini Jr define futuro no Real Madrid
Na última temporada, o campeão nacional, porém, foi o Estrela Vermelha, com 96 pontos em 37 jogos. O desempenho positivo deu à equipe uma vaga nos playoffs da Champions.
O Partizan, por sua vez, ficou em segundo, com 78 pontos, e está na Conference League após ser eliminado das qualificatórias da Champions pelo Dinamo Kiev (2 x 9 no agregado) e da Europa League pelo Lugano-SUI (2 x 3).
Na Conference, o time foi derrotado na ida da fase eliminatória pelo Gent por 1 a 0 e vai até a Bélgica buscar a remontada. O confronto acontecerá nesta quarta-feira (28), e você acompanha a transmissão por meio das redes sociais e do site do Lance! a partir de 12h45 (de Brasília).
Tudo sobre

Futebol Internacional
Ex-Sport, goleiro Mailson se destaca no Campeonato Saudita
Há 53 minutos
Futebol Internacional
João Gomes estreia com vitória e assistência na Champions League
Há 1 hora
Futebol Internacional
IA aponta favorito ao título da Champions League; veja ranking
Há 2 horas
Fora de Campo
Savinho tenta convencer Richarlison a jogar no Atlético, mas atacante deseja o Vasco
Há 3 horas
Vasco
Vasco aproveita cenário no Tottenham e volta a tentar Richarlison
Há 3 horas
Futebol Internacional
Jornal espanhol pede ex-Flamengo no Barcelona: 'Provou ser'
Há 3 horasMais LANCE!

Lesões explicam ausência de Raphinha na lista da Bola de Ouro

Raphinha vira assunto após divulgação dos indicados à Bola de Ouro: 'Bizarro'

Flamengo vs concorrentes: compare o desempenho dos 'melhores clubes do mundo'

Mbappé, Yamal e três brasileiros: veja os indicados à Bola de Ouro

Bola de Ouro 2026: Lorena concorre a melhor jogadora

Raphinha fica fora da Bola de Ouro 2026, diz jornal europeu

Yamal fala sobre Bola de Ouro e avisa: 'Não vou implorar por nada'

Bola de Ouro: veja os indicados ao Troféu Kopa 2026

Após lesão, Endrick volta a ser relacionado pelo Real Madrid na Champions

Técnico da Champions chama Ancelotti de 'melhor da história'

Lorena concorre à Bola de Ouro como melhor goleira do mundo

Bola de Ouro divulga indicados a Melhor Técnico do ano; espanhóis dominam lista

Vozinha é indicado ao prêmio de melhor goleiro do mundo



