Ronaldo Angelim confirma participação do Fortaleza na Série A1 em parceria com o R4
Articulação viabiliza continuidade das Leoas do Pici no cenário nacional

- Matéria
- Mais Notícias
Dias após anunciar o encerramento dos investimentos no futebol feminino, o Fortaleza reavaliou o cenário e confirmou que disputará a Série A1 do Brasileirão Feminino por meio de uma parceria com o R4. A informação foi confirmada ao Lance! por Ronaldo Angelim, investidor da modalidade no Ceará e responsável pelo projeto do R4.
Relacionadas
➡️ Tudo sobre Futebol Feminino agora no WhatsApp. Siga nosso novo canal Lance! Futebol Feminino
A decisão inicial de deixar a elite nacional provocou forte repercussão no futebol feminino, com manifestações de entidades e apreensão entre atletas, comissão técnica e profissionais envolvidos. Em contato com a reportagem, Angelim destacou o momento de diálogo e cautela, mas sinalizou sensibilidade ao impacto da saída do Fortaleza.
"A gente está vendo se dará certo, estou conversando com eles", afirmou no último domingo (4). "Não queremos ver o Fortaleza fora de uma Série A depois de tanto trabalho. É preciso dar apoio ao futebol feminino", completou.
A solução foi construída em curto prazo, especialmente pela proximidade do início da Série A1. Segundo Angelim, o desenho do projeto prevê a manutenção da base esportiva já existente. "Provavelmente deve permanecer tudo da comissão técnica. A principal mudança seria mesmo a sede, que passaria a ser em Juazeiro", explicou, ao L!. A informação sobre o fechamento da parceria também foi divulgada pela página 'Arquibancada Feminina Sports'.
Vale destacar que o R4 tem vaga na Série A3 deste ano. Desta forma, a equipe teria que montar um time para disputar a primeira (junto ao Fortaleza) e a terceira divisão. Ainda não há definição como isso se dará.
➡️ Gabigol cita Marta e Cristiane e se coloca à disposição do futebol feminino do Santos
O modelo definitivo da parceria ainda será detalhado, mas a confirmação garante a presença do Fortaleza na elite do Brasileirão Feminino em 2026. O anúncio oficial deve ser feito nos próximos dias.
Desta forma, a vaga não será ocupada pelo Mixo-MT que, por critério esportivo, disputaria a A1 em caso de desistência. Seguindo o mesmo critério, o Vitória ocupará a vaga do Real Brasília, que abriu mão da vaga por falta de patrocínio.
Conheça o R4
O R4 é um projeto de futebol feminino criado por Ronaldo Angelim em Juazeiro do Norte (CE), voltado ao desenvolvimento de atletas da região. Antes da negociação com o Fortaleza, o projeto já havia firmado parcerias para disputar competições nacionais.
Em 2022 e 2023, o R4 se associou ao Guarani de Juazeiro, parceria que garantiu ao clube vaga na Série A3 do Brasileirão Feminino. A equipe disputou o Campeonato Cearense, terminou em terceiro lugar e avançou ao cenário nacional com elenco majoritariamente formado por atletas do próprio projeto.

- Matéria
- Mais Notícias


















