Atitude de Trump faz Uefa tomar decisão sobre banimento de Israel
Federação europeia suspende votação após proposta de presidente estadunidense

A Uefa decidiu adiar a votação sobre a possível suspensão de Israel de suas competições, informou nesta quarta-feira (1) o vice-presidente da Fifa, Victor Montagliani. Segundo o dirigente, a medida foi tomada para aguardar o resultado da mais recente tentativa do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de propor um acordo de paz para encerrar o conflito em Gaza.
A pressão sobre a entidade europeia vinha crescendo após um grupo de especialistas independentes da Organização das Nações Unidas (ONU) recomendar que tanto a Fifa quanto a Uefa suspendessem a Associação Israelense de Futebol (IFA). Diversos veículos chegaram a noticiar que a Uefa convocaria uma reunião emergencial nesta semana para decidir o caso, mas Montagliani esclareceu que a decisão foi de aguardar os próximos desdobramentos.
— A Uefa disse que vai pausar a votação e esperar pelo plano de paz. Mas, antes de tudo, (a IFA) é membro da Uefa e cabe a eles lidar com isso. Eu respeito o processo e qualquer decisão que tomarem — afirmou o canadense de 60 anos, que também preside a Concacaf, durante conferência de negócios esportivos em Londres.
Federação Palestina faz pressão para suspensão
O pedido de suspensão feito pela Federação Palestina de Futebol (PFA) não é novo. Desde 2014, a entidade já apresentou várias solicitações semelhantes. A mais recente ocorreu no Congresso da Fifa em maio de 2024, em Bangcoc. Na ocasião, o presidente Gianni Infantino encomendou uma análise jurídica independente sobre a denúncia palestina, posteriormente encaminhada aos comitês disciplinares e de governança em outubro do mesmo ano — sem atualizações desde então.
Enquanto isso, a Uefa enfrenta maior pressão política e esportiva, já que clubes e seleções de Israel disputam torneios europeus. Esse cenário se intensificou após um relatório da ONU acusar Israel de cometer genocídio em Gaza, acusação negada por Tel Aviv. A repercussão levou países como França e Reino Unido a reconhecer oficialmente a Palestina como Estado independente.

Outras entidades internacionais pedem banimento de Israel
Organizações de direitos humanos também aumentaram o tom. A Amnesty International enviou uma carta a Fifa e Uefa pedindo o banimento imediato de clubes israelenses até que a IFA impeça equipes de assentamentos ilegais na Cisjordânia de disputar ligas nacionais.
Calendário da seleção israelense
Israel, que joga suas partidas em casa na Hungria, tem compromissos pelas Eliminatórias da Copa do Mundo contra a Noruega (11 de outubro, em Oslo) e a Itália (14 de outubro, em Údine). No momento, israelenses e italianos somam nove pontos cada no Grupo I, seis a menos que os noruegueses.
📲De olho no Lance! e no Futebol Internacional. Todas as notícias, informações e acontecimentos em um só lugar.

Lance! Negócios
CazéTV adquire os direitos de transmissão de todos os jogos da Eurocopa; veja detalhes
Há 15 minutos
Futebol Feminino
Amanda Gutierres acredita em evolução do Boston Legacy na NWSL
Há 1 hora
Copa do Mundo 2026
Canadá se torna o primeiro país-sede a ser eliminado nesta Copa do Mundo
Há 1 hora
Copa do Mundo 2026
Paraguai x França reúne líderes do power ranking da Fifa na Copa do Mundo
Há 2 horas
Copa do Mundo 2026
Dê suas notas: Marrocos despacha Canadá e avança para as quartas da Copa
Há 2 horas
Copa do Mundo 2026
Quem é Azzedine Ounahi, herói da classificação de Marrocos na Copa?
Há 3 horasMais LANCE!

Atlético de Madrid desiste de João Gomes após perder Bernardo Silva para o Real Madrid

Vini Jr e Haaland duelam em Brasil x Noruega de olho na Bola de Ouro

Campanhas históricas e dificuldades: Como foi a participação das seleções estreantes na Copa?

Inglaterra é hostilizada na chegada ao México para as oitavas da Copa

Espanha pode ter reforços para decisão contra Portugal na Copa do Mundo

Copa do Mundo de 2026 bate recorde histórico de gols contra

Ex-Palmeiras, Thiago Martins elogia Messi e vê MLS mais perto das grandes ligas

Astro da Copa do Mundo revela drama na infância: 'Não conseguia dormir'

Veja onde assistir aos jogos da Copa do Mundo neste sábado (04/07)

Lembra dele? Ex-Palmeiras, Thiago Martins mantém retorno ao Brasil em aberto

Colômbia mostra que pode competir com favoritas na Copa e chega fortalecida às oitavas

Diogo Costa cresce na Copa e se firma como um dos pilares de Portugal

Jogos de hoje: quem joga no futebol e onde assistir ao vivo – sábado (04/07/2026)






