menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Primeira CEO de um clube de futebol, diretora do Fluminense estrela documentário

Atualmente, Roberta Fernandes atua como diretora jurídica do clube de Laranjeiras

WhatsApp-Image-2025-03-27-at-16.45.12-aspect-ratio-1024-1024
Sharon Nigri Prais
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 07/10/2025
18:04
Roberta Fernandes é uma das personagens do documentário "De Virada" (Foto: Sharon Prais/Lance)
imagem cameraRoberta Fernandes é uma das personagens do documentário "De Virada" (Foto: Sharon Prais/Lance)

  • Matéria
  • Mais Notícias

O documentário "De Virada", que estreia nesta terça-feira (7) na HBO Max, retrata as adversidades e conquistas na trajetória de três mulheres marcantes do futebol. Uma delas é Roberta Fernandes, primeira mulher a ocupar o cargo de CEO em um clube do Brasil. Atualmente diretora jurídica do Fluminense, a advogada estrela o filme ao lado de Tamires, lateral do Corinthians e da Seleção, e a árbitra Edina Alves.

continua após a publicidade

O Lance! esteve presente na pré-estreia do documentário, no Rio de Janeiro, que aconteceu na última segunda-feira (06). O evento contou com a presença de Rui Reisinger, VP de Xerém, da equipe jurídica do clube e outros funcionários. Representando o futebol feminino, estavam a gerente Amanda Storck e o coordenador metodológico Marco Brito, além do treinador Saulo Silva, e as jogadoras Cacau, Gislaine e Cláudia.

➡️ Tamires, Edina e diretora do Fluminense estrelam novo documentário da HBO Max

Apesar de estrelar o produção, Roberta assistiu apenas a pequenos trechos antes da exibição, que só viu completa na noite de segunda-feira. Em um auditório cheio, familiares e colegas se emocionaram com as lembranças da carreira da advogada, que completa 20 anos no Fluminense. Ao Lance!, revelou que o filme superou suas expectativas.

continua após a publicidade

— É uma honra gigantesca, uma felicidade que não tem tamanho poder compartilhar a minha história, fazer com que outras meninas possam se inspirar no que eu vivi, para que elas possam buscar seus caminhos também, entender que tem espaço para todo mundo — disse a advogada.

Depois de reviver o passado, Roberta olhou com otimismo para o futuro das mulheres no futebol.

— Para mim é um caminho sem volta, esse é o momento da virada. Eu acho que a gente tem toda a oportunidade do mundo agora, a partir dessa pauta e desse documentário, dessas trajetórias de sucesso que a gente escutou, que a gente possa fazer disso um movimento muito maior de mudança, de transformação e inclusão. É uma agenda minha muito importante e também da instituição que eu represento. O Fluminense tem esse olhar, tem esse cuidado. Então, saber que eu contribuo nessa agenda, que eu posso inspirar outras gerações, que eu posso trazer mais gente junto comigo, é um propósito de vida. Não faz sentido eu chegar onde eu cheguei se eu não trouxer uma galera junto.

continua após a publicidade

➡️ Patrocinadora da Libertadores apoia documentário sobre liderança feminina no futebol

Roberta Fernandes e jogadoras do Fluminense na pré-estréia do documentário "De Virada" (Foto: Sharon Prais/Lance)
Roberta Fernandes e jogadoras do Fluminense na pré-estréia do documentário "De Virada" (Foto: Sharon Prais/Lance)

Uma personagem que não protagonizou o filme, mas esteve em diversos momentos, foi Cacau. A atacante jogou com Tamires por muito tempo e conviveu com ela os desafios da maternidade para uma jogadora. Durante o documentário, foi possível vê-la na comemoração dos títulos.

— Fiquei muito feliz pelo convite de estar aqui pelo Fluminense, através da Roberta. Não sabia o quão grande era a história dela, me emocionei bastante. A gente luta pelo futebol feminino, mas isso vai muito além das quatro linhas, então o que a gente quer é que a igualdade esteja dentro do futebol em todas as áreas. A história da Edina eu já conhecia e foi incrível acompanhar também o quanto ela cresceu. E Tamires nem preciso falar, vivi muito tempo com ela, conquistei muitos títulos e essa história dela ser mãe também me tocou bastante porque é uma luta que o futebol feminino vem traçando.

Quem também foi atravessada pelo documentário foi Carla Matera, que se sentiu representada na trajetória de Roberta, Tamires e Edina. A jornalista, que hoje é repórter da FluTV e voz do Maracanã nos jogos do Tricolor, foi uma das primeiras a ocupar esse espaço na imprensa, algumas vezes, inclusive, com seu filho por perto.

— É um marco na história da mulher no futebol, porque ele exalta e mostra a mulher num protagonismo que um tempo atrás era impossível, porque durante muito tempo a gente era intrusa, a gente estava tentando furar uma bolha, a gente estava "se apropriando" de um lugar que não era nosso. E aí quando você vê numa tela a mulher como protagonista, ocupando, se apropriando desse espaço, é bonito demais. Eu fico arrepiada e fiquei emocionada porque eu acho que vendo histórias de outras mulheres, mulheres se inspiram. E tomara que o próximo passo seja que isso inspire outros homens também a entender que a mulher não quer ocupar o lugar deles, mas quer ocupar o lugar delas. Não é uma exclusão, é uma inclusão.

➡️Tudo sobre Futebol Feminino agora no WhatsApp. Siga nosso novo canal Lance! Futebol Feminino

Documentário 'De Virada': onde assistir

  1. Documentário: De Virada – Bastidores e Desafios do Futebol
  2. Estreia: 7 de outubro de 2025
  3. Onde assistir: HBO Max (streaming)
  4. Personagens centrais: Tamires (Corinthians e Seleção Brasileira), Edina Alves (árbitra internacional) e Roberta Fernandes (ex-CEO do Fluminense)
  • Matéria
  • Mais Notícias